domingo, 3 de janeiro de 2010

AFINAL O PROBLEMA ERA OUTRO



Quem se recordar do que foi dito sobre a ex-ministra da Educação e tiver agora ouvido e acompanhado com alguma atenção o que a nova ministra foi dizendo, bem como os comentários que ao longo das últimas semanas foram sendo produzidos pelos sindicatos dos professores, não pode deixar de ficar estarrecido. Maria de Lurdes Rodrigues foi afastada, os sindicatos esfregaram as mãos de contentamento: agora é que ia ser.

Poucas semanas volvidas verifica-se que está tudo na mesma.

Ontem fiquei a saber que um dos sindicatos quer "impor" ao Ministério um conjunto de 38 pontos (só?) para poder chegar a um acordo.

O PSD, pela voz altamente credível do seu twitter e deputado Pedro Duarte, um homem que como todos sabem tem uma vasta experiência profissional e notável currículo, lá veio de novo criticar Isabel Alçada. Mas quanto a soluções zero.

Cada dia que passa percebo menos o que querem os sindicatos e fico sem saber o que pensam os professores daquilo que as dezenas sindicalistas que os representam andam a fazer pelos gabinetes da 5 de Outubro.

Não sei se no meio deste caos negocial ainda haverá alguém na opinião pública que acredite numa palavra do que diz a Fenprof, o Sr. Mário Nogueira ou os seus pares, mas começa a ser demasiado óbvio que o problema não era de flexibilidade, de diálogo ou de boa fé. Ou seja, a culpa não era de Maria de Lurdes Rodrigues.

Acho notável que mais de 100.000 professores tenham desfilado em Lisboa contra a ex-ministra, mas duvido que hoje voltassem a fazer o mesmo contra Isabel Alçada, em especial com a mesma convicção e com o mesmo espírito.

A mim, que nada tenho a ver com essa guerra, mas a quem custa ver o estado a que tudo isto chegou (o diagnóstico que Francisco José Viegas fez na entrevista a João Pereira Coutinho é bem elucidativo) por culpa de uma incontornável e necessária avaliação, quer-me parecer que ou os professores se livram destes sindicalistas profissionais e das dezenas de sindicatos que têm, passando a falar a uma só voz, ou a classe e o ensino nunca mais terão sossego. Hoje são 38 pontos, amanhã serão 50, e nunca mais se sai disto.

Oxalá que 2010 possa trazer lucidez e bom senso aos sindicatos e paciência aos portugueses para acompanharem os próximos capítulos dessa miserável novela que a ninguém serve, mas que ou muito me engano ou dentro de algumas semanas acabará com o Sr. Mário Nogueira a pedir a demissão da ministra.

( Por Sérgio Almeida Correia - in Blog - Delito de Opinião - Image: Pintura de Carlos Cardoso)

3 comentários:

  1. Os professores, julgam-se um espécie, à parte. Porquê o medo de ser avaliado? também já o fui, e não veio nenhum mal ao mundo por isso.

    A máxima deles, é: sem avaliação e tudo no topo da carreira.
    Cambada!

    Luisa Moreira

    ResponderEliminar
  2. É uma profissão tão digna como outras. Mas não faz sentido esta guerra que parece não ter fim . Aos olhos da opinião pública até parece que o topo da carreira é o que apenas interessa à maioria de todos os professores quando no fundo nunca poderá ser assim em benhuma classe. Mas os culpados são alguns sindicalistas que apenas querem atear fogo e o pessoal vai atrás como se o país cavasse brilhantes ou outro em cada cavadela na terra.
    Que este ano seja de lucidez para todos. E todos ficarão a ganhar. Paulo

    ResponderEliminar
  3. Na minha carreira nunca ninguém exigiu que chegasse ao fim no topo. Eu por exemplo não cheguei porque não fiz esse sacrifício que era enorme para o meu físico e mente. Outro chegaram. Acho que é assim em toda a parte. Milo

    ResponderEliminar