sábado, 31 de outubro de 2009

CINETERAPIA



Nós, os fordianos, somos uns lamechas. Não resistimos a uma justa e longa greve, especialmente se for de mineiros galeses. E ficamos encantados quando se castiga o clérigo odioso. Derretemo-nos quando se faz frente à hipocrisia, maldade e cobardia do puritanismo. E que dizer de uma boa sova num mestre-escola psicopata? Enche-nos a alma de entusiasmo e faz-nos soltar olímpicas gargalhadas. São assim os fordianos, perdidos de amor pelo divino coração do povo, pela humana justiça de Deus.

Este colosso de ternura luminosa cometeu o sacrilégio cinéfilo de ter roubado o Oscar de Melhor Filme a Citizen Kane, a obra-prima que estava destinada a tornar-se, décadas mais tarde, no cliché de ser o melhor filme de sempre. E Ford ainda se agarrou ao Oscar de Melhor Realizador, num páreo que incluía gabirus do tamanho de Orson Welles, Hitchcock, John Huston e Howard Hawks. Para o vexame ser completo, tratou-se de uma dobradinha nesta categoria, no ano anterior tinha ganhado com The Grapes of Wrath. Enfim, esperar que a Academia tenha os critérios de gosto dos Cahiers devia estar sujeito a pesada multa.

O Vale era verde, mas foi filmado a preto-e-branco. O Vale era em Gales, mas foi filmado na Califórnia. O Vale era uma adaptação de um romance, mas transformou-se no romance da adaptação de cada um à imortalidade do que ama e de quem ama. Mas se achas este paleio demasiado lamechas, poder contemplar os estonteantes 19 anos de Maureen O’Hara chega e sobra para entrar no Vale.

(In Blog " Aspirina -B -Imagem: Net)

A NOITE FAZ BEM ÀS BAIXAS MÉDICAS ?



Parece que o «senhor Nuno Cabral de Montalegre» comprou o Correio da Manhã, o qual, a partir de agora, só escreve sobre «folclore transmontano». É o que me ocorre ao ler uma notícia sobre Manuela Moura Guedes, a heroína da luta contra a «repressão» e a «asfixia» democrática – uma espécie de Santa da Ladeira da comunicação social para alguns «asfixiados». O Correio da Manhã quer «destruir a imagem» da nossa «libertadora»: Manuela Moura Guedes encontra-se de baixa médica, segunda palavras da própria, e estava às duas e meia da madrugada no BBC, como cabeça de cartaz no lançamento de um produto enérgico, a conselho da sua médica. E aí exerceu o seu direito à «asfixia democrática», tentando impedir um fotógrafo de a fotografar e ameaçando com tribunais e outras sanções o exercício de liberdade de imprensa. Estou-me borrifando para o que Manuela Moura Guedes faz ou deixa de fazer na sua vida privada, mas aos «heróis» exige-se decoro e comportamentos coerentes. Não me atirem areia para os olhos.

(Tomás Vasques in Sábado Blogue - Imagem: Net)

sexta-feira, 30 de outubro de 2009

AS ARMAS DO SENHOR CURA



A propósito do badalado caso do Padre que gosta de armas. Depois de 8 horas de interrogatório no tribunal de Boticas, foi esta a justificação,

«Sobre as armas admitiu que apenas uma estava legal e que outras seriam heranças. Para as que sobravam não tinha explicação. No total foram apreendidas 16 armas ilegais entre pistolas, revólveres e caçadeiras, milhares de munições.»

Fica a aguardar julgamento em liberdade, sujeito a apresentações periódicas e inibido de comprar e usar armas. Face a isto, o que tem a dizer o bispo da Diocese de Vila Real, Joaquim Gonçalves? Que não se está perante um arsenal, admitindo a hipótese de as armas estarem ligadas ao vício da caça entre o clero.

Admito que, embora sendo ilegal, ajudasse a fornecer os que caçam. É ilegal, não é bonito, mas, nesse contexto, é humanamente compreensível. Se for além desse fornecimento para caça e se se estiver perante um caso de terrorismo ou de uso para violência, aí o caso é sério e merece ponderação

O senhor Padre, afirma que, para além da caça, as armas servem também para defesa, e acrescenta,

deve haver poucas casas no país onde não há uma ou mais armas

Ele diz que graças a 30 anos a dar aulas conseguiu juntar um bom pé de meia, coisa que lhe permitiu ter “várias” casas ou “vários” carros. Mas também parece que se recusava a fazer funerais ou um baptizados às famílias que não lhe tivessem pago a premissa anual. Segundo consta, Fazia tudo por euros.

Padres há muitos, seu palerma! E bispos palermas, também!

(In Blog " Ma Ke Jeto,Mosso)

quinta-feira, 29 de outubro de 2009

boa ideia para usar por cá



As notícias chegam de Espanha, de uma manifestação (por acaso de direita, mas com a esquerda seria o mesmo) contra o aborto. Estimaram os organizadores: 2 milhões. A Comunidad de Madrid (do PP, próxima dos organizadores): 1,2 milhões. A polícia: 250 mil. Extraordinária diferença! Mas ainda não viram nada. A empresa Lynce, especialista do assunto, pôs um zepelim no ar, com quatro câmaras de alta resolução e dois vídeos de alta definição. E não estimaram, contaram: 55 316 cabeças! A ciência lá nos deu cabo de mais uma ilusão. Mas nada está perdido: se cada um passar a levar um balão, a manifestação, filmada de cima, dobra.- Ferreira Fernandes - DN

(In Blog " Câmara de Comuns - Imagem: Ney)

ALGUÉM SE HÁ-DE ARRANJAR



“Marcelo disse: 'alguém se há-de arranjar, o partido não fica para Passos Coelho'”. Em resposta, Passos Coelho, em entrevista à SIC-N, desafia Marcelo a deixar-se de tremores e a avançar: “Espero que aqueles que acham que têm um caminho melhor do que eu [apareçam], que de repente o professor Marcelo apareça e se vá candidatar”. E este desafio parece também extensivo aos barões que vagueiam pela São Caetano: “há várias semanas que aparecem notícias dizendo que se há-de encontrar uma solução para que o partido não fique nas minhas mãos.”

Para Passos Coelho, a alternativa à sua candidatura é a belenização do PSD: "Nós não podemos ter os mesmos protagonistas, as mesmas ideias, a mesma agenda. Se continuarmos assim, hoje tivemos 29%, amanhã 25% e iremos acabar a disputar com algum outro partido a segunda divisão."

(Paulo Querido in Câmara Corporativa - Imagem : Net)

quarta-feira, 28 de outubro de 2009

QUIETA MELANCOLIA




A quieta melancolia...

Ainda estamos no remanso pós-eleitoral, uma quieta melancolia, onde todos se vão medindo uns aos outros. E se o PS perdeu a maioria absoluta, a Oposição não saiu bem deste ciclo eleitoral. A liderança e o rumo do PSD continuam adiados, a definhar, desde que Cavaco Silva de lá saiu. Esperam sentados que o cansaço provoque efeitos e que a este governo socialista não suceda outro governo socialista. Todos espreitam a oportunidade de estar no lugar certo, no momento certo, como quem espera uma manhã de nevoeiro. O BE tem uma liderança inquestionável, mas adiou a sofreguidão de substituir o PS na governação. Louçã adiou a arrogância e a visão megalómana de ser primeiro-ministro. O PCP, depois dos combates de rua dos últimos 5 anos, interiorizou a sua insignificância eleitoral e aguarda com paciência de chinês que o capitalismo apodreça. O CDS-PP ganhou um novo alento, mas nada de significativo. Paulo Portas sabe que o seu peso político crescerá à custa do PSD, o que, a verificar-se, remeterá sempre os socialistas para o governo. As desforras estão marcadas para as presidenciais. Até lá, é só gerir o quotidiano, os egos e os afectos. Nada de reformas, nem de mudanças: o pessoal não gosta.

