terça-feira, 8 de setembro de 2009

SÓCRATES DE NOVO VENCEDOR




Não sei se outro político em Portugal teria a capacidade hoje demonstrada por José Sócrates. Numa semana complexa, em que foi alvo das maiores calúnias por parte das oposições e de alguns comentadores, tendo o debate mais complicado da sua carreira a menos de 3 semanas das eleições, José Sócrates venceu por KO técnico. Um adversário que habitualmente ganha dessa forma os debates em que entra.

Como o fez? Com uma aposta na mesma estratégia que Louçã usou para derrotar claramente Manuela Ferreira Leite. Estudou o programa do seu adversário. E foi capaz de o colocar à defesa, tal a surpresa de Francisco Louçã. Ele não esperava que o programa do Bloco que tantas vezes escrutinamos neste blogue, fosse exposto daquela forma ao país.



Porque perdeu Louçã? Porque a sua demagogia populista assente no uso de frases feitas e lugares comuns, nomeando "José Eduardo dos Santos", "Américo Amorim" e mais uns quantos, esbarrou na férrea confrontação com um programa eleitoral, o seu, que contém medidas que nunca contou aos seus novos eleitores.

O núcleo de votantes do BE não se terá assustado porque subscrevem a ideologia revolucionária. Mas o voto do protesto que o tem feito crescer nas sondagens, e que não ia para o PCP pela conotação do totalitarismo económico soviético e do PREC, tem agora um problema: tem memória do que os governos PSD-CDS lhe fizeram. Sabe o que foi Manuela Ferreira Leite como Ministra da Educação e Ministra das Finanças. Mas sofre agora o choque de ver que o PCP não se distingue assim tanto do BE, o seu refúgio esperado. Mais, percebe que o voto de protesto tem um preço: 1000 milhões de euros em perdas de deduções e benefícios fiscais que atingem o coração da classe média. A ausência de uma política de promoção de emprego. Um programa de nacionalizações muito mais extenso do que Louçã queria admitir.

O programa do BE significa o atraso e a paragem da economia portuguesa. Não significa uma visão do mercado com uma forte óptica social como o do PS. Antes se traduz no fim do mercado, e do direito à livre iniciativa e propriedade privada dos meios de produção.

A minha pergunta é se o protesto vale o retrocesso em que deixaria Portugal?
Esta dúvida era tudo o que Louçã queria evitar. E por isso, ele perdeu claramente o debate. E José Sócrates mostrou o que é um líder político de esquerda, moderno, moderado, com uma visão social e vontade de modernizar o país.

KO? Sem dúvida. Não foi só vencer. Foi vencer o mais temível dos adversários. A demagogia é sempre difícil de derrotar. Mas quando é derrotada, é a democracia que ganha.

(Carlos Santos in Blog Câmara de Comuns - Imagem : Net)

8 comentários:

  1. Sócrates mesmo lutando contra o tudo o que há de pior em Portugal demonstra estar à altura do seu papel de 1º Ministro. Não havia neste momento ( e à vista) outro político com este nível. O resto são cançonetas. Serpa

    ResponderEliminar
  2. Bom comentário mais uma vez vindo da Câmara de Comuns. Uma visão do debate com os dois olhinhos da cara. Fernando

    ResponderEliminar
  3. Em contrapartida, Sócrates tratou o cão com o pêlo do próprio cão, se no debate com Manuela ferreira Leite ficámos com a impressão de que Louçã conhecia melhor o programa do PSD do que a sua líder, desta vez foi Sócrates que surpreendeu Louçã com o conhecimento das medidas que o programa do BE propõe em matéria fiscal. Louçã perdeu o sorriso, contorceu-se. esbugalhou os olhos, deu cambalhotas de retórica, mas não conseguiu contrariar Sócrates. Foi Judite de Sousa que, como já o tinha feito, veio em sua defesa forçando a mudança para o tema do desemprego, domínio em que julgou que Louçã estaria mais à vontade.

    Como síntese do debate fica uma frase repetida de forma patética por Louçã: "eu sei os números". Só não sabia os números dos benefícios fiscais na saúde e na educação apesar de o seu programa propor a sua eliminação. Aliás, a determinada altura, numa fase de desorientação total, Louçã deixou de dizer que sabia os números e acabou por dizer que sabia que Sócrates tinha os números na ponta da língua, em contrapartida ela conhecia a realidade social, foi tarde, já tinha perdido o debate de forma clamorosa.

    O resto foi o habitual de Louçã a repetir eu, eu e mais eu, afirmando-se como o dono da verdade, o detentor de todas as preocupações com os problemas dos portugueses. Mais uma vez Louçã imitou o bispo Edir Macedo. O Jumento

    ResponderEliminar
  4. Aqui a mesma estratégia. Só há diferença na imagem que está a condizer. "Ainda está pra nascer quem seja maior que eu". Leitor atento.

    ResponderEliminar
  5. Não há dúvida que Sócrates é um animal politico.
    Depois de lhe chegarem « ao pêlo de todas as maneiras possíveis e imaginárias» ele ali continua firmo e hirto como dizia o outro. Não são muitos os que se lhe poçam comparar neste momento. Doctor X

    ResponderEliminar
  6. A Família Moniz que tanto fez ao longo destes anos para destroçar o homem, será que o vai conseguir depois de tantas horas e tantas noites a bater sem piedade no seu Governo ? É que parece que nunca deram uma notícia positiva . Caso único no mundo. Vamos esperar pelo resultado final. Vilarinhos

    ResponderEliminar
  7. O Dr. Portas no seu ex jornal " Independente" arrasava todas as semanas Cavaco Silva. Desta vez eram os Monizes, contra o lº Ministro. Às vezes água mole em pedra dura tanto dá até que fura. E diz-se o Dr. Portas um católico ferveroso ? O Independente chegou a ir entrevistar os avós de Cavaco, pessoas do mais humilde e que nunca estariam de forma alguma preparadas para uma entrevista. A maldade ali era maior do que o nariz do próprio Portas. Enfim. Já caíu no esquecimento. Alda

    ResponderEliminar
  8. Um debate em que Louçã apesar da sua argumentação bem estudada caíu na passadeira. Sócrates demonstra, quer a gente goste dele ou não. que não é um politico de trazer por casa como a maioria. Eu se habitualmente votasse votaria nele. Tito

    ResponderEliminar