quarta-feira, 16 de setembro de 2009

PSD COMPRA VOTOS A 25 €uros



O voto num determinado candidato do PSD pode custar entre 25 a 30 euros, avança a edição online da revista Sábado.

A militante social democrata Irene Lopes, em declarações à revista Sábado, acusou dirigentes do PSD de comprarem votos a militantes em bairros sociais. O deputado António Preto é acusado de dar cobertura a estas práticas.

Irene Lopes – militante desde o início dos anos 80 na secção H em Benfica - garante que viu pagar 25 a 30 euros, em dia de eleições para a distrital e para presidente do partido, nas secções H e Oriental, presididas por Rui Marques e Ismael Ferreira.

A militante diz que António Preto tem nas diversas secções de voto “amigos ou pessoas em quem confia que lhe disponibilizam votos a nível distrital e até nacional”.

Segundo Irene Lopes militantes inscrevem pessoas que “não têm nada a ver com o partido nem desejam ser militantes” em troca de empregos nas juntas de freguesia controladas pelo PSD.

Ou seja, como diz a Sábado, a estratégia de angariação de inscritos no PSD passa pela contratação de avençados em juntas de freguesia que, para manterem os seus empregos, garantem a manutenção do poder ao presidente da sua secção conseguindo militantes que votam em quem lhe indicam.

Quem recebe o emprego tem de inscrever os seus familiares como militantes do partido. “As quotas são pagas e ainda pagam um abonozinho, uma despesa de deslocação para quando vão votar nas secções” pedidas pelo partido, referiu Irene Lopes.

“À porta da secção H e Oriental há umas caixinhas com dinheiro e pagam ali às pessoas. As pessoas acabavam de votar, diziam ‘já votei’ e davam-lhes umas notinhas” entre 25 e 30 euros, afirmou.

Aponta os ex-amigos António Preto e Sérgio Lipari, da secção A, de Benfica, de serem coniventes com estes processos ao longo dos anos. E garante que teve 14 militantes fictícios inscritos com a sua morada.

Várias fontes da Sábado que trabalharam de perto com António Preto confirmaram estes procedimentos.

A Sábado salienta ainda que em termos estatísticos as principais secções do PSD na distrital de Lisboa duplicaram de militantes com quotas pagas entre 2002 e 2008, sendo que a secção E sextuplicou os filiados.

( In Diário Notícias On Line - Imagem : Net)

5 comentários:

  1. A D. Manuela diz que desconhece como sempre. Ela só sabe é que o TGV é coisa armada pelos espanhóis e que o Sócrates já cá não etsá daqui a nove anos (salvo seja). Um desplante total esta miulher. Millord

    ResponderEliminar
  2. Cada dia que passa há sempre uma novidade vinda da líder do PSD/PPD/ML. Turco

    ResponderEliminar
  3. Já não há paciência para escutar tanta parolice e tanta falta de classe. Espero que o amigo Cavaco fique em silêncio até às eleições para não dar a tudo isto um ar de eleções terceiro mundistas. Batman

    ResponderEliminar
  4. Mesmo assim,... o PSD não dá valor ao dever cívico de votar! Só 25 €uritos,...por algo que não tem preço!... o direito ao Voto!

    Devem estar em Leilão e,... aquilo,... será,... talvez, a base de licitação!...

    Acho que a 'praça' deverá estar deserta(...)
    há poucos interessados em ferro velho!

    N.B.
    [que a gente honesta do PSD me perdoe!]

    ResponderEliminar
  5. como estou desempregado D.manuela por 5oo euros eu voto em si, com uma boa conversa até lhe arranjo mais uns quantos votos

    ResponderEliminar