terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Dá para acreditar ?



O truculento bispo de San Sebastián, monsenhor José Ignacio Munilla (n.1961) está nas bocas do Mundo depois das suas infelizes declarações sobre os mortos do Haiti: «es mas grave la situación espiritual de España que la tragédia que viven los haitianos».

Dito de outra maneira: «nuestra concepción materialista de la vida».

Considerado pela imprensa espanhola em geral como «reaccionário, conservador e antinacionalista» o ex-bispo de Palencia foi contestado por um abaixo-assinado de 131 presbíteros locais (Guipuzcoa) e é considerado praticante de um catecismo «obsoleto» embora se reclame defensor do catecismo de 1992 ou seja do Concílio Vaticano II.

Nada tem a ver com o seu antecessor Juan Maria Uriarte mas pede aos jornalistas que não lhe façam perguntas sobre o passado da diocese. Perante o ruído à volta das suas palavras inesperadas sobre o Haiti recua e, além de dizer como dizem todos, que foi mal interpretado, torna-se, de súbito, humilde: «Yo tampoco soy el obispo ideal».

Mas, ao cabo e ao resto, afinal, do mal, o menos; a Caritas de Guipuzcoa (que depende da diocese) enviou para o Haiti uma ajuda de 100.000 euros. A festa de São Sebastião a 20 de Janeiro pode aumentar essa ajuda aos sinistrados. Boa resposta foi a de um missionário local: «Es verdad que hay grandes males en el mundo, pero no es oportuno compararlos ahora com una tragédia tan enorme y dolorosa».

(In Blog " Aspirina B" - Imagem: Net )

5 comentários:

  1. São muitos destes decadentes senhores que levam os católicos a afastarem-se cada vez mais das suas igrejas. O seu fanatismo é cego . Sempre reacionários . Sempre ao lado do atrazo. Nelo

    ResponderEliminar
  2. É o obscurantismo do passado em pleno século das luzes. Mariena

    ResponderEliminar
  3. Que mentalidade e sentir terão estas pessoas que dizem isto ? Como poderão os paroquianos acreditar no que dizem nas homilias ? Helena

    ResponderEliminar
  4. Não terá emenda esta gente cinica e de falsa moral ? Joca

    ResponderEliminar
  5. É mais que verdade o texto do Aspirina B. Obrigado pelas visitas. As Vozes......

    ResponderEliminar