sábado, 13 de março de 2010

O QUERIDO LÍDER !



A KCNA é a Agência Central de Notícias da Coreia do Norte, aliás, é a única agência de notícias desse país. E de vez em quando dá a conhecer novas fotos do “Querido Líder” nas suas visitas pelo país. Kim Jong-il, dá assim continuidade a uma prática iniciada por seu pai, Kim Il-sung, efectuando visitas a fábricas e instalações em todo o país, supostamente para oferecer a sua orientação pessoal. Seguido de perto por oficiais do Exército, pessoal de segurança e gerentes das fábrica – a maioria transportando lápis e cadernos para registar a orientação do "Querido Líder" – examina, escuta, diz umas palavras, faz pose para a fotografia, e segue para outro local com toda a comitiva atrás de si. O “The Big Picture” mostra 31 fotografias das digressões do “Querido Líder”, salientando que a KCNA é uma agência do estado, que os autores das fotos não são creditados, e que a verificação independente das circunstâncias de cada foto é praticamente impossível, ou seja, aquelas fábricas podem nem existir ou o Kim Jong-il pode estar a ser movido por fios, que ninguém irá saber isso.

Dessa sequência de fotos, destaco esta do “Querido Líder” a examinar uma plantação de algodão. As expressões dos membros da comitiva são fantásticas. Interrogo-me sobre o que aquelas cabecinhas poderiam estar a pensar, se é que a sua cabecinha ainda tem alguma ideia que não tenha sido moldada pelo seu querido regime. Alguns mostram-se apreensivos, talvez a pensar “Ai, ele agarrou na planta. Será que o algodão não está suficientemente branco? Poderá o algodão enganar? Poderei um dia conhecer outros países?”.
Outro aspecto curioso em todas as fotos, é o facto das roupas parecerem estar alguns números acima. Ou os alfaiates fazem o corte das peças a pensar que os membros da comitiva possam engordar, ou a fominha que eles passam é considerável.


( In Blog " Ma Ke Jeite Moss " )

2 comentários:

  1. Naquele paraíso terreste não existe certamente asfixia democrática. Ali não há canais privados nem jornais privados nem manifestações por dá cá aquela palha. Os nossos democratas de foice às costas só encontram defeitos na sua própria terra. Em tempos que já lá vaõ também sofri dessa paranoia. Longe vá o agoiro. Zeca Liberdade

    ResponderEliminar
  2. O algodão não engana. Só mesmo os mais despistados. O querido líder ainda é adorado por muitos fora do seu terreno onde exerce a sua paz com mão de ferro e dentes de aço. O fanatismo dá nisto. Beja

    ResponderEliminar