quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

DIABETES PREJUÍZO PARA TODOS



A Associação Portuguesa de Diabéticos não hesita em afirmar que Portugal está confrontado com uma pandemia. Existem actualmente mais de um milhão de doentes e mais 1,5 milhão de portugueses que corre sérios riscos de contrair a doença. Na Europa, pior do que nós, só mesmo a Suécia e a Alemanha. A conclusão está no relatório anual da diabetes, ao qual a TSF teve acesso.


Dava para construir 10 estádios do Dragão ou uma ponte Vasco da Gama e ainda sobrava umas dezenas de milhares de euros.

É o custo da diabetes em Portugal, mil milhões de euros, o que representa uma fatia de 7 por cento das despesas com a saúde.

Só em internamentos, gastaram-se em 2008, quase 400 milhões de euros, ou seja, um aumento de 85% em relação ao ano 2000.

O coordenador do Programa de Prevenção e Controlo da Diabetes, José Manuel Boavida, revela que por exemplo, entre os doentes com AVC, um quarto dos internados sofria de diabetes.

Aumentaram os internamentos, o uso das tiras testes quadruplicou em oito anos e subiu o número de doentes.

Todos os anos, há 60 mil novos casos. A taxa de prevalência é das maiores da Europa, 11,7 por cento, abaixo apenas da Alemanha e da Suécia.

O número de amputações estabilizou, mas mesmo assim, em 2008, foram 1600 as amputações, 900 delas acima do joelho.

José Manuel Boavida admite que é preciso mudar de estratégia.

As autarquias, as escolas, as ONG's são parceiros que o combate à diabetes tem de conquistar. O número de doentes em Portugal chega já a um milhão, mas há mais um milhão e meio de portugueses em risco elevado de contrair o que alguns especialistas já chamam de pandemia.

Ouvido pela TSF, o presidente da Associação de Diabéticos, Gardete Correia, denuncia ainda o falhanço do Estado na prevenção da doença e a importância do diagnóstico precoce.

O responsável lembra ainda o anúncio feito no dia 14 de Novembro pela ministra da Saúde que prometeu a criação de consultas de diabetes nos centros de saúde.

( In TSF - Net - Imagem: Net )

1 comentário:

  1. É mesmo um número assustador tanto de doentes como de gastos. Mica

    ResponderEliminar