terça-feira, 12 de maio de 2009
PORTUGAL ENTRE OS MAIS DEMOCRÁTICOS
Portugal, Brasil, Cabo Verde e mais 49 outros países receberam a nota máxima (12 pontos) da organização "E-Parliament", que fiscaliza a democracia parlamentar em todo o mundo.
Segundo a tabela, divulgada no site da organização, Timor-Leste e Guiné-Bissau surgem no grupo de 25 países que obtiveram nove pontos, Moçambique no lote dos 14 Estados que conseguiram sete pontos e Angola no agrupamento que reúne oito nações, entre elas a Rússia, com cinco pontos. A organização não tem qualquer referência a São Tomé e Príncipe.
O "E-Parliament" é considerado o primeiro índice mundial do respeito aos princípios democráticos nas eleições, tendo, na edição deste ano, avaliado 174 países e territórios.
A avaliação está dividida em três partes: a primeira examina os critérios de liberdade de candidaturas, a segunda investiga as condições dos recenseamentos eleitorais, a equidade da votação e os processos de contagem de votos e a terceira estuda a liberdade de expressão nas campanhas eleitorais.
Nos três critérios, Portugal, Brasil e Cabo Verde conquistaram quatro pontos, obtendo a nota máxima conseguida também por, entre outros países, Estados Unidos, Canadá, África do Sul e grande parte dos países europeus.
O "E-Parliement" deu nota zero a nove países - Arábia Saudita, Brunei, Eritreia, Líbia, Myanmar (Birmânia), Qatar, Somália, Sudão e Turquemenistão - e um ponto a outros três - China, Coreia do Norte e Cuba.
( In Jornal " PÚBLICO" )
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
O que será que dirá a Manuela da TVI sexta-feira ? Notícia inventada por um qualquer jornalista demente da RTP ou então o Público já não é do Belmiro. Matosinhos
ResponderEliminarE-Parliament, deu 'Um Ponto' à China!
ResponderEliminarPor um 'ponto' se perde, por um 'ponto' se ganha... [continuamos assim a 'perder' por um ponto!!]
E a CHINA, com esta 'classificação' safou-se com um ponto como se não houvessem pontuações abaixo de ZERO para a [des]classificar!
Por ora, fica assim!...[havia mais, pra dizer]
TRICHET [com TUDO a fechar ainda] já diz estarmos perto do ponto de 'viragem'!... "já?!!" [PORREIRO!]
Viragem?? - ainda se vai ficar de cabeça mais "virada"?! [acha-se que sim!] ou, 'abriram' Empresas que ainda ninguém sabe??
Ah! Pois! é que, talvez em "breve" os 'Senhores' que fecham tudo em nome da 'CRISE', fartos da 'globalização' e 'trasladação' de Fábricas e Meios de Produção para Leste, desde que aqui [na Ocidental Praia Lusitana] toda a gente fique expectante de um 'osso' [pra roer em vez do NADA] em troca dos salários perdidos, há-de humildemente «aceitar» qualquer coisinha, porque não tem 'jeito' para 'roubar' e... também, já não há ninguém com o que quer que seja,... p´ra 'sacar'!(...)
«PORTUGAL, entre os mais Democráticos e com 12 pontos»,... [nem na Eurovisão!!]
breve,... ou de imediato,... "estará" 'pronto' a 'roer' 'ossos' depois de lhe terem 'comido' a 'carne'!... "mas",
de «PERSONALIDADE bem LAVADA»!
e cabeça caída...