sexta-feira, 28 de maio de 2010

Memória e esquecimento !



Jerónimo de Sousa, no final da semana passada, deu-lhe para falar na «soberania e independência nacional», e disse: «Hoje a questão da soberania e da independência nacional está de novo colocada. Não temos ilusões, PS e PSD desistiram de Portugal.» Ao ler esta pérola faço um apelo à memória. E lembro-me quando, em Agosto de 2008, 200 000 soldados e 5 mil tanques soviéticos, sob a capa do «Pacto de Varsóvia», invadiram a Checoslováquia, com o aplauso do PCP. Escrevia o Avante, em Outubro de 1968:

«O PC Português entende que os marxistas-leninistas não podem contestar em princípio a legitimidade revolucionária de uma intervenção de países socialistas noutros países socialistas a fim de defenderem as conquistas do socialismo, impedirem a contra-revolução, assegurando ao mesmo tempo a defesa do campo socialista no seu conjunto».

Jerónimo de Sousa está com falta de memória.


Por Tomás Vasques no Blog "Hoje há conquilhas " - Imagem Sapo -Fotos )

3 comentários:

  1. Há uma data que certamente o Tomás Vasques por lapso deixou passar. É o ano da Invasão que é 1968 e não 2008. As vozes....

    ResponderEliminar
  2. Boa noite às Vozes,

    Foi um lapso de certeza e, segundo penso, Jerónimo de Sousa aderiu oficialmente ao P.C.P. já depois de 1974!
    Não se podem imputar processos de intenção com efeitos retroactivos quando, o actual líder comunista, na época, se calhar, ainda era dos que diziam (para evitar chatices) "a minha política é o trabalho!"

    Agradeço que me corrijam se estiver a lavrar em erro (...)e, penso que a Jerónimo de Sousa, não lhe fica mal preocupar-se com o nosso País.

    Um abraço.
    César

    ResponderEliminar
  3. Cesar: Hehhe. Bem visto . Houve muito boa gente que tinha essa frase sempre presente.... " a minha politica é o trabalho"....\\ Aliás todos agradecemos que ele como deputado e dirigente de um Partido se preocupe com o país e menos com a ruideira misturada com oportunismo que a crise sempre trás .....atrás....

    ResponderEliminar