terça-feira, 26 de maio de 2009

S. BRAZ DE ALPORTEL RECICLA UMA TONELADA DE ROLHAS



Se um dia viajar até São Brás de Alportel e ao lado dos tradicionais ecopontos para reciclar vidro, papel, plástico e óleos descobrir um rolhão, não pense que é uma brincadeira.

A autarquia foi pioneira no mundo na reciclagem de rolhas de cortiça e em 2008 recuperou perto de uma tonelada de rolhas. Parte das receitas são para reflorestar a Serra do Caldeirão com sobreiros bebés.

Em Dezembro de 2008, os empresários dos restaurantes de São Brás de Alportel, a população são brasense e, em especial, os meninos das escolas algarvias conseguiram reunir perto de uma tonelada de rolhas de cortiça para reciclar. A causa da reciclagem da casca do sobreiro já sensibilizou até os deputados da Assembleia da República.

( In Barlavento on line)

6 comentários:

  1. S. Braz aqui nossa vizinha dá exemplo. Entretanto em Loulé só se pensa fazer festas para angariar votos. Kapa

    ResponderEliminar
  2. Confesso que por desconhecimento já deitei algumas fora. Fiquei avisado. Norton

    ResponderEliminar
  3. Lamento este post porque sou professor numa escola de Loulé que mantém desde 2004 um projecto similar e já forneceu entregou para reciclagem na Amorim Isolamentos em Silves 6 toneladas e dispõe de 400 Kg pesados e prontos para enviar.
    Deixo-vos os blogues do projecto escolar louletano:
    http://blogdaroiha.blogspot.com
    http://blogdarolha.blogspot.com

    ResponderEliminar
  4. Lamento Snr. Sebastião o seu lamento. Mas disso nunca tive conhecimento. Tive e sim agora este conhecimento através do Barlavento on line. Espero que os contactem para lhes darem essa informação. Certamente os louletanos terão muito rpazer em saber disso assim como têm os de S. Braz de Alportel. As pessoas não adivinham assim como eu não adivinhava esta notícia de S. Braz se não a tivesse lido no tal Barlavanto on line. Fico contente comn as duas . E você só com uma ? As vozes...

    ResponderEliminar
  5. Todos falaram de um tema sério e correcto!

    Fugiu-me o pé para a 'chinela'; mas, não é a brincar que vou dizer:

    - Nem sempre a "Lei" da Rolha é coisa 'desbocada'!...

    'Voilá' esta iniciativa importante!

    Uma rolha só,... nada parece!

    É como nós!... sózinhos, valemos pouco!

    Mas juntos,... vejam a importãncia que algo tão leve representa:

    Toneladas! O peso que a 'rolha' tem, e não parece!... peso, e importãncia! (...)

    [Desculpem a metáfora]

    ResponderEliminar
  6. Também concordo que nem sempre a Lei da Rolha é coisa desbocada. Aqui quem manda é mesmo a rolha. E para benefício da Serra do Caldeirão que ardeu impunemente, coitada. Que venham então mais rolhas mas que antes, bebamos o néctar precisoso das suas garrafas. Um bom dia a todas as vozes quer sejam altas ou em surdina. Alamo

    ResponderEliminar