terça-feira, 1 de setembro de 2009

OS SINAIS DA HISTÓRIA



Os polacos protestam contra a anunciada visita do primeiro-ministro russo, Vladimir Putin, a Gdansk, no Mar Báltico, para assinalar o aniversário do início da II Guerra Mundial nesta terça-feira. Húngaros e eslovacos esgrimem tensos argumentos dos dois lados da fronteira. A minoria húngara na Roménia reclama direitos que, segundo garante, não lhe são reconhecidos. O mesmo se passa com a minoria russa na Letónia. O exército turco desfila em parada para lembrar o dia em que esmagou os invasores gregos. Bascos continuam a lançar bombas para cortar os elos políticos com Madrid. Na Finlândia e na Lituânia, as recordações dos massacres soviéticos ainda ferem muitas sensibilidades. A Bélgica ameaça implodir a todo o momento, fragmentada por conflitos étnicos e linguísticos. Os Balcãs são um barril de pólvora temporariamente neutralizado. Na antiga Alemanha de Leste crescem os sentimentos xenófobos: os movimentos de extrema-direita atingem já mais de 20 por cento das simpatias dos eleitores jovens em certas cidades. Convém anotar, de passagem: Gdansk é o nome actual da velha Danzig, onde começou a II Guerra Mundial. Há precisamente 70 anos.

A Europa é uma construção política demasiado frágil para podermos adormecer confiados em sonhos de paz perpétua. Não nos iludamos: este continente em que vivemos mantém feridas mal cicatrizadas, fronteiras mal definidas, conflitos de toda a natureza que poderão reacender-se a qualquer pretexto. Quem se gaba de a Europa ser a parcela mais 'civilizada' do globo terrestre esquece que foi precisamente aqui que começaram as duas guerras mais sangrentas e devastadoras de todos os tempos. Saibamos interpretar os sinais da História.

(In Blog Delito de Opinião por Pedro Correia)

5 comentários:

  1. Belo e oportuno comentário este. Dá que pensar e repensar. Nada é definitivo. Silva

    ResponderEliminar
  2. É mais complicada do que à primeira vista parece, esta nossa Europa. Há ódios e injustiças por resolver há muitos e muitos anos.
    Oxalá que o bom censo entre os homens prevalecesse. Paul

    ResponderEliminar
  3. Avançamos tanto por vezes que com a maior das facilidades se pode voltar atrás. O Diabo seja surdo. Gi

    ResponderEliminar
  4. Apenas gostava de saber em que termos é que Putin pretende 'assinalar' o aniversário do início de tão grande desastre!
    Preferia assinalar o fim,... nunca o início!

    Li há dias que, aquilo começou porque era 'inevitável'!

    Estão a dar algum aviso à navegação? Estarão a 'preparar' as mentes como o fizeram para 'justificar' e 'desejar' o que fizeram ao Iraque?

    Há que não deixar ao acaso todo o texto do Blog de Pedro Correia:
    - é a síntese perfeita sobre o caldo de cultura que é esta Europa tão civilizada e tão culpada por dois grandes cataclismos bélicos e que, ainda e agora, de fato e gravata, não passa de um grande e ameaçador barril de pólvora!... estes negócios que nós temos em nome da NATO, podem ser uma guia de marcha latente que nos enviará inexoravelmente num volta-face súbito, para missões de guerra, já sem 'lata' de lhes chamar de Paz.

    ResponderEliminar
  5. Cesar Ramos Na verdade o texto do Pedro Correia
    deixa-nos tristemente acordados. Sobretudo pelos nossos filhos.... As vozes...

    ResponderEliminar