domingo, 29 de novembro de 2009

E SE O CULPADO ESTIVER INOCENTE ?






A facilidade com que se diz que Armando Vara é corrupto, e que corrupto foi ao longo da sua carreira, fazia dele o comparsa ideal para apanhar Sócrates numa armadilha. Como qualquer um sabe por experiência própria, não somos imunes à difamação. Quando nos fazem uma denúncia, que X fez isto ou disse aquilo, que Y não presta, pelo menos a suspeita fica connosco, ou até a completa adesão ao relato se vier de fonte credível. Se o visado da difamação for um político, não tem qualquer forma de escapar ao dano. É geral a crença de que a classe política é composta maioritariamente por criminosos que dominam o sistema e que, por isso, nunca são apanhados. A história da produtividade da Justiça em Portugal consolida a paranóia e faz dela uma evidência à prova de contraditório. Assim, Vara é culpado, mesmo que nada nunca se prove contra ele.

Claro que Vara pode também estar inocente, ser apenas uma vítima das invejas, cinismos e oportunismos de terceiros. Se tal voltar a ocorrer neste processo Face Oculta, saindo impoluto, a Judiciária e o Procurador de Aveiro vão ter muito, mas mesmo muito, para explicar.

Joe Berardo disse bem de Vara, no aspecto profissional, quando esteve na porqueira do Crespo. João Soares, também lá, declarou ser seu amigo. E a atitude de peremptória declaração de inocência e convicção de esclarecimento da suspeita, seja agora ou em tribunal, deve estar a baralhar os pulhas que fizeram piadas com os 10.000 euros.

(In Blog Aspirina B - Foto: Judes by Jerrold Litwinenks)

2 comentários:

  1. Se o culpado estiver inocente é mais um para a fogueira do maravilhoso segredo de justiça. Ana

    ResponderEliminar
  2. Em Portugal passou-se a julgar as pessoas em praça pública como no tempo da Inquisição. Quem estará disposto a acabar com isto ? Albert

    ResponderEliminar