domingo, 25 de julho de 2010

Demagogia ......



Se a proposta de os políticos entregarem vinte por cento dos seus salários (não pagam impostos como os outros?) aos pobres viesse de qualquer outra pessoa, ninguém com o mínimo de juízo hesitaria em denunciar o mais desbragado populismo. Porquê os políticos e não todos os outros? Em dizer que em tempo de crise cai sempre bem fazer este género de discurso. Mas como foi um bispo, tem tudo de fingir que estamos perante uma proposta digna de debate.

Uma proposta tão populista como a de, por exemplo, dizer à Igreja dos pobres deveria entregar as suas riquezas. Citando D. Carlos Azevedo, isso sim, “era um testemunho concreto”. Mais populista do que recordar que a preocupação com os pobres deveria ter feito o clero português nunca ter aceite estar isento do pagamento de impostos. E muito mais populista do que lamentar que tão severo rigor com os políticos cristãos lhe tenha faltado quando vivíamos numa ditadura e, com algumas excepções, a hierarquia da Igreja andava de braço dado com o poder não eleito e criminoso.

A justiça social faz-se com políticas fiscais redistributivas. Sim, os que ganham mais – todos – devem pagar mais. Contamos com a Igreja para essa luta? Faz-se com combate à corrupção. Faz-se com o reforço do Estado Social. Não se faz com demagogia barata que tenha a democracia como alvo.

( In Blog: Arrastao - Daniel Oliveira - Na imagem: Os sapatos Prada do Papa. Todos sabemos ser demagogos.)

4 comentários:

  1. A nossa Igreja sempre que pode, manda umas farpas,porque muito do seu clero ainda pensa que vive em 24 de Abril de 1974.Horta

    ResponderEliminar
  2. Gosto de ouvir o Daniel Oliveira na SIC. Inteligente e certeiro. Zeza

    ResponderEliminar
  3. Absolutamente. Devem ser desmascarados os que na sombra fingem ser muito bonzinhos e a gente sabe com que linhas se cosem. K.Santos

    ResponderEliminar
  4. Estes sapatinhos do Papa fazem-me lembrar da vida humilde que ele leva para exemplo de todos.
    Kapinha

    ResponderEliminar