- Por Tomás Vasques in Blog Hoje há conquilhas - Imagem: Quadro de Isabel Maia -

terça-feira, 27 de outubro de 2009

VAMOS LÁ PÔR A MÁQUINA A TRABALHAR !



Pelo que tenho lido por aí, alguns comentadores e, mesmo alguns dirigentes partidários (com maior relevância para Jerónimo de Sousa: «o eleitorado rejeitou as políticas de direita»), acham que, quando um partido ganha eleições sem maioria absoluta, não pode, nem deve governar segundo o programa com que se apresentou ao eleitorado. A consequência, para respeitar a vontade dos portugueses, segundo estes iluminados, era o programa do governo incorporar contributos dos programas de todos os partidos. Caricaturando: reduziam-se os impostos e reforçavam-se os corpos policiais; suspendiam-se as grandes obras públicas, nomeadamente o TGV e o novo aeroporto e entregava-se a direcção da RTP 1 e 2 a Pacheco Pereira; nacionalizavam-se os sectores estratégicos da economia, a começar pela banca, e substituía-se o hino nacional pela Internacional. No resto, o PS podia aplicar o seu programa e José Sócrates que gerisse a caldeirada. Haja paciência.


(Tomás Vasques - Rev. Sábado - Imagem: Net )

O MEU DIREITO DE ACHAR




"Achar" que quanto mais Cavaco insiste, reinsiste e triinsiste em como é isento, independente e sério, mais eu desconfio da veracidade dessas opiniões.
Cavaco declara o óbvio que se exige dum Presidente da República para nos convencer de que não é precisamente o contrário que ele e seus assessores andam por aí a praticar.
Não vale a pena tanta insistência.
Quanto mais insiste menos acreditamos.
È primário.
È dos livros da mais básica psicologia!

(Postado por aviador in Blog Mala Aviada )

segunda-feira, 26 de outubro de 2009

ARENA ROMANA




Ainda, na euforia da vitória, a maioria fez de um acto administrativo um festival de auto-elogio e do flagelo dos vencidos (aos quais não foi dada palavra), a diversão maior.

A tribuna preenchida de dignatários recém empossados, dirigentes autárquicos e jornalistas do regime, aplaudiu este degradante espectáculo. Degradante não tanto para “os escravos”, mas para os próprios “espectadores” que assistiram ao flagelo, por terem esquecido que foram investidos da elevada tarefa do bom e justo governo.

A Oposição, hoje empossada, deseja que a poeira assente e se possa cuidar dos interesses da Freguesia e tudo fará para que a sua dignidade seja respeitada, relembrando que a campanha eleitoral terminou às 0,00h do dia 9 de Outubro!

( In Blog seBASTIÃO - Imagem: Net)

MUDAR O DISCURSO POLITICO



É tempo de dizer aos portugueses que não há políticos salvadores, que o orçamento do Estado não faz milagres e é financiado pelos impostos dos portugueses e que o desenvolvimento do país é uma tarefa colectiva. O papel dos políticos não é salvar o país como faz supor o discurso de alguns dos nossos dirigentes partidários, dos governantes espera-se a definição de estratégias para o futuro, a gestão rigorosa dos recursos públicos e o esclarecimento e mobilização dos cidadãos para que o país possa fazer frente às muitas situações adversas que podem surgir.

É tempo de os políticos assumirem que não são milagreiros nem endireitas para líderes de um povo que precisa de esperança e de acreditar no futuro.


(In Blog " O Jumento" - Imagem: Net )

domingo, 25 de outubro de 2009

LOUÇÃ ACEITA VACINAR-SE E CRITICA ALARMISMO CRIADO




O líder do Bloco de Esquerda, Francisco Louçã, considera que não faz sentido o alarmismo criado contra a vacina da gripe A H1N1 e disse que aceita vacinar-se «com todo o gosto» na campanha que se inicia segunda-feira.

«Quem está em situação de saúde com risco deve ser prioritariamente vacinado, mas quem tem também muito contacto com outras pessoas deve aceitar a vacina, o que faço com todo o gosto, porque creio que é também uma responsabilidade combater esse alarmismo e dar o exemplo», afirmou esta tarde.

Francisco Louçã falava aos jornalistas em Anobra, no concelho de Condeixa, a segunda freguesia no país conquistada pelo BE nas últimas eleições autárquicas, a seguir a Salvaterra de Magos, onde se deslocou para contacto com os autarcas eleitos e a população.

«Em questões de saúde é preciso ser sempre muito sensato. O alarmismo sobre a gripe A não tem qualquer justificação, é uma epidemia de gripe muito contagiante como tem havido outras epidemias de gripe todos os anos», disse o coordenador nacional do BE.

Para além dos grupos de risco, onde se incluem as grávidas, as pessoas com doenças infecciosas ou limitações por idade e também aquelas que estão contacto intensivo com outros, Louçã entende que todos os deputados deviam ser vacinados, assim como o Presidente da República.

A campanha de vacinação contra o vírus H1N1 arranca segunda-feira.

(In TSF online - Imagem: Net )

PORTIMÃO NA ROTA DOS GRANDES PAQUETES




O Porto de Cruzeiros de Portimão vai receber cinco navios de luxo, no mês de Outubro, com um total de 2183 passageiros e 1110 tripulantes.

O paquete “Thomson Spirit”, da Thomson Cruises, que transporta 1254 passageiros e uma tripulação de 520 profissionais rumo a Toulon, Nápoles e Barcelona, chega no dia 5. Segue-se, no dia 8, o “Europa”, da Hapag-Lloyd, com 408 turistas e 270 tripulantes a bordo, com destino a Veneza.

Também pertencente à Hapag-Lloyd, chega a Portimão no dia 16 o “Hanseatic”, com 184 passageiros e 125 tripulantes. O navio, que opera no segmento do turismo de aventura, tem como destino final a Antárctica.

Para o dia 21 de Outubro é aguardado o “Royal Clipper”, da Star Clippers. Com cinco imponentes mastros é considerado o maior navio do mundo no seu género, tendo capacidade para 227 passageiros e 106 tripulantes. A viagem parte de Civitavechia, o porto de Roma, em direcção a Lisboa, com passagens por Ibiza, Casablanca e Tânger, entre outros portos.

Por fim, no dia 26, o “Seadream I”, do Seadream Yacht Club, faz escala no Porto de Cruzeiros de Portimão, vindo de Barcelona em direcção a Lisboa, com 110 turistas a bordo e uma tripulação de 89 elementos.

(In Observatório do Algarve - Imagem : Net)

sábado, 24 de outubro de 2009

VAIRINHOS ESTÁ AÌ !



* Caros amigos, calma!

