sexta-feira, 1 de maio de 2009

AGREDIRAM O 1º DE MAIO



O candidato do PS às eleições europeias foi insultado e agredido durante a manifestação do 1º de Maio da CGTP, tendo sido empurrado e cuspido aos gritos de «traidor» e «mentiroso».

Acompanhado de Vítor Ramalho e Ana Gomes, Vital Moreira foi agredido quando pretendia apresentar cumprimentos à direcção desta central sindical.

Em declarações à imprensa, o candidato socialista responsabilizou um «pequeno grupo de pessoas» pelo sucedido e frisou que «obviamente não culpabilizo a CGTP».

«Infelizmente há pessoas que 35 anos depois do 25 de Abril ainda não aprenderam o valor da tolerância democrática e da diferença», adiantou Vital Moreira, que disse que nunca se espera uma reacção como este quando se é convidado.

«Há um sindicalismo radical, extremista que claramente ali se manifestou. Há um desrespeito óbvio pelo 1º de Maio. Estava numa delegação do PS, que comemora o 1º de Maio», acrescentou.

Para Vital Moreira, as agressões foram contra um «antigo militante do PCP, que não enjeita o seu percurso político, mas também não renuncia à circunstância de ter saído de um partido quando achou que não era o sítio correcto para militar politicamente».

O constitucionalista disse ainda se ter sentido «sempre seremo e calmo, mas também revoltado» com estes incidentes e lembrou que nasceu «politicamente a comemorar clandestinamente o 1º de Maio.

«Há uma ala radical política, partidária e sindical. Penso que é óbvia a identificação de pessoas com um determinado partido», acrescentou Vital Moreira, numa alusão indirecta ao PCP.

«Há partidos que se julgam que são proprietários das pessoas, mesmo depois de elas terem saído há 20 anos», lembrou o candidato socialista, que diz que não pode ser considerado um «ex-PCP», pois abandonou o partido há duas décadas.

Imediatamente a seguir a estas acontecimentos, um dirigente da CGTP lamentou as agressões contra Vital Moreira e apresentou desculpas formais quer a Vital Moreira quer aos restantes elementos da comitiva socialista que se encontravam na manifestação.

( Texto extraído do NOTICIAS TSF - ON LINE -

4 comentários:

  1. Ainda há quem ache que aquelas manifestações que se fazem por aí são todas fruto da democracia instalada no interior do PCP e da sua Central Sindical. E eu a vê-los passar....35 anos depois do 25 de Abril. Fausto

    ResponderEliminar
  2. Segundo vi na RTP o reporter que filmou o Vital Moreira durante uns minutos no meio daquela salvejaria desta tarde metia medo ao susto. Mas donde saíu aquela gente ? Têm estado escondidos ou aquilo por lá é mesmo assim. O Snr. Jerónimo de Sousa com aquele ar de santo que todos lhe conhecemos disse apenas que não comentava porque simplesmente não assistiu. Não sei se comece a chorar ou a rir . Belinha

    ResponderEliminar
  3. Não aprecio as mudanças de camisola de Vital Moreira.Porém, o que se passou hoje é de esconder do Mundo[pela vergonha]!Isto não é direito a indignação! isto são Piratas da Liberdade e da Democracia! E, aquele reformado com um recorte do C.Manhã a falar em luta armada contra o Governo? Um fantasma da Carbonária?! Não é PC nem CGTP, quem deve pedir desculpa. Alguém que represente o Povo [envergonhado] o deveria fazer! Numa acção de charme e civismo, talvez o Governo!
    Este pessoal que gosta de "porrada", está a precisar de apanhar, dos 'antigos', "safanões a tempo" (...)

    ResponderEliminar
  4. Concordo em parte com o Cesar. Mas também é verdade que o Vital Moreira é homem, selecto, pouco dado a arruaças. Ainda se fosse um politico do estilo do Valentim, do Jardim, desse pessoal .. ainda diria que se pôs a jeito. Agora saltar para cima de alguém como se esse alguém fosse culpado de tudo. Ali é o fanatismo puro e duro, trauliteiro e anti-democrático que saltou à vista de todos. Então se fosse a Zita Seabra que tem posto o PCP nas ruas da amargura com os seus escritos e conferências ? Matavam-na ? Marco

    ResponderEliminar