segunda-feira, 19 de outubro de 2009

SARAMAGO DE NOVO POLÉMICO





Sobre o livro Caim, que é apresentado hoje a nível mundial, o escritor defendeu que “na Igreja Católica não vai causar problemas porque os católicos não lêem a Bíblia". Mas admitiu que poderá gerar reacções entre os judeus.

“A Bíblia passou mil anos, dezenas de gerações, a ser escrita, mas sempre sob a dominante de um Deus cruel, invejoso e insuportável. É uma loucura!”, criticou, em Penafiel, numa entrevista à agência Lusa, o Nobel da Literatura de 1998, para quem não existe nada de divino na Bíblia, nem no Corão.

“O Corão, que foi escrito só em 30 anos, é a mesma coisa. Imaginar que o Corão e a Bíblia são de inspiração divina? Francamente! Como? Que canal de comunicação tinham Maomé ou os redactores da Bíblia com Deus, que lhes dizia ao ouvido o que deviam escrever? É absurdo. Nós somos manipulados e enganados desde que nascemos!” afirmou.

Saramago sublinhou que “as guerras de religião estão na História, sabemos a tragédia que foram”. E considerou que as Cruzadas são um crime do Cristianismo, porque morreram milhares e milhares de pessoas, culpados e inocentes, ao abrigo da palavra de ordem "Deus o quer", tal como acontece hoje com a Jihad (Guerra Santa). Saramago lamenta que todo esse “horror” tenha feito em nome de “um Deus que não existe, nunca ninguém o viu”.

“O teólogo Hans Kung disse sobre isto uma frase que considero definitiva, que as religiões nunca serviram para aproximar os seres humanos uns dos outros. Só isto basta para acabar com isso de Deus”, afirmou.

O escritor criticou também o conceito de inferno: "No Catolicismo os pecados são castigados com o inferno eterno. Isto é completamente idiota!”.

“Nós, os humanos somos muito mais misericordiosos. Quando alguém comete um delito vai cinco, dez ou 15 anos para a prisão e depois é reintegrado na sociedade, se quer”, disse.

“Mas há coisas muito mais idiotas, por exemplo: antes, na criação do Universo, Deus não fez nada. Depois, decidiu criar o Universo, não se sabe porquê, nem para quê. Fê-lo em seis dias, apenas seis dias. Descansou ao sétimo. Até hoje! Nunca mais fez nada! Isto tem algum sentido?”, perguntou.

“Deus só existe na nossa cabeça, é o único lugar em que nós podemos confrontar-nos com a ideia de Deus. É isso que tenho feito, na parte que me toca”.

( In " Publico on line" - Imagem: Net )

6 comentários:

  1. Lido assim friamente e tão simplesmente parece demasiado fácil de compreender. E será que é só assim e pronto. Esta´dada a resposta sobre tudo ? I'm Ignorante .

    ResponderEliminar
  2. Saramago é um grande escritor. Mas um ateu é sempre controverso. Parece ter a razão pelo seu lado. Mas não é só aquilo. Seria fácil de mais, não ?
    Nenita

    ResponderEliminar
  3. O teólogo Anselmo Borges afirmou que José Saramago fez uma leitura "completamente unilateral" da Bíblia, que tem, como qualquer livro, de ser lida como um todo para se apreender o sentido, que é o da salvação.

    Sacerdote católico, teólogo e filósofo, professor no Departamento de Filosofia da Faculdade de Letras de Coimbra, Anselmo Borges alerta: o escritor "só apresentou um dos aspectos da Bíblia".

    "Na Bíblia também se encontra o que Saramago disse: um apelo à violência, à crueldade e à imoralidade e por vezes surge um Deus cruel, mesquinho, ridículo e mesmo imoral", referiu Anselmo Borges.

    Mas lida no seu todo, a Bíblia "é a grande resposta à pergunta ‘'quem é que tem salvação para a Humanidade?'' A resposta é Deus".

    ResponderEliminar
  4. Estava a ler uma sua entrevista (dele Saramago) e chamou-me a atenção:Segundo Saramago, a Igreja não se importa com o destino das almas e sempre buscou o controle de seus corpos. Perguntado se o pouco compromisso dos escritores e intelectuais poderia ser uma das causas da crise da democracia, o escritor disse que sim. Porém, disse que este não seria o único motivo, já que toda a sociedade encontra-se nesta condição, o que provoca uma crise de autoridade, da família, dos costumes, uma crise moral em geral.

    Saramago destacou que o fascismo está crescendo na Europa e mostrou-se convencido de que, nos próximos anos, ele "atacará com força". Por isso, ressaltou, "temos que nos preparar para enfrentar o ódio e a sede de vingança que os fascistas estão alimentando".

    Inês

    ResponderEliminar
  5. A Biblia foi sendo escrita ao longo dos anos consoante os interesses dos parasitas do venha a nós o vosso reino. Quanto mais a inteligência avançar, menor será a sobrevivênca das seitas religiosas, sejam elas quais forem. Só acontecerá daqui a centenas e centanas de anos.

    ResponderEliminar
  6. Sabem-me dizer quem escreveu a Bíblia? Penso que niguém sabe, está nos segredos dos deuses. Foi escrita como deu jeito....

    lili

    ResponderEliminar