Uma gripe incómoda reteve-me na cama!
Estou vivo e presente! Sou um homem livre e democrata!
Não há Seruca nem má-língua que me deite abaixo.
Viva a Democracia! Abaixo a calúnia e mentira que usaram na campanha eleitoral!

------- Joaquim Vairinhos

Como diria o nosso amigo Lourenço: «ecce homo» (cá está o homem!). Vairinhos veio justificar-se. Congratulo-me com isso (não com a gripe, evidentemente, mas com o facto de haver uma justificação).

Escrevi na véspera da tomada de posse: “… estou convicto de que Vairinhos assumirá, uma vez mais, com coragem, o papel de mártir. Pelo Partido a quem, não há muitos anos, ajudou a resplandecer.”

A não comparência dele na tomada de posse colheu-me pois, numa surpresa dolorosa. Tomar posse, mesmo correndo o risco de ter de ouvir aquele discurso sem interesse nem nível de Seruca Emídio, seria a taça de fel que lhe seria inevitável tomar. Não pôde ser. Paciência!

A partir do momento em que Vairinhos tomar posse, todas as deci-sões que vier a tomar serão legítimas. Mesmo que entenda que não tem de suportar a arrogância ou o sarcasmo do «poder autárquico constituído». Como ele próprio afirma, é um democrata e é livre.

Nós compreenderemos e estaremos do seu lado.

Tema: Notícias do concelho, Política sem espinhas

Lançado por: José Carlos in Blog " Calçadão de Quarteira"

É um doutor de Lisboa, por amor de Deus




Independentemente do que se ache das palavras de José Saramago, o texto de Vasco Pulido Valente, hoje, no “Público”, é deplorável. Não pelo insulto, que é coisa com que todos devemos viver bem. Mas por outras duas razões que marcam quase tudo o que VPV escreve: pela insuportável arrogância social e pelo tom de ajuste de contas. As repetidas referências à falta de habilitações académicas de Saramago denunciam todos os tiques da pequena aristocracia nacional, sempre pronta a enxotar da corte os que não são da sua estirpe. O azedume degradante Pulido Valente, um homem encurralado na sua própria inteligência, e o enfado que empresta a tudo recorda-nos como o cinismo é uma doença auto-destrutiva. E não tem cura.

(In Blog Arrastão - Imagem: Net )

sexta-feira, 23 de outubro de 2009

A MOÇOILA DO P C P



A jovem deputada que o Pedro Correia aqui trouxe – a que acabou de aterrar na bancada comunista e dá pelo nome de Rita Rato – parece a lufada de ar fresco que há tanto faltava ao PCP. Na verdade, tudo indica que Jerónimo de Sousa arranjou finalmente um elemento semelhante àqueles que todos os partidos normais têm: alguém que não sabe de nada, que nunca ouviu falar em nada, que possa fazer número, que vote de braço no ar sem saber em quê e que seja capaz de ficar ali a bocejar ou a meter o dedo no nariz.

A pequena foi apresentada exactamente há sete anos, num Avante! de Outubro de 2002, já ela era o que é agora: continua sem desconfiar o que o Gulag possa ter sido. Sobre as ideias que então a moviam e que ela deve manter cristalizadas, lia-se nesse número do órgão oficial do PCP: «A política está em tudo. Compramos A Bola ou o Record e está lá política.» Mas lamentava ver que «as pessoas abstraem-se da política e de pensar» e «preferem ver o Big Brother e as telenovelas». Onde, afinal, não está a política. Parece que a política está em tudo, mas não é bem em tudo: é em quase tudo, como A Bola e o Record (a que as pessoas não ligam por ter política e dar que pensar), menos no 'Big Brother' e nas telenovelas.

Não se pense que a Rita teve uma vida fácil até essa altura: «Quando era mais nova queria ser da JCP, mas o meu pai disse que não, que era mal visto pela sociedade.» Pior ainda é que me contaram que o pai parece que nem a deixava sair à noite quando era pequenina, não fosse ela para a JCP às escondidas..

Não irei alongar-me, mas gostava de fazer uma pergunta ao PCP, que passa o tempo a declarar que recebe enchentes de novos militantes todos os anos: não havia por lá uma moçoila mais jeitosinha? Não, não é isso – é intelectualmente.


( In Blog " Delito de Opinião" - Imagem: Net)

COM O MENINO NOS BRAÇOS



‘Foi com este menino nos braços e um apoio minoritário no Parlamento que o primeiro-ministro indigitado consultou os diferentes oráculos para saber com que votos poderia contar. Os deuses partidários optaram por respostas ambíguas, daquelas que dão para tudo. Mas houve uma deusa que se esmerou. Abriu o livro, benzeu-se e falou assim: comigo não há pactos, não há alianças, não há acordos, não há diálogos, não há nada! Não, não e não!!
Curvemo-nos agradecidos: Ámen...’

( In Blog Câmara Corporativa - Daniel Amaral - O oráculo - imagem: Net)

quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Jardim recusa ser liderado por Passos Coelho



“Acha que depois de trinta e tal anos de política estou para ser liderado por esse indivíduo?"

E de quem é a responsabilidade da “autofagia balcanizada em que mergulhou o PSD”, Dr. Alberto João? Ele explica-se: “Uma coisa é o que pensa o eleitorado tradicional do PSD e outra é o situacionismo e o arranjismo políticos que marcam os quadros do partido.” Aliás, afirma, “são estes quadros intermédios os grandes responsáveis pela situação a que o País chegou”. Sendo assim, defende que quem se deve demitir de imediato não é Ferreira Leite, mas “os quadros das distritais, os verdadeiros culpados, autênticos apparatchiks”, rotulados de “alminhas de Deus” que “elegem os líderes que a comunicação social de esquerda lhes sugere”.

(In Blog C. Corporativa - Miguel Abrantes - Imagem: Net)

quarta-feira, 21 de outubro de 2009

GULAG ? NUNCA OUVI FALAR !



Rita Rato, de 26 anos, licenciada em Ciência Política e Relações Internacionais, é uma das novidades da bancada parlamentar do PCP. Só a cara é nova: o pensamento desta jovem deputada é o mesmo dos veteranos do seu partido. "Não sou capaz de responder porque, em concreto, nunca estudei nem li nada sobre isso", respondeu ao Correio da Manhã quando quiseram saber a opinião dela sobre o Gulag.

Nunca ouviu falar no Gulag, senhora licenciada em Ciência Política? Eu explico: era assim uma espécie de campo de férias destinado exclusivamente a reaccionários no paraíso soviético. Tem hoje algumas sucursais na Coreia do Norte, uma das mais pujantes democracias do globo, como certamente lhe explicará o seu camarada Bernardino Soares. E Estaline era um monge ortodoxo, universalmente conhecido pelo seu espírito caritativo e justamente galardoado com o Nobel da Paz pouco antes de ter falecido em odor de santidade.

