quinta-feira, 3 de setembro de 2009

SARAMAGO DESPEDE-SE DO BLOG



José Saramago despediu-se dos leitores de seu "Caderno", o blog no qual o escritor português expressava quase que diariamente, desde o dia 15 de setembro de 2008, artigos com suas opiniões e reflexões pessoais.

Eis o seu texto final:

Diz o refrão que não há bem que sempre dure nem mal que ature, o que vem assentar como uma luva no trabalho de escrita que acaba aqui e em quem o fez. Algo de bom se encontrará neste textos, e por eles, sem vaidade, me felicito, algo de mal terei feito noutros e por esse defeito me desculpo, mas só por não tê-los feito melhor, que diferentes, com perdão, não poderiam eles ser. Às despedidas sempre conveio que fossem breves. Não é isto uma ária de ópera para lhe meter agora um interminável adio, adio. Adeus, portanto. Até outro dia? Sinceramente, não creio. Comecei outro livro e quero dedicar-lhe todo o meu tempo. Já se verá porquê, se tudo correr bem. Entretanto, terão aí o “Caim”.

P. S – Pensando melhor, não há que ser tão radical. Se alguma vez sentir necessidade de comentar ou opinar sobre algo, virei bater à porta do Caderno, que é o lugar onde mais a gosto poderei expressar-me.

( In Diário do Tempo - Sérgio Vilar - Imagem: C. Alvarez/ Getty images)

4 comentários:

  1. É pena que Saramago tenha deixado o seu blog. Dava gosto ler os seus textos mesmo que pequenos. - Quanto ao post anterior aquele Snr. da Fenprof ainda não reparou que o Staline já morreu há muito tempo. Uma boa noite. Dias

    ResponderEliminar
  2. Enquanto Saramago, um mágico das letras se despede do seu blog, o Mário Sindicalista não há maneira de se despedir dessa sua actividade tão maléfica para quase todos . E viva os Sindicatos. Mas não os Sindicalistas como o Snr. Mário. Sindicalista 25.

    ResponderEliminar
  3. Vocês não estarão equivocados ao elogiarem José Saramago? Ou é só por ser escritor e esrever bem?

    ResponderEliminar
  4. Sr. Anónimo das 22H46, não é só José Saramago que escreve bem em Portugal (apesar de haver quem não goste). Há uma imensa galeria de bons escritores nesta Nação que muitos quereriam ver por água abaixo. Mas há muitos Saramagos noutras artes e ofícios. Se você achava que por aqui não se gostar do Mário Nogueira teríamos que odiar o Saramago ? Triste conclusão amigo. As vozes....

    ResponderEliminar