sexta-feira, 27 de novembro de 2009

NOTÍCIAS DA CRISE



Há más notícias para os optimistas da recuperação económica. Um novo abalo sísmico vai atingir a Banca e os mercados financeiros internacionais a curto prazo. O vento sopra agora do Dubai: a maior empresa imobiliária – uma empresa pública – não tem dinheiro para pagar os encargos financeiros imediatos (2,3 mil milhões de euros) e pediu uma moratória até Maio do próximo ano. Trata-se apenas de um compasso de espera (com capitalização de juros), já que o «conceito» imobiliário-turístico do Dubai foi chão que deu uvas, uma loucura desmedida para ser mais rigoroso. A divida total do Dubai está nos 53 mil milhões de euros e, mais cedo ou mais tarde, vai levar alguns Bancos à falência ou a pedirem «amparo de mãe» aos respectivos Estados. E lá se vai o controlo do deficit para o maneta outra vez ou o aumento de impostos sobre quem só conhece o Dubai através de fotografia . A crise vai ser longa e, como diz a sabedoria popular, no poupar é que está o ganho.


(Por Tomás Vasques in Hoje há Conquilhas - Imagem: Net )

5 comentários:

  1. Deve ter sido coisa do Sócrates ! Já o espiaram bem ? É preciso estar atento. Ele está em toda a parte. É como o Mc Gyvver. Afinal o Dubai também vai. Também vai ! Berto

    ResponderEliminar
  2. Afinal a crise alastrou-se aos homens do petróleo ? Então e quem só tem couves e marmelos? Estão bem tramados. Fred

    ResponderEliminar
  3. Boas!

    Daqui a pouco, também começo a 'falar' em "asfixia"! É que não nos 'deixam'
    respirar...!
    São só tragédias!

    Amigo Fred,
    Salvo melhor opinião, quem tiver 'couves' e 'marmelos' é que se safará! Tramados estão os que dependem só do petróleo!
    Mas, compreendo que isto
    seja subjectivo!

    Então o Dubai, acabou por ser mais uma montanha que pariu o rato!?
    E a 'estória' muçulmana de que se Maomé não vai à montanha, então ela virá a Maomé!? As mil e uma noites funcionam mal! É mais areia para as dunas dos n/s olhos, à pala dos que aprenderam a fabricar "crises"!
    Lá virão aumentos do crude! Temos de reduzir o consumo, para os conter!
    Chama-se a isto,economizar!

    Que mais irá acontecer?

    Prossigam as averiguações!
    A gente aguenta!

    César

    ResponderEliminar
  4. Felizmente que o Governo está a fazer todos os possíveis nas energias alternativas, para não ficar-mos tão dependentes do crude. Só à um senão: quanto mais independente estou, mais caro pago a energia. Esta sim, é que é uma história das arábias e não a crise do Dubai.

    ResponderEliminar
  5. Quando a crise do petróleo parecia andar lá longe, longe, parece que poderá estar de novo às nossas portas, qualquer dia. Os tempos não estão para brincadeiras embora muitos se entretenham a escutar muitos por que lhes dá um gozo do caraças. A factura final é que vai ser a doer. Não há telefone que escape nem pide que se salve. Que se salve o Dubai ! Gostei do comentário do César. Tino

    ResponderEliminar