( Por Pedro Correia in Blog Delito de Opinião - Imagem : Net)

Ambiente e Poder Local no concelho de Loulé



A Associação Almargem num acto de cidadania ambiental em prole da defesa dos interesses dos cidadãos do Algarve elaborou em véspera de eleições um conjunto de questões sobre o desenvolvimento sustentável da região Algarve e enviou-as aos 70 candidatos à Presidência das Câmaras da região para que manifestassem a sua posição. Colocou quatro questões a todos os candidatos. Em Loulé também o fez. Nem o candidato do PSD, nem do PS, nem do Bloco de Esquerda, nem do CDS/PP, nem do PCP, responderam. Ficamos a saber que as questões ambientais no concelho de Loulé, para os principais partidos políticos, ou são inexistentes, ou indiferentes, ou desprezíveis, ou são mesmo um problema dos "outros". Nesta última semana, cientistas de renome mundial, avançavam com 10 anos, o limite temporal, para derreter algumas das mais importantes zonas glaciares do Pólo Norte. Uma catástrofe global. Hoje, o jornal Público divulgava que as alterações climáticas vão fazer, pura e simplesmente, desaparecer do mapa as Maldivas, entre outras zonas do globo terrestre. O presidente das Maldivas reuniu com os seus ministros no fundo do mar, a alguns metros de profundidade para que o mundo se sensibilize e ataque a sério o problema das alterações climáticas. Por cá, no Concelho de Loulé, parece que as questões ambientais não entraram ainda na agenda dos partidos. O Ricardo Tomás tem razão. Não há ambiente que resista a tanto provincianismo.

( In blog Movimento Apartidário do concelho de Loulé )

terça-feira, 20 de outubro de 2009

O C. da Manhã não deu pelo trambolhão !



A Aximage fez uma sondagem, para o Correio da Manha e para o Jornal de Negócios, sobre a popularidade dos políticos. A grande novidade é o monumental trambolhão do Presidente da República, que, abortada a inventona de Belém, foi a rebolar por aí abaixo, só não batendo com os costados no fundo porque, a ampará-lo, estava lá a Dr.ª Manuela [“Os portugueses dão-lhe um 6!”]: “O presidente recebeu um chumbo: 9,6! Nunca Cavaco Silva tinha descido do bom (14,5 foi a sua nota mais baixa, em Outubro de há um ano).”

É evidente que o chumbo do Presidente da República é o aspecto mais relevante da sondagem da Aximage. Acontece que o Correio da Manha (pelo menos, na edição on-line) omite o trambolhão de Cavaco. É a fenómenos sobrenaturais como este que chamam asfixia democrática?

(In Blog Câmara Corporativa - Imagem: o mundo da corrida.com)

segunda-feira, 19 de outubro de 2009

O BACELAR QUE NOS CALHOU NA RIFA !



Miguel Freitas, deputado algarvio eleito pelo Partido Socialista, em comunicado enviado à imprensa, afirma que “são destituídas de qualquer fundamento” as notícias que “ligam os furtos ocorridos em unidades hoteleiras no Algarve a redes de terrorismo”.

Rejeitando este facto, Freitas acusa o deputado do PSD eleito pelo Algarve,Bacelar Gouveia, de alimentar campanhas sensacionalistas: -“De alguma forma caucionar estas notícias, como o fez o deputado Bacelar Gouveia, presidente do Observatório, Segurança, Criminalidade Organizada e Terrorismo e deputado eleito pelo PSD no círculo do Algarve, permite alimentar uma campanha sensacionalista, a qual é lesiva para o turismo e para a região”.

Acrescenta Miguel Freitas que as declarações de Bacelar Gouveia - “são de uma enorme imprudência, contribuindo para criar um clima de alarmismo relativamente à segurança no Algarve (...) A região merece mais respeito, particularmente por quem foi eleito por este círculo eleitoral”.

Bem nos parecia que estes alarmismos traziam água no bico!... Bacelar Gouveia começa mal como deputado pelo Algarve.

Tema: Notícias do Algarve, Política sem espinhas (In Blog :Calçadão de Quarteira)

SARAMAGO DE NOVO POLÉMICO





Sobre o livro Caim, que é apresentado hoje a nível mundial, o escritor defendeu que “na Igreja Católica não vai causar problemas porque os católicos não lêem a Bíblia". Mas admitiu que poderá gerar reacções entre os judeus.

“A Bíblia passou mil anos, dezenas de gerações, a ser escrita, mas sempre sob a dominante de um Deus cruel, invejoso e insuportável. É uma loucura!”, criticou, em Penafiel, numa entrevista à agência Lusa, o Nobel da Literatura de 1998, para quem não existe nada de divino na Bíblia, nem no Corão.

“O Corão, que foi escrito só em 30 anos, é a mesma coisa. Imaginar que o Corão e a Bíblia são de inspiração divina? Francamente! Como? Que canal de comunicação tinham Maomé ou os redactores da Bíblia com Deus, que lhes dizia ao ouvido o que deviam escrever? É absurdo. Nós somos manipulados e enganados desde que nascemos!” afirmou.

Saramago sublinhou que “as guerras de religião estão na História, sabemos a tragédia que foram”. E considerou que as Cruzadas são um crime do Cristianismo, porque morreram milhares e milhares de pessoas, culpados e inocentes, ao abrigo da palavra de ordem "Deus o quer", tal como acontece hoje com a Jihad (Guerra Santa). Saramago lamenta que todo esse “horror” tenha feito em nome de “um Deus que não existe, nunca ninguém o viu”.

“O teólogo Hans Kung disse sobre isto uma frase que considero definitiva, que as religiões nunca serviram para aproximar os seres humanos uns dos outros. Só isto basta para acabar com isso de Deus”, afirmou.

O escritor criticou também o conceito de inferno: "No Catolicismo os pecados são castigados com o inferno eterno. Isto é completamente idiota!”.

“Nós, os humanos somos muito mais misericordiosos. Quando alguém comete um delito vai cinco, dez ou 15 anos para a prisão e depois é reintegrado na sociedade, se quer”, disse.

“Mas há coisas muito mais idiotas, por exemplo: antes, na criação do Universo, Deus não fez nada. Depois, decidiu criar o Universo, não se sabe porquê, nem para quê. Fê-lo em seis dias, apenas seis dias. Descansou ao sétimo. Até hoje! Nunca mais fez nada! Isto tem algum sentido?”, perguntou.

“Deus só existe na nossa cabeça, é o único lugar em que nós podemos confrontar-nos com a ideia de Deus. É isso que tenho feito, na parte que me toca”.

( In " Publico on line" - Imagem: Net )

domingo, 18 de outubro de 2009

RODEADOS DE PESSOAS TERRÍVELMENTE SÓS



Dizem que a solidão é um problema da sociedade moderna e das grandes metrópoles. Cruzamo-nos no elevador com vizinhos e nada sabemos acerca deles, desejando apenas que o elevador suba mais depressa que o normal, e nos tire rapidamente daquela situação constrangedora, de estar junto a uma pessoa num espaço reduzido, sem saber o que lhe dizer. Passámos das tricas e mexericos dos pequenos bairros, para a total indiferença dos bairros modernos. A vizinha colada à janela, que tudo via, tudo sabia e tudo divulgava, mais parece uma espécie em vias de extinção. Ganhámos privacidade, mas perdemos o interesse geral pela nossa existência.

(In blog " Ma ke jeto Mosso" Imagem - Hugo Dias -

sexta-feira, 16 de outubro de 2009

O ADEUS DA CAMILA



A nossa alegre e acutilante Camila saiu-se hoje com uma mensagem tenebrosa que esperamos seja, apenas, fruto de alguma indisposição passageira, que não de um ataque à sua “vida física”.

