sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Caralho, muleta oratória



Quartel da GNR, 4 de Agosto de 2009: cabo da Guarda solicita troca de serviço. Superior hierárquico opõe-se. O militar argumenta: Vá pró caralho. Acusado do crime de insubordinação, o cabo escapa a julgamento por decisão do juiz do Tribunal de Instrução Criminal. A hierarquia recorre. O Tribunal da Relação de Lisboa decide:

«[...] A utilização da expressão não é ofensiva, mas sim um modo de verbalizar estados de alma [...] pois tal resulta da experiência comum, que caralho é palavra usada por alguns (muitos) para expressar, definir, explicar ou enfatizar toda uma gama de sentimentos humanos e diversos estados de ânimo. Por exemplo pró caralho é usado para representar algo excessivo. Seja grande ou pequeno de mais. Serve para referenciar realidades numéricas indefinidas: chove pra caralho..., o Cristiano Ronaldo joga pra caralho... [...] não há nada a que não se possa juntar um caralho, funcionando este como verdadeira muleta oratória.»

O juiz-desembargador Calheiros da Gama e o juiz militar major-general Norberto Bernardes corroboraram a decisão do juiz de instrução de não levar o cabo a julgamento. Virilidade verbal, dizem eles. Mais detalhes no Diário de Notícias.

Etiquetas: Justiça

- Posted by Eduardo Pitta in Blog " Da Literatura" -

4 comentários:

  1. (...) Desde que 'vi' um porco a andar de bicicleta, já nada me espanta!...

    Esta decisão judicial tem muita 'pinta' e vou tirar fotocópias para o meu arquivo, pois faz jurisprudência...!

    Se me enervarem, levam com a «virilidade verbal» e... "tá-se" bem!

    Só falta inscrever a 'expressão' na lista das novidades do acordo ortográfico (...)

    Sem dúvida que são uns juízes do ca...mandro!

    ...ainda não sou capaz!...

    Um abraço,
    César

    ResponderEliminar
  2. Cum caneco, o rapaz era do norte canudo. Para eles é o mesmo que dizer; bai lixar outro. Só tenho pena é dos juízes não tomarem estas decisões em coisas mais sérias.

    ResponderEliminar
  3. César - Acho que vale a pena fotocopiar, pois a qualquer momento podemos ter que consultar esta sentença do ca....mandro ! É bom que os Senhores Magistrados soltem as línguas e neste caso o Cabo da GNR agradeceu mas certamente que o Cabo e o Juiz devem ser do Norte , penso eu de que...
    Anónimo das 02H42 em milhares de sentenças proferidas por esse país fora também não sabemos se já aconteceram outras sentenças deste tipo. AS VOZES.....

    ResponderEliminar
  4. P'ra vocês gente do sul é que lhes faz muita confusão certas palavras. Estão muito atrasados.
    Habituem-se. Porto

    ResponderEliminar