sexta-feira, 23 de outubro de 2009

A MOÇOILA DO P C P



A jovem deputada que o Pedro Correia aqui trouxe – a que acabou de aterrar na bancada comunista e dá pelo nome de Rita Rato – parece a lufada de ar fresco que há tanto faltava ao PCP. Na verdade, tudo indica que Jerónimo de Sousa arranjou finalmente um elemento semelhante àqueles que todos os partidos normais têm: alguém que não sabe de nada, que nunca ouviu falar em nada, que possa fazer número, que vote de braço no ar sem saber em quê e que seja capaz de ficar ali a bocejar ou a meter o dedo no nariz.

A pequena foi apresentada exactamente há sete anos, num Avante! de Outubro de 2002, já ela era o que é agora: continua sem desconfiar o que o Gulag possa ter sido. Sobre as ideias que então a moviam e que ela deve manter cristalizadas, lia-se nesse número do órgão oficial do PCP: «A política está em tudo. Compramos A Bola ou o Record e está lá política.» Mas lamentava ver que «as pessoas abstraem-se da política e de pensar» e «preferem ver o Big Brother e as telenovelas». Onde, afinal, não está a política. Parece que a política está em tudo, mas não é bem em tudo: é em quase tudo, como A Bola e o Record (a que as pessoas não ligam por ter política e dar que pensar), menos no 'Big Brother' e nas telenovelas.

Não se pense que a Rita teve uma vida fácil até essa altura: «Quando era mais nova queria ser da JCP, mas o meu pai disse que não, que era mal visto pela sociedade.» Pior ainda é que me contaram que o pai parece que nem a deixava sair à noite quando era pequenina, não fosse ela para a JCP às escondidas..

Não irei alongar-me, mas gostava de fazer uma pergunta ao PCP, que passa o tempo a declarar que recebe enchentes de novos militantes todos os anos: não havia por lá uma moçoila mais jeitosinha? Não, não é isso – é intelectualmente.


( In Blog " Delito de Opinião" - Imagem: Net)

1 comentário:

  1. Esses novos elementos do partido já nascem com a mesma teoria de há 40 anos. Pararam e não saiem dali. Problema deles. Kito

    ResponderEliminar