Neste mundo virtual conectante com o real quotidiano, há personagens de peso local e nacional, que alimentando o nosso pensar, nos fazem falta diária, nos ajudam a suportar a “tormenta” e nos alimentam a “esperança”; essas etéreas figuras abrem “buracos negros” quando de nós se apartam.

O “ssebastiao”, que desde sempre acolheu a “Camila”, não acredita no “The End” e fica, ansioso, aguardando o “Olá, Voltei!”

( In Blog "seBASTIÃO" - Imagem: Quadro de Edward Coley)

DEPUTADO POR UMA HORA



Uma manhã. Foi quanto Deus Pinheiro aguentou no Parlamento.
Só ele e a Presidente do PSD saberão as razões que o levaram a aceitar uma candidatura que manifestamente não desejava.
Talvez fosse um candidato encapotado a Ministro ou a Presidente da Assembleia da República? Se para este último cargo, o seu Partido não teve votos suficientes, para o primeiro só se pode queixar da dita Presidente e da estratégia autofágica que ela abraçou.

Sócrates convidou o PSD para o Governo. Deus até tinha afirmado, repetidas vezes, que estaria disponível para a "salvação nacional," mas o seu partido nem debateu esse assunto.
A linha de Pacheco e Leite aposta tudo numa cavalgada contra Sócrates e contra o PS para conquistar uma maioria, um Governo e um Presidente em 2011.
Mas diz o povo: "quem tudo quer, tudo perde...!"

(In Blog " Ponte Europa" - Imagem: Net)

quinta-feira, 15 de outubro de 2009

ESTÁ ABERTA A CAMPANHA PARA AS PRESIDENCIAIS




Ao contrário do que disse Ferreira Leite o ciclo eleitoral em que o PSD está envolvido não ficou concluído com as eleições autárquicas, será concluído com as eleições presidenciais. Aliás, as eleições legislativas foram marcadas pelo empenho de Cavaco Silva num projecto de poder que vinha desenhando há muitos meses e que visavam criar condições para uma recandidatura. A partir do momento em que Sócrates não se revelou o primeiro-ministro servil que o Presidente esperava e desejava passou a ser evidente que o futuro de Cavaco Silva passava por pôr fim à carreira política do líder do PS.

Cavaco Silva vai ter mais dificuldades em conseguir um segundo mandato do que as que teve para ser eleito para o primeiro mandato. Quando se candidatou Cavaco Silva apareceu desalinhado de um PSD dirigido por gente de que não gosta ou diz não gostar. Ao insinuar que Santana Lopes seria a má moeda sem, contudo, ter tido a coragem (este não é um atributo de Cavaco que ao longo da vida nunca exibiu grandes rasgos de coragem) de afirmar que se estava a referir ao menino guerreiro.

Desta vez Cavaco parte “queimado” à esquerda, sem credibilidade em boa parte da direita e exibindo o pior mandato presidencial de que há memória no Portugal democrático. Além disso, não se poderá encostar a José Sócrates como fez no princípio da legislatura, dificilmente o primeiro-ministro o ajudará a recuperar a imagem junto do eleitorado, devolvendo-lhe a estratégia manhosa de tentar levar Ferreira Leite a primeira-ministra.

Mas Cavaco Silva não pode, não está em condições de decidir, não tem condições para apostar numa vitória e, muito provavelmente, não tem saúde para um segundo mandato. Como nem tão cedo vai decidir se é de novo candidato a Presidente da República a partir de hoje o país vai assistir ao segundo tabu de Cavaco Silva. Aliás, será o próprio Cavaco a promover o tabu pois é a forma de estar no centro das atenções e, dessa forma, usar a comunicação social para recupera a imagem.

A indecisão de Cavaco terá consequências no PSD como já se pode constatar, Marcelo ainda não sabe se vai ser candidato à liderança do PSD ou candidato a Presidente da República. O próprio Cavaco não saberá se prefere a liderança de Manuela Ferreira Leite ou, se para se demarcar do PSD, não preferirá que volte uma qualquer má moeda à liderança do PSD.

Feitas as contas das autárquicas, lambidas as feridas por todos os partidos concorrentes, principalmente pelo Bloco de Esquerda, está aberta a pré-campanha para as presidenciais. Cavaco Silva que confunde o país com o seu umbigo vai gerir a Presidência da República com vista a um segundo mandato e enquanto não se decidir ou não se sentir seguro de que vai ganhar tudo fará para que o país gire em seu torno.

( In Blog O Jumento - Foto: Net)

quarta-feira, 14 de outubro de 2009

DOUTAS OPINIÕES



O notável escritor italiano Andrea Camilleri, autor dos conhecidos romances policiais protagonizados pelo comissário Montalbano, do alto dos seus 84 anos, deu uma entrevista ao jornal El País, no passado 18 de Setembro de 2009, onde dá a sua explicação para o sucesso de Silvio Berlusconi.
Diz ele que a Itália “ama o bufón delirante porque reflecte o pior de cada um e suscita essa inveja que todo italiano sente perante as motocicletas que não cumprem nem uma regra do código”.
E depois de considerar existir uma “enfermidade mental, política e económica” formula o desejo que os italianos “bebam do cálice até que vomitem”.
É o talento de, com poucas palavras, dizer tudo.


Luís Eloy Azevedo in SIne-Die - Foto: Net

MAITÊ já sabe lê ?



Não altera em nada as relações entre Portugal e Brasil que uma figurinha mediática desconheça o estilo manuelino, que não saiba distinguir o rio do mar, que ignore que o pátio de um mosteiro se chama claustro ou até que subtraia trinta anos à ditadura de Salazar. Não faz ruir pontes culturais entre os dois países que a mesma criaturinha se divirta com os túmulos de Camões e Pessoa depois de uma indigestão de pasteis de Belém. Não belisca nem a superfície da dignidade da mais ínfima pedra dos Jerónimos que ela acabe a sua exibição a cuspir numa fonte histórica. Enfim, não nos devia aquecer nem arrefecer que Maitê Proença pense que todos os portugueses se chamam Manuel e Maria, são padeiros e ainda usam fartas bigodaças ou lenços pretos sobre carrapitos. A ignorância é dela, o preconceito é dela, a figura triste é dela, a pobreza de espírito também. Não somemos a todos estes atributos uma importância que ela não tem, indignando-nos como se a sua opinião fosse decisiva nas nossas vidas.



Sejamos magnânimos, dando a Maitê o benefício da dúvida de uma outra explicação, apesar de tudo menos penosa para os seus pobres neurónios: talvez o romance com um famoso romancista português lhe tenha corrido mal e ela queira apenas vingar-se, atingindo pelo caminho (por falta de pontaria, provavelmente) o resto dos portugueses.



Nota - Já não acho tão irrelevante que um programa de televisão dê cobertura a esta brilhante "peça jornalística", mas o jornalismo - lá como cá - parece andar pelas ruas da amargura.

(In blog : Delito de Opinião - Ana Vidal - Imagem: Maria Claralivros )

terça-feira, 13 de outubro de 2009

CÂMARA DE LOULE RECOMEÇA MANDATO COM MUITA BRUXARIA



Ainda não estão bem arrumadinhos nos arquivos dos tribunais os embrulhinhos com os votos das autárquicas, é já a Câmara de Loulé começou a fazer as suas tropelias.

