segunda-feira, 12 de outubro de 2009

EVOCAÇÂO DAS GAIVOTAS



Parcela de graffiti pintado no muro da Escola Secundária de D. João V
. Damaia - Amadora.

.

(...) «Se uma gaivota viesse trazer-me o céu de Lisboa no desenho que fizesse, nesse céu onde o olhar é uma asa que não voa, esmorece e cai no mar » (...)
.
Não parece, assim em jeito de prosa, mas é o arranque do lindo poema de Alexandre O'Neill (1924-1986) intitulado " Gaivota " que, de forma livre, como o poeta o foi, retirámos um extracto para emoldurar este graffiti que espanta pela beleza e leveza do seu traço artístico!
.
Evoquemos um pouco mais O'Neill, lembrando o Homem que disse que era necessário 'desimportantizar as coisas'!... mas já perto do tempo do seu passamento, admitia porém, que fez do seu corpo alavanca, sem pensar no futuro...!
.
Trazendo a nossa gaivota tanto mar atrás de si, lembremo-mos também de uma frase tão repetida por todos,... mas que afinal poucos saberão que foi Alexandre O'Neill o seu criador: «Há mar e mar, há ir e voltar...!»,... lembravam-se ...? Ainda bem que se lembravam ...!
E ainda sobre o poeta, apresentemos a nossa solidariedade ao emprestarmos o nosso entendimento quanto ao estado de alma a que tinha chegado nos seus últimos tempos; o grande comunicador que foi, o grande operário da poesia e fabricante de temas que encheram tantas e tantas conversas de tertúlia,... chegou ao ponto da necessidade de ir ao barbeiro da esquina, só para ter alguém com quem conversar! (...)
.
Fica aqui um protesto pela hipocrisia dos muitos que pontualmente o lembram por necessidade de se afirmarem intelectuais,
mas que abandonaram à sorte do silêncio
que o Poeta odiava (...)
.
.
Apresentamos de seguida um pequeno esboço poético, ao qual nem daremos título porque quando se evocam forças da natureza, os humildes gesticulam, e respeitam a grandeza dos que de facto foram os grandes artífices da escrita, como O' Neill..., um grande Senhor tanto das Letras... como da Luta pela Liberdade (...)
.
....................................................................................................................................
.
Ó meus sonhos fiéis, gaivotas retardadas,
Sacudi ao luar vossas asas molhadas
De pura fantasia; é tempo de voltar
Ao vosso ninho doce entre as fragas de Azul.
.
Vós sois no meu viver, uniforme e vulgar,
Como flor que nascesse à beira do paul;
Sois a força, o sustento, o pão da alma ferida
No rude batalhar a que chamamos vida.
Eu vou deixar a praia, as ondas rumorosas;
Dos astros pelo céu as falas silenciosas ...
Aves brancas do sonho, ó bando transviado,
É tarde; recolhei ao vosso ninho amado!
.
.Abençoadas sejam as gaivotas que tal como as pombas brancas, também elas são mensageiras de novidades... como uma das mais simplórias que o povo tantas vezes repete: ' gaivotas em terra,... é sinal de tempestade...' !
.
Hoje é dia de Eleições Autárquicas em Portugal!
Hoje o Povo vai de novo exercer o seu direito e dever cívico de escolher aqueles que pensa melhor o representarem nos mais diversos pelouros.
.A todos saudamos ... e, dedicamos a publicação deste post!
.
Viva o Povo Português!
.
Viva o nosso Portugal!
( Publicada por César Ramos - Alfobre)

6 comentários:

  1. A parcela de grafitti a que se refere o Cesar Ramos não consegui captar. Fica esta paisagem com gaivota do blog de Jose Gonzalez. As vozes..

    ResponderEliminar
  2. Bom post. Parabéns ao Cesar Ramos. E viva a Democracia. Louis

    ResponderEliminar
  3. Alexandre Onneil que por acaso me lembro de o ver num concurso antigo de televisão como juri, era um poeta genial. E a Amália por exemplo cantou coisas lindas dele tal como essas Gaivotas. Nita

    ResponderEliminar
  4. Agradeço a gentileza dedicada pelas vozes e pelos simpáticos comentários dos seus leitores.

    O 'graffiti' da gaivota e das ondas de mar que tecnicamente não foi possível republicar, sendo trabalho anónimo de artistas sem estúdios, nem apoios de marketing,... bem populares portanto, tinha particular prazer que o pudessem apreciar!

    Assim,... ou 'clicando' sobre a m/cara (César) na lista dos v/seguidores, e voltando a 'clicar' sobre o nome do m/blog ALFOBRE, irão dar direitinhos ao: 'mar e à nossa gaivota'!

    Adoro gaivotas!... lembro-me de uma,... já lá vai tempo!... a seguir ao 25 de Abril, que voava,... voava,... e não se cansava!...lembram-se?... era linda, a música também...

    Falando ainda em termos marítimos, caríssimos amigos, teremos que remar ainda muito contra marés e..., se bem me entenderem, deixo esta despedida: além do 'mar e mar... há ir e voltar',... temos também, como sabedoria popular que, enquanto povo que somos, "Há mais marés..., do que marinheiros"!!...

    Blog: http://alfobre.blogspot.com

    Um grande abraço a Portugal e, a todos os Louletanos!... especialmente a todos os companheiros deste querido blogue de 'as vozes dos outros'... onde encontramos eco das nossas vozes,
    e dos nossos
    Corações.

    Bem hajam todas, e todos!

    César Ramos

    ResponderEliminar
  5. Amigo Cesar.
    Da parte que me toca como seguidor deste blog eu é que lhe agradece a si,os seus comentários, os seus posts sempre bem escritos.
    Como diz e muito bem há mais marés que marinheiros, ficam por ai alguns marinheiros de agua doce, a vida continua e bola para a frente é que é caminho, e mais nada.

    grande abraço

    ResponderEliminar
  6. Também gosto da poesia de Onneil. E já lá vaõ 23 anos que se foi embora. Pena que não se fale mais deste gande poeta português. E agora que a Amália está novamente na moda pelo menos é altura de se ouvir os seus poemas cantados. Manoel

    ResponderEliminar