quarta-feira, 7 de abril de 2010
IGREJA AMERICANA GASTOU BILIÕES DE DÓLARES COM CRISE DA PEDOFILIA
A crise dos padres pedófilos custou três biliões de dólares à Igreja católica dos Estados Unidos mas apenas alguns culpados foram julgados e presos e pouco se fez contra aqueles que encobriram os abusos sexuais a menores cometidos por sacerdotes católicos.
Depois de anos de revelações escandalosas, os Estados Unidos estão a tomar medidas para combater esta crise sem precedentes que atinge a Igreja e que nas últimas semanas chegou ao Vaticano e ao Papa. Bento XVI é acusado de ter protegido padres pedófilos quando era arcebispo de Munique e quando estava à frente da Congregação da Doutrina da Fé (1981-2005).
O jornal norte-americano “National Catholic Reporter” aponta hoje no editorial a má gestão da crise por parte da Igreja, como também afirmou ao SAPO o Padre Mário de Oliveira. O silêncio por parte dos padres e seus cúmplices, bem como das vítimas, que foram alvo de intimidações ou indemnizações, parecem ser o principal problema desta crise.
Ainda nesta quarta-feira, a Igreja da Noruega divulgou um comunicado em que um antigo bispo confessava abusos sexuais cometidos há 20 anos atrás.
(In Notícias Sapo pt)
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
A investigação revelou que mais de 4.392 padres e diáconos católicos abusaram de pelo menos 10.677 crianças norte-americanas entre 1950 e 2002. Apenas 615 desses casos foram denunciados às autoridades e 384 membros do clero foram a julgamento, com casos que levaram a 252 condenações.
ResponderEliminar"Se o Papa fosse sincero, abriria completamente os arquivos sobre os crimes sexuais guardados pela CDF (Congregação para a Doutrina da Fé) e entregava-os à polícia", observou Barbara Blaine, presidente da Rede de Familiares de Vítimas de Sacerdotes Abusadores Sexuais, com sede em Chicago.
@SAPO/AFP
Esta coisa de se começar a dizer que há uma perseguição à Igreja é pura farsa. Depois de milhares de pessoas terem sido abusadas durante tempos e tempos será que nos tínhamos de calar como se nada fosse ? Filomena
ResponderEliminarTrês biliões de dólares pagou a Igreja Americana por causa da pedofilia ? É um número assombroso. Estes números que vão surgindo esmagam-nos. Mas certamente muito mais aos intervenientes. Beto
ResponderEliminar