Claro, são quatro anos para fartar vilanagem e há por aí uns clientes a satisfazer, sejam eles os(as) amigos(as) das pseudo-comissões de festas, das ditas “CentroLoulé”, sejam os respectivos negociozinhos particulares.
.
Daí, que a Câmara de Loulé já venha divulgar uma nota oficiosa a anunciar uma «Parada do horror». Com todo o descaramento intitula: “Loulé recebe festa de halloween”. Podiam ao menos ser mais claros e dizer: “Câmara de Loulé fornece festa de halloween”.

A «tradição» vai encontrar-se com os louletanos na noite de 31 de Outubro, num outro Carnaval de carros alegóricos, máscaras “bru-xas, feiticeiros, vampiros, zombies, lobisomens”.
.
Conclui a Câmara, no seu comunicado: “Nos últimos anos, as cele-brações do Halloween têm ganho um novo espaço em Portugal, so-bretudo em zonas onde há uma forte comunidade anglo-saxónica”.

Pois! Comunidade anglo-saxónica na freguesia de S. Clemente ou na de S. Sebastião?

Tema: Cultura e recreio, Espante-se, Notícias do concelho

Lançado por: José Carlos em 13.10.09 Calçadão de Quarteira -Foto Calçadao/CM)

O FIM DO SNR. FERNANDES EM DIRECTO NA RTP



Como se não fosse nada com ele. Foi assim, arrogante e já com certo ar "europeu", que José Manuel Fernandes se apresentou no Prós e Contras de ontem. Uma triste figura que se escondeu no tempo que tinha combinado com Fátima Campos Ferreira (sic!) como máximo que usaria para falar do Cavaco Silva e da encomenda de Fernando Lima. Saiu a perder com João Marcelino, e conseguiu reunir contra si o próprio Henrique Monteiro. Saiu isolado e a vociferar sózinho. Dever ter ido procurar o amigo Pacheco Pereira. A estratégia de cobertura de golpada de Cavaco foi traída em cada gesto e olhar.

Um triste fim. Um fim merecido.

( In Blog Câmara de Comuns - Imagem: Net )

FILHOS DE UMA BELA SENHORA



Lamentável a prestação dos senhores jornalistas, ontem no Prós&Contras.
Confrangedor e sintomático dos métodos que utiliza,José Manuel Fernandes foi patético.
Ridículo, sobranceiro e senhor de grande autoridade o "bailarino" director do Expresso.
Os senhores jornalistas, reproduziram no programa o pior do comportamento dos seus amigos politicos.
Temos tudo para desconfiar da informação que nos é servida.
Preocupante e lamentável.
Para ser suave vou utilizar uma expressão italiana que os caracteriza bem:
Filhos de uma bela senhora!

Postado por aviador in " Mala Aviada" - IMagem - Photobucket -

segunda-feira, 12 de outubro de 2009

EVOCAÇÂO DAS GAIVOTAS



Parcela de graffiti pintado no muro da Escola Secundária de D. João V
. Damaia - Amadora.

.

(...) «Se uma gaivota viesse trazer-me o céu de Lisboa no desenho que fizesse, nesse céu onde o olhar é uma asa que não voa, esmorece e cai no mar » (...)
.
Não parece, assim em jeito de prosa, mas é o arranque do lindo poema de Alexandre O'Neill (1924-1986) intitulado " Gaivota " que, de forma livre, como o poeta o foi, retirámos um extracto para emoldurar este graffiti que espanta pela beleza e leveza do seu traço artístico!
.
Evoquemos um pouco mais O'Neill, lembrando o Homem que disse que era necessário 'desimportantizar as coisas'!... mas já perto do tempo do seu passamento, admitia porém, que fez do seu corpo alavanca, sem pensar no futuro...!
.
Trazendo a nossa gaivota tanto mar atrás de si, lembremo-mos também de uma frase tão repetida por todos,... mas que afinal poucos saberão que foi Alexandre O'Neill o seu criador: «Há mar e mar, há ir e voltar...!»,... lembravam-se ...? Ainda bem que se lembravam ...!
E ainda sobre o poeta, apresentemos a nossa solidariedade ao emprestarmos o nosso entendimento quanto ao estado de alma a que tinha chegado nos seus últimos tempos; o grande comunicador que foi, o grande operário da poesia e fabricante de temas que encheram tantas e tantas conversas de tertúlia,... chegou ao ponto da necessidade de ir ao barbeiro da esquina, só para ter alguém com quem conversar! (...)
.
Fica aqui um protesto pela hipocrisia dos muitos que pontualmente o lembram por necessidade de se afirmarem intelectuais,
mas que abandonaram à sorte do silêncio
que o Poeta odiava (...)
.
.
Apresentamos de seguida um pequeno esboço poético, ao qual nem daremos título porque quando se evocam forças da natureza, os humildes gesticulam, e respeitam a grandeza dos que de facto foram os grandes artífices da escrita, como O' Neill..., um grande Senhor tanto das Letras... como da Luta pela Liberdade (...)
.
....................................................................................................................................
.
Ó meus sonhos fiéis, gaivotas retardadas,
Sacudi ao luar vossas asas molhadas
De pura fantasia; é tempo de voltar
Ao vosso ninho doce entre as fragas de Azul.
.
Vós sois no meu viver, uniforme e vulgar,
Como flor que nascesse à beira do paul;
Sois a força, o sustento, o pão da alma ferida
No rude batalhar a que chamamos vida.
Eu vou deixar a praia, as ondas rumorosas;
Dos astros pelo céu as falas silenciosas ...
Aves brancas do sonho, ó bando transviado,
É tarde; recolhei ao vosso ninho amado!
.
.Abençoadas sejam as gaivotas que tal como as pombas brancas, também elas são mensageiras de novidades... como uma das mais simplórias que o povo tantas vezes repete: ' gaivotas em terra,... é sinal de tempestade...' !
.
Hoje é dia de Eleições Autárquicas em Portugal!
Hoje o Povo vai de novo exercer o seu direito e dever cívico de escolher aqueles que pensa melhor o representarem nos mais diversos pelouros.
.A todos saudamos ... e, dedicamos a publicação deste post!
.
Viva o Povo Português!
.
Viva o nosso Portugal!
( Publicada por César Ramos - Alfobre)

domingo, 11 de outubro de 2009

LOULÉ - ALGARVE



(Foto in Blog Jornal ARDMUSICA)

sexta-feira, 9 de outubro de 2009

A NOSSA ESCOLHA É VAIRINHOS



Termina hoje a Campanha eleitoral e é já domingo o dia designado para escolhermos os autarcas que nos próximos quatro anos vão desempenhar um trabalho muito importante em democracia e que é o chamado Poder Local.
Em Loulé são muitos os candidatos concorrentes à semelhança do que acontece um pouco por todo o país.
" As vozes dos outros" não tiveram dificuldade em escolher o seu candidato. E se nos permitem, sugerimos aos nosso leitores caso ainda estejam indecisos, o voto em JOAQUIM VAIRINHOS para Presidente da Câmara de Loulé. O tempo que geriu este concelho foi um tempo que todos os louletanos recordam como muito positivo.
Estejamos atentos no próximo domingo quando tivermos nas mãos os boletins de voto.
Ao candidato Vairinhos desejamos um grande sucesso que será também o do nosso Concelho.

