quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

A verdadeira face da mentira



Quando a Verdade e a Mentira surgiram no mesmo segundo, a proximidade fronteiriça (in)existente entre as duas, logo se converteu em afastamento e ambas decidiram seguir por caminhos diametralmente opostos.

A Verdade era sempre tão bela. Sua beleza era capaz de iluminar, libertar, apaziguar, tendo o poder de acalmar muitos daqueles que, refletidos na clareza de sua face, desejavam incondicionalmente mantê-la por perto. E foi por isso que a bela e amada Verdade, de forma quase contraditória e puramente opcional, nunca precisou se proteger. Alguns a odiavam, era quando sua luz podia ofuscá-los, ou simplesmente quando suas revelações geravam (in)conformismos.

A Mentira era repugnante. Sua feiúra passou a afastar os homens, e a hostilidade destes homens fez nascer a sua raiva. Passou a invejar o esclarecimento da Verdade, pois sabia ser obtusa mas preferia não admitir. O medo gerado por sua repugnância tornou-se um perigo quando muitos destes homens passaram a atacá-la. Foi então que a Mentira percebeu, que deveria estar protegida contra os ataques dos odiadores de sua feiúra, ou contra as investidas de muitos dos amantes da Verdade. Desde então, a mentira passou a andar armada. Alguns sempre amaram a Mentira, era quando sua obtusidade gerava conformismos, ou quando sua sombra trazia a conformidade.

Um dia, Mentira e Verdade cruzaram-se por puro acidente. Depois de uma longa e esclarecedora conversa, a Verdade virou as costas para novamente seguir em seu caminho. Mas era apenas uma emboscada, a Mentira embainhou a espada que trazia escondida, e aproveitou-se da distração para cortar a cabeça da Verdade. Sim, a Mentira sabia, como todos aqueles que tentavam disfarçar também sabiam, que ela seria mais amada se carregasse consigo a bela face da Verdade. Colocando a cabeça decepada da Verdade sobre a sua, a Mentira finalmente triunfou.

Desde então, a Mentira circula sem ser percebida em meio aos que antes a repudiavam, pois está travestida com a bela face da Verdade.

Quanto à Verdade, tornou-se não mais do que um monstro dócil e sem cabeça, que circula esbarrando acidentalmente pelos ombros das multidões, sem saber ao certo para onde está indo.

( In Blog " Desmanche de Celebridades "- Imagem: Net)

4 comentários:

  1. Interessante texto este num tempo em que a verdade anda misturada com a mentira. Marco

    ResponderEliminar
  2. Embora o post donde foi retirado o texto que aqui aparece hoje me pareça brasileiro é um facto que se calhar também por lá anda a verdade de mão dada com a mentira. Será ? Beto

    ResponderEliminar
  3. Cá pelo rectângulo vive-se um tempo em que alguns tentam fazer passar a mentira por verdade. É certo que sempre isso aconteceu mas talvez porque os meios de informação hoje são mais agressivos tudo se confunde na mesma hora.
    Vimeiro

    ResponderEliminar
  4. Muito interessante!!!
    Usei a imagem deste post no meu blog:http://sociologialimite.blogspot.com/2010/02/vem-ai-outro-pastelao-por-percival.html

    Parabéns pelo seu trabalho.
    Abraços,
    Marise.

    ResponderEliminar