segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

A DEMOCRACIA DO CRESPO




José Sócrates, Lacão e Silva Pereira estão longe de ser as únicas pessoas neste país a criticar o jornalista Mário Crespo, em alto e bom som, num restaurante.

O facto de José Sócrates, Lacão e Silva Pereira serem governantes pode causar mais prurido no jornalista, mas ele lá terá de se habituar à ideia de que em democracia um primeiro-ministro pode dizer o que pensa de um jornalista, sobretudo numa conversa privada. Pode até, nesse âmbito, dizer a um director da estação que deve solucionar o problema.

Acontece que na democracia que o Mário Crespo admira, um primeiro-ministro não pode dizer que não gosta dele, nem tão-pouco pode comentar com amigos o que acha dele. Nessa democracia do Crespo, o Crespo tem de ser admirado por todos e quem não gosta dele não o pode afirmar em espaços públicos, porque o Crespo está à escuta.

Não consta porém, pelo menos o Crespo não o ouviu de ninguém e não o relatou em seguida, que Sócrates tivesse abusado do seu poder para correr com Crespo da antena. A única coisa que o Crespo ouviu de alguém foi que Sócrates não gosta dele e que acha que o director da estação devia solucionar o problema.

A ser verdade, esta é a opinião do primeiro-ministro, enquanto janta com amigos e colegas de Governo. Será que não a pode ter? Será que um primeiro-ministro está obrigado a admirar e respeitar o Mário Crespo e o Medina Carreira? É essa a democracia que o Mário Crespo procura? Então não é de admirar que se sinta perseguido.

(In Blog " O Lóbi do Chá " - Imagem Net)

4 comentários:

  1. Ai Crespo Crespo. " A inveja é simplesmente o reconhecimento da superioridade do próximo "
    Franciley Souza

    ResponderEliminar
  2. Admiro o Crespo pela sua coragem de querer ser
    a Manuela Moura Guedes de calças e de patilhas. Mas é verdade que enquanto a Moura Guedes é uma nulidade como jornalista o Crespo apesar de Crespo sempre sabe dizer umas coisas embora carregado de ódio e de imparcialidade nenhuma.
    H. Gil

    ResponderEliminar
  3. Este fim-de-semana o primeiro-ministro fez uma declaração interessante: disse que era contra o jornalismo que espreita pelo buraco da fechadura.

    Não se referia ao Expresso, mas a um semanário que foi lançado para combater este jornal. Estou, pois, particularmente à vontade para falar no assunto.

    Independentemente de se concordar ou não com o método com que as escutas foram obtidas - e estas foram-no de modo absolutamente legal (embora nem tudo o que seja legal seja igualmente ético) -, as palavras trocadas entre gente próxima de Sócrates, que evoca o seu nome, mostram algo de muito grave: a tentativa de controlar a Comunicação Social e de silenciar aqueles que são incómodos.

    Mas as palavras de Sócrates mostram mais um pormenor importante. Vêm confirmar que o assunto existiu e que primeiro-ministro foi nele parte activa. Só assim faz sentido a analogia com o 'buraco da fechadura'. Ou seja, ninguém, ainda que espreitando para locais que não deve, pode ver algo que nunca se passou.

    Tendo em conta a confirmação, ainda que involuntária, há que retirar ilações.

    Se a Sócrates, a quem competia dar explicações, reage como reagiu, se a Justiça não viu naquelas conversas indícios criminais (e nem tudo o que não é crime é admissível num chefe do Governo), terá de ser o Presidente e o Parlamento a retirar as consequências políticas de uma investigação séria e independente
    Henrique Monteiro - Expresso

    ResponderEliminar
  4. Também li o Henrique Monteiro no Expresso. Mas acho que há aqui alguma coisa que ninguém entende ou queira explicar. Em Portugal há algum semanário ou diário afecto ao PS ? Não são os jornais todos afectos à Direita e alguns à extrema ? Então como pode o Governo controlar esses tais jornais . Eu digo mais., Nunca houve tanta liberdade em Portugal como agora. Chega-se ao ponto de um crime como a divulgação de processos que estão em segredo de justiça passarem incólomes como se nada fosse. Querem mais liberdade do que isto ? Já só falta apedrejar os menbros do Governo. E o Snr. Presidente da República que deveria pôr cobro a tudo isto tem tido a seu lado gente que faz o mesmo jogo. Inacreditável não ?
    Navegador

    ResponderEliminar