(Imagem: Hugo Rosário)

quinta-feira, 8 de outubro de 2009

VAIRINHOS É O NOSSO CANDIDATO



Está já aí à porta o dia designado para escolhermos os autarcas que nos próximos quatro anos vão desempenhar um trabalho muito importante em democracia e que é o chamado Poder Local.
Em Loulé são muitos os candidatos concorrentes à semelhança do que acontece um pouco por todo o país.
" As vozes dos outros" não tiveram dificuldade em escolher o seu candidato. E se nos permitem, sugerimos aos nosso leitores caso ainda estejam indecisos, o voto em JOAQUIM VAIRINHOS para Presidente da Câmara de Loulé. O tempo que geriu este concelho foi um tempo que todos os louletanos recordam como muito positivo.
Estejamos atentos no próximo domingo quando tivermos nas mãos os boletins de voto.
Ao candidato Vairinhos desejamos um grande sucesso que será também o do nosso Concelho.

- Imagem: In Vairinhos 2009 -
tem provas dadas em Loulé para além de uma vida política e associativa recheada de

MACÁRIO É UM OPORTUNISTA ?



José Apolinário classificou hoje a candidatura de direita de “oportunista” por querer aproveitar-se do trabalho desenvolvido pelo PS na Câmara Municipal de Faro neste mandato.

Em contactos com a população e empresas, na Cidade e em várias zonas do interior do Concelho, o Presidente da Câmara Municipal de Faro e Candidato do Partido Socialista ao segundo mandato afirmou que ao longo destes quatro anos a Câmara conseguiu trazer para Faro 500 milhões de euros de investimento público para Faro que vão mudar o Concelho, “tivemos a capacidade política de atrair para Faro cerca de 500 milhões de euros de investimento público. É só por essa razão que aparece agora o Presidente da Câmara de Tavira, por puro oportunismo político, pois sabe que os projectos estão feitos e o financiamento para as obras aprovado”, afirmou José Apolinário, adiantando que a coligação da direita radical não tem ideias, nem projectos, limitando-se a fazer comunicados para falar mal de Faro ou para descrever incidentes sem valor ou significado.

( In Blog " Press Algarve" - Imagem: Net )

Eles não gostam de Tribunais .....



MANUELA MOURA GUEDES ESTÁ DOENTE

«Manuela Moura Guedes e José Eduardo Moniz falharam a primeira sessão do julgamento a 20 jornalistas acusados de terem violado o segredo de justiça no processo Casa Pia.

A jornalista da TVI não compareceu no Tribunal de Oeiras, tendo apresentado um atestado médico. Quanto a José Eduardo Moniz, o motivo foi uma viagem ao estrangeiro há muito agendada. Também estiveram ausentes o jornalista da TVI Manuel Domingues e Maria Teresa Pais Oliveira, ex-jornalista do 'Expresso'. » [Correio da Manhã]

Parecer:

Deve ser gripe.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Desejem-se as melhoras à esposa do senhor Moniz.»

(In Blog : "O Jumento" : Foto: Net)

quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Politica da esfregona à moda louletana



Limpam pelas frentes como mulheres a dias incompetentes que querem mostrar serviço com um mínimo de esforço: arruamentos, canteiros de jardins, tudo o que salta à vista na via pública e é de rápida solução anda num virote. Até domingo.

Nesse dia hão-de vir, de mão estendida, para receber.

( In Blog Delito de Opinião - Imagem: Net - O título foi escolhido por nós))

BLOCO DE ESQUERDA DENUNCIA PROMISCUIDADE



* A inoportunidade desta publicação é reveladora da promiscuidade existente entre o executivo municipal e o PSD, sinónimo da confusão existente entre alguma secções camarárias e a concelhia deste partido, parecendo às vezes que umas funcionam em complemento da outra”.

As palavras são dum comunicado do Bloco de Esquerda de Loulé, a propósito da publicação de um boletim alusivo às obras efectuadas durante a gestão do PSD à frente dos destinos do Município, entre 2002 e 2008.

* “A única diferença que vislumbramos nesta publicação é o facto de vir com a cor da Câmara e não com a cor laranja” – acrescenta-se no comunicado.

Trata-se de um «boletim» com a tiragem de 7.500 exemplares, publicado por este executivo municipal, numa manobra claramente eleitoralista, a poucos dias do acto eleitoral.

A denúncia tem todo o cabimento, entendida apenas por gente séria e isenta (não confundir com “os que se dizem sérios e isentos”) e não se compreende por que razão a oposição ou as restantes candidaturas às próximas eleições não apresentaram a competente queixa.

Ainda nos lembramos como Edite Estrela foi condenada, pelo Tribunal, a pagar do seu bolso uma publicação semelhante, no final do seu mandato na Câmara de Sintra…

Lançado por: José Carlos in Calçadão de Quarteira)

terça-feira, 6 de outubro de 2009

SUBMARINANDO



Submarinando...
[Publicado por AG] [Permanent Link]
Os processos judiciais em torno da compra dos submarinos, que andam há anos a marinar, parece que ameaçam dar à costa - vamos, por ora, esperar que não encalhem, como encalha quase tudo aquilo em que a Justiça portuguesa embarca...
E, neste contexto, não se compreende como ainda não foram ouvidos, nem achados, Paulo Portas, o então Ministro da Defesa que superintendeu o negócio, e "sus muchachos" co-adjuvantes. Ah, e já agora, quem era suposto mandar em Paulo Portas à época: o PM Durão Barroso (os escribas sempre afoitos a protegê-lo preferem apontar o dedo a MFL - tadinha, era apenas a contabilista de serviço e, honra lhe seja feita, que bem se esforçou por limitar o desvario do negócio, que nós todos, lusos contribuintes, havemos de pagar com língua de palmo...)
É o próprio Paulo Portas quem, com inimitável lata, vem fazer a caramunha, queixando-se de que ninguém da Justiça o ouviu.
De falta de tempo, ou de aviso, para dispôr, a bom recato, das 60.000 originais ou fotocópias que, impunemente, levou do Ministério da Defesa, é que Paulo Portas se não pode queixar.

(In Blog " Causa Nossa" - Imagem: Terra Tecnologica)

CAVACO SÓZINHO



Mais do que por uma questão de isenção, Cavaco não compareceu na cerimónia tradicionalmente organizada na Praça do Município para chamar a si o protagonismo da data, não era por aparecer a uns metros de António Costa que iria favorecer o candidato do PS a Lisboa, aliás, a imagem de Cavaco anda tão mal que seria mais provável que António Costa perdesse votos com tão inconveniente companhia.

Com o seu discurso cavaco Silva fez mais um acto da sua pré-campanha para as presidências, pré-campanha que teve início logo no primeiro dia do seu mandato. Ouvir Cavaco Silva apelar "um esforço acrescido para a concretização da ética republicana e para a transparência na vida pública" quase dá vontade de rir, será um exemplo de ética republicana o comportamento do seu ex-assessor para a comunicação ou a sua comunicação ao país repleta de inverdades? Será transparência a forma como ajudou a prolongar durante vários meses as falsas suspeitas que o seu assessor lançou sobre o primeiro-ministro?

