segunda-feira, 2 de novembro de 2009

BRUXARIA E CARNAVAL EM LOULÉ É A CONFUSÂO



Doutor Seruca Emídio está muito contentinho porque teve sete mil pessoas a verem as bruxas dele. Na verdade devem ter sido só 6.998 porque a minha Maria não quis ir; diz que está farta de macacadas e de zombies… e ficámos em casa a ler umas revistas. Mas pronto, ele lá sabe quantos foram à sua “tradicional” “Parada do Horror” que realizou no passado sábado.

Diz em nota de imprensa que “os louletanos e muitos visitantes - portugueses e, sobretudo, estrangeiros - saíram à rua para se juntar à festa da Noite das Bruxas”. Gostava de saber como é que o Doutor Seruca descobriu também que eram «sobretudo» estrangeiros. 3.501 estrangeiros é muito estrangeiro! Se calhar até eram mais.

Além disso, quem não sabia, ficou a saber que “os saborosos doces fazem parte da tradição do «trick or treat» dos países anglo-saxónicos” e, pelos vistos, agora também dos países do Loulé Concelho. Quem lá esteve, deve ter-se divertido muito com “um grupo de animadores vestidos de mortos-vivos”, enquanto “entre os seguidores do esoterismo, houve mesmo quem fosse “à bruxa.

À bruxa, a gente é que precisava de ir para ver se percebíamos as motivações de umas certas personagens que consubstanciam uma denominada Associação CentroLoulé que se dedicam a “estimular os comerciantes”.

Ou será que não precisamos de ir? É que se está mesmo a ver que, como diz a tal nota, “o comércio ganha uma nova dinâmica”. Diríamos melhor: “algum comércio!... e outros”.

Fomos claros? Ah, não?... E precisava?

Tema: Notícias do Algarve

Lançado por: José Carlos in Calçadão de Quarteira - Imagem: Arquivo da CML com o Presidente e uma bruxa de ocasião )

5 comentários:

  1. É esta a tal festa que é de grande tradição em Loulé ? Haja decoro meus senhores. No meu tempo de miúda esta era a noite em que se guardava algum silêncio pela memória dos nossos ente queridos. Mily

    ResponderEliminar
  2. O que me admira é que o Snr. Presidente da Câmara diz-se católico convicto. Se esta coisa desta festa de horror fosse num mandato do Vairinhos ou do Aleixo o que não se diria por aí. Coisas à louletana . Crente

    ResponderEliminar
  3. Peço desculpa de imiscuir-me nos assuntos de Loulé, mas o Senhor Presidente da Câmara embora Católico, tem razão para acreditar em Bruxas...!

    A sua vitória eleitoral foi um autêntico prodígio de 'Magia Negra'!

    Li algures sobre o 'feitiço' dum mega-jantar e passe de 'magia' caciquista, no eleitorado feminino [maioria] com promessas de "novas receitas de culinária"!

    O sortilégio deu-lhe êxito!

    Espero que as senhoras não estranhem se o 'tacho' começar a cheirar a queimado!

    Mas (...)
    O Diabo não há-de estar sempre atrás da porta!

    Prá próxima, será melhor
    outra ementa!...

    [as vassouras não são só para 'voar'! também servem para varrer a casa]

    César

    ResponderEliminar
  4. Cesar Ramos sempre directo e embora não seja louletano já está a ficar por dentro do que se passa cá pelo burgo. As vozes dos.....

    ResponderEliminar
  5. Já não distingue o carnaval de outras festas que são cotinuação do carnaval. Qualquer dia o enjoo é tanto que nem o centenário carnaval de Loulé terá qualquer interesse. Juca

    ResponderEliminar