quinta-feira, 29 de abril de 2010

Número de doentes em lista de espera para cirurgia cai 81% em 4 anos



Segundo o Público (o relatório ainda não está online) "no ano passado, 17.082 doentes estavam em lista de espera há mais de doze meses, menos 16 por cento que em 2008 (20.400). Entre 2005 e 2009, este número reduziu 81 por cento".

A mediana do tempo de espera por uma cirurgia caiu 8,1% só de 2008 para 2009, de 3,7 para 2,4 meses.

Curioso ainda notar que os doentes do Alentejo esperam metade (em termos da mediana) que os doentes da região de Lisboa.

(In Blog " Fado Positivo" - Imagem : Hosp. Stª Maria )

4 comentários:

  1. É uma boa noticia sem dúvida, o que me preocupa são as contrapartidas, quanto nos custou esta redução das listas de espera?

    ResponderEliminar
  2. Um balurdio. Aliás no outro dia estive a ver os números astronómicos que são o pagamento do Estado aos medicamentos dos utentes. É uma soma astronómica. E se isto acaba ? Nem vale a pena pensar. Não há Minas de Alibaba em Portugal. Ufa.
    Amigo

    ResponderEliminar
  3. É uma boa notícia. Mas ninguém fala disso. As Comissões de Inquérito pidescas é que tomam o espaço das televisões. Um nojo.Mica

    ResponderEliminar
  4. E o que se pagou aos médicos que trabalharam fins de semana a fio, enfermeiras, anestesistas, etc etc... Muitos milhões, se calhar tinha de ser feito, o tempo o dirá. Espero que a partir daqui se possa começar do zero, controlando sem deixar engrossar de novo as listas de espera.

    ResponderEliminar