( In Blog " O Jumento" - Fotografia: " A Lei do Funil"

segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Presidente de S. Sebastião encolhe a estrada em 150 metros



A Brigada de Trânsito (BT) da GNR apanhou o presidente da Junta de Freguesia de São Sebastião em excesso de velocidade, dentro da localidade de Loulé. Um dia depois, o perímetro urbano recuou cerca de 150 metros a partir do local da infracção. As placas de localidade foram mudadas.
O limite era 50, o presidente da Junta passou a 78
Ver Galeria


A situação provocou mal-estar entre os militares da BT, que, sentindo-se “desautorizados” decidiram fazer uma participação à Câmara Municipal de Loulé, à Direcção-Geral de Viação e ao Ministério Público, acusando o autarca de ter mandado recuar os sinais.

“Fui multado porque ia com pressa para uma reunião na câmara municipal”, admitiu Horácio Piedade, negando, no entanto, que tenha ordenado retirar os sinais do local onde foi apanhado a 78 km/h, quando o limite máximo era de 50 km/h.

“Apenas falei com o vereador do trânsito sobre a situação porque recebo muitas queixas de munícipes que têm sido multados naquela zona”, explicou.

De acordo com o presidente da junta de freguesia, o vereador responsável pelo pelouro comunicou-lhe, nesse mesmo dia, que o assunto estava a ser tratado.

“Foi isso que disse aos militares quando voltei a passar no local”, sugeriu.

No dia seguinte, a placa, situada à entrada da cidade de Loulé, para quem vem de Quarteira, recuou cerca de 150 metros.

De acordo com o presidente da Câmara de Loulé, Seruca Emídio, a alteração dos sinais já estava prevista, devido “às muitas queixas de pessoas que ali eram multadas”.

O autarca argumentou ainda que a colocação da placa de localidade não era a correcta, pois “não correspondia ao início da cidade”.

Sobre a data da mudança, Seruca Garante que só pode ter sido “coincidência”.

(In Blog Observatório do Algarve )

domingo, 4 de outubro de 2009

CORRIDAS, PRESIDÊNCIA E PARTIDARITE




O texto que abaixo transcrevemos chegou até nós apenas há momentos, através de um comentário (infelizmente) anónimo, sobre o post anterior. Mas pela sua justeza e oportunidade, pela indignação natural que reflecte, achamos por bem reproduzi-lo.

“(…) politicozinhos de meia-tigela que a tudo jogam mão para angariação de votos.Todo o louletano que se preze “gosta de ciclismo". Qual não foi o meu espanto quando esta manhã assisti ao início da corrida do sr dr. Emídio Seruca, que este blog aqui anunciou, e vi o Centro de Ciclismo, com a sua frota de carros do clube e respectivos corredores equipados com os equipamentos do clube, a participarem na corrida do candidato do PSD.

Isto é de pasmar e de perguntar, pois terão que responder por isto.

Então o Centro de Ciclismo de Loulé é do PSD? E do sr. Doutor? Então o presidente do clube não teve "coisos" para dizer não?

Então onde está essa tão apregoada integridade do actual presidente da CML? Do “bom homem”. Então onde está a isenção?

O Centro de Ciclismo agora tem dono?

Esquecem que o clube é dos sócios e que os seus sócios têm várias tendências politicas, e que decerto não gostaram do que viram.Será que desde a hora que o Centro de Ciclismo de Loulé se integrou no Louletano, o seu presidente Toni do Adro, também passou a ser dono do ciclismo em Loulé?

Será que tudo isto não será a preparar a cova ao Centro de Ciclismo de Loulé? O senhor presidente Batista, deve explicações aos sócios, e que sejam públicas, porque, para além dos sócios, há outras entidades envolvidas e que contribuem para que o ciclismo em Loulé seja hoje uma realidade."
Ass: Louletano amante do ciclismo

O senhor Baptista, a quem reconhecemos e agradecemos o mérito e a persistência na defesa do ciclismo louletano não passará, afinal, de um indivíduo sem carácter, capaz tanta subserviência?

O senhor António do Adro trata o ciclismo de Loulé como um negócio de carros da sucata?

E o senhor candidato, que ainda é presidente da Câmara, estava distraído, ou perdeu completamente o decoro?

Tema: Dos leitores, Inadmissível, Política sem espinhas

(Lançado por: José no Blog Calçadão de Quarteira - Imagem :Net )

SINE DIE



Boas notícias do "Público"
Boas notícias vêm do "Público": o director vai deixar de o ser.
Para compor o ramalhete, agora dizem que ele já no princípio de Julho pedira para sair...
Pode ser, mas eu duvido. Certo é, em qualquer caso, que a situação dele era insustentável, depois da demissão do Lima em Belém, a "fonte" da notícia de 18 de Agosto. As crónicas contundentes do provedor do "Público" estavam também a deixar mossa.
Não deixa saudades este admirador acérrimo de Bush e da extrema-direita israelita, propagandista metódico e persistente do neoliberalismo. Lembram-se daquela crónica em que ele ridicularizava o artigo da Declaração Universal dos Direitos do Homem de 1948 que estabelece, entre outros, o direito de "todas as pessoas" a férias pagas (art. 24º)?
Anuncia-se que ele vai continuar "ao serviço" do jornal. Em qualquer caso, não parece haver dúvidas que ele sai da direcção pela porta pequena...

(Publicado por Eduardo Maia Costa - Imagem: Net )

quinta-feira, 1 de outubro de 2009

JÁ NÃO HÁ SEGREDOS......



Eu ainda sou de uma geração em que se guardam os segredos, sabe?’

D. José Policarpo, Cardeal Patriarca de Lisboa, agastado com a Presidência da República, por “fonte de Belém” ter anunciado, antes da data combinada com o Vaticano, a visita de Bento XVI a Fátima, como forma de desviar as atenções da inventona de Belém [na SIC-N]

In Blog " A Sombra do Convento" - Imagem: Net

ATÉ DÁ DÓ !



É bom ver como os intelectuais do PSD respeitam os portugueses:

«O povo português acaba de demonstrar a sua fatal propensão para viver num mundo às avessas. Não há nada a fazer senão respeitá-la. Mas nenhum respeito do quadro legal, institucional e político me impede de considerar absolutamente vergonhosa e delirante a opção que o eleitorado acaba de tomar e ainda menos me impede de falar dos resultados com o mais total desprezo.

Só o mais profundo analfabetismo político, de braço dado com a mais torpe cobardia, explica esta vitória do Partido Socialista.» [Diário de Notícias]

Este merdas do Vasco Graça Moura foi deputado europeu e não conseguiu aprender a comer à mesa!

( In Blog O Jumento - Imagem - Mundo Picho )

SERUCA:DIZ QUE LOULETANOS VIVEM À CUSTA DE QUARTEIRA



O texto que aqui se transcreve é elucidativo da forma como o edil de Loulé e os louletanos encaram Quarteira:

* Quarteira serve para criar riqueza.
* Quarteira serve para dar «imagem» ao concelho.
* Quarteira não pode ser independente porque ficariam “dois concelhos mais pobres”.

Não se entende, pois não? Quarteira gera riqueza mas se Loulé não vivesse às suas custas, ficaria um concelho pobre!

Seruca Emídio deixou fugir a boca para a verdade: Loulé é o chulo de Quarteira!

E agora? Ainda há quarteirenses a pensar em votar em Seruca Emídio?

(In Calçadão de Quarteira - Imagem: Net)