terça-feira, 11 de maio de 2010

Bento XVI e o L i m b o



O Papa João Paulo II há uns anos atrás, chegou à conclusão, se é que não foi sempre a sua ideia, de que Céu, Inferno e Purgatório não se referem a lugares concretos, mas à experiência do destino final.
*** Finalmente Bento XVI pôs ponto final no Limbo, depois de centenas de anos
milhões de crentes sofrerem com o facto de seus filhos mortos ainda crianças e sem serem baptizadas, ficarem longe da presença de Deus.
*** Para Santo Agostinho as crianças que morriam sem ser baptizadas não iriam para o Céu. Já Santo Anselmo defendia que os que estavam no Limbo apenas ficavam privados da visão de Deus face a face.
*** Foram precisos vários séculos para se chegar a estas brilhantes conclusões.
*** A Idade Média já vai longe, mas faz-se uma ideia da mentalização dos crentes naquela época de obscurantismo .
*** O tempo tudo resolve, diz-se. Qual será a próxima crença a cair por terra ?

( In Blog " Louletania" - Imagem: Net )

4 comentários:

  1. É pior estas e por outras que a gente não acredita nos Concílios que criaram medos e pavores em milhões de seres humanos certamente por ideia de Papas sem qualquer sentimento de humanidade dentro deles. Quem pode acreditar assim tão levianamente e ir correndo atrás desta gente ?????????? Maria

    ResponderEliminar
  2. Da TSF- ON Line:
    A Igreja Católica holandesa deu, esta terça-feira, “luz verde” a uma investigação alargada a suspeitas de pedofilia. Desde Março de 2009, as autoridades receberam mais de 1500 queixas.

    Desde que a polícia holandesa abriu inquéritos, foram formalmente constituídas 52 acusações contra a Igreja Católica, por alegados abusos sexuais.

    Desde Março deste ano, as autoridades holandesas receberam mais de 1500 queixas denunciando abusos sexuais cometidos por padres a jovens, sobretudo nos anos 1960 e 1970.

    Eu pergunto se é caso para esta felicidade toda , correndo atrás de um homem com responsabilidades tão grandes no mundo da MORAl ? Isto não é uma estranha montagem para fazer esquecer o que já vem de há muito e que não é nada salutara para a Igreja ?

    ResponderEliminar
  3. Boa noite Vozes,

    Belo post que apresentam aqui do nosso amigo Palma do blog Louletania!

    Bem oportuno, para que se reflicta sobre o que a coberto da ignorância, tem mantido tanta gente no obscurantismo, no medo, e em falsa Fé religiosa!

    Penso que sob a égide da consciência e desmistificação de crenças que são mais superstições do que religião, as pessoas poderão encontrar-se em clima espiritual de
    verdade sã..., unidas pela solidariedade, humildade de espinha erguida, e uma real Fé que, por não ter mistérios nem hipocrisias, as pessoas sentir-se-ão mais humanas, e mais irmãs (...)

    A imagem escolhida para ilustrar este texto é muito feliz.

    Quer dar-nos uma ideia de alguma cena passada nos patamares do Purgatório, Inferno, ou Limbo!

    Contudo, acho os figurantes mais identificados com o Inferno da Terra,
    ou então,... excelentes mascarados do extraordinário
    Carnaval de Loulé!

    Um abraço (às 4 da manhã)

    César Ramos

    ResponderEliminar
  4. Congratulo-lhes com esse blog. Realmente já passou o momento de dar um basta às religiões dogmáticas que exploram a ingenuidade humana e sobre essa armagassa de ignorância constroem seus palácios.
    A religião, tal como afirmou Karl Marx é o ópio do povo.
    Archimedes - Brasil
    blog www.archie57.blogspot.com

    ResponderEliminar