domingo, 16 de maio de 2010

O que deram ao país ??????



Num país onde parece que tudo gira em torno de uma conta de deve e haver em torno dos impostos que se pagam e dos subsídios e borlas que se recebem, começa a ser tempo de questionar os portugueses e, em particular, as elites sobre o que deram ao país.

Por exemplo, o que terão dado ao país alguns dos ministros das Finanças que foram recebidos pelo Presidente da República? Sabemos que receberam cursos gratuitos, que alguns receberam bolsas para se doutorarem no estrangeiro, que coleccionam pensões abusivas, avenças e honorários de comentadores televisivos, isto é, recebem muito e tanto quanto parece deram muito pouco.

O que deram os magistrados ao país? Estudaram à borla, estiveram no Centro de Estudos Judiciários quase à borla, arranjaram emprego certo, ganham muito acima da maioria dos portugueses, recebem mordomias diversas, até tinham mais férias que os alunos da escola primária, mas a nossa justiça é uma desgraça, é quase uma anedota chamar justiça ao que se passa nos nossos tribunais. Ultimamente ultrapassaram mesmo os limites, decidiram intervir na política e fazerem golpes de estado com canhoneiras processuais.

Poderia enumerar quase todas as classes privilegiadas do país, grupos corporativos, ou opinion makers e lançar-lhes a mesma questão, o que têm dado ao país? Pouco, muitos deles nada e uma boa parte até só têm dado prejuízo. Uma boa parte das nossas elites enriquece com o subdesenvolvimento do país, seguem à risca a regra segundo a qual em terra de cegos quem tem olho é rei.

Começa a ser tempo de os portugueses começarem a identificar quem neste país está empenhado no seu desenvolvimento de quem em nome de falsas preocupações com o desenvolvimento está a enriquecer à custa do país, mesmo que esse enriquecimento fácil o esteja a destruir.

(In Blog " Jumento" - Imagem: andromeda-news.blogspot.com)

4 comentários:

  1. Eles apenas distribuem as suas pérolas não a porcos.... mas pelo chão. Nina

    ResponderEliminar
  2. Boa noite,

    Mais um belo post do "Jumento", e uma boa selecção de "As Vozes"!

    Pela v/perspicácia e escolhas certeiras dos temas e ilustrações de grande sentido com que sempre nos presenteiam, é com As vozes dos Outros, melhor do que ninguém, que decidi partilhar um 'prémio' que recebi e que se chama o Selo dos Dardos!

    O «Prémio Dardos»!

    De facto, dardos são as setas certeiras com que o v/trabalho sempre nos honra com grande desempenho, na crítica construtiva dos problemas de interesse do nosso Povo!

    Se acharem por bem aceitar, o material está lá no ALFOBRE às ordens.

    Um grande abraço a todos
    do amigo
    César

    ResponderEliminar
  3. Um belo prémio para as Vozes. Espero que continuem mostrando outras vozes que nos dizem coisas com importância sobre o dia a dia do nosso país. Isabella

    ResponderEliminar
  4. Em especial para o nosso visitante Cesar Ramos que habitualmente passa por esta nossa casa virtual vai um muito obrigado por nos ter distinguido com esse prémio da blogoesfera. Logo que nos seja possível trataremos de fazer o que nos indica. Muito obrigado. As Vozes.....

    ResponderEliminar