quinta-feira, 24 de dezembro de 2009

PLANTEI UMA ÁRVORE NO INVERNO




SOLSTÍCIO de INVERNO
21 de Dezembro de 2009
...não é época de plantação nem de enxertias...
...é a altura das Árvores de Natal enfeitadas e luminosas...
...concentrados nelas,... o mundo esquece a floresta....
.
PORÉM
.
HOJE... E AQUI..., NASCEU UMA ÁRVORE SEM NOME E BAPTIZO-A
.DE
.
« N O V I D A D E »
.
Ó minha árvore
Minha amada
Como eu te admiro
Com fruto
Ou desfolhada
Na serra
Ou na calçada
No jardim
Ou na estrada!
Em toda a parte
Tu és bela
E desejada.
Sim,
És tu que me me dás
O oxigénio que eu respiro.
És tu que me dás
O fruto que alimenta a vida.
És tu que respiras o veneno
E em troca me dás
O valor da tua pureza
E sofres a poluição
E o incêndio
Da maldade, da Avareza.
Ó minha árvore querida
Como é grande
a tua riqueza
De amor pela nossa vida!
E o Homem é insensível
E prefere o cifrão
E viver no cimento
Em vez de amar-te
E apreciar-te
Como devia
Com amor
Que é o mais belo sentimento!
Ó minha querida árvore
Ó Deusa da Natureza
E da magia
Na tua imensa beleza
Está o olhar
Dos nossos olhos
Irradiados de luz e alegria!
.N.B.
.
"A Poesia e o pão devem ser para toda a gente"
PABLO NERUDA
Publicada por César Ramos in Blog " Alfobre"

4 comentários:

  1. Belo poema à árvore. E são por vezes tão maltratadas as árvores. Boas Festas. Lino

    ResponderEliminar
  2. Bom Natal e muitas árvores de Natal com verdadeiras luzinhas de esperança. Nena

    ResponderEliminar
  3. Quantas delas foram cortadas
    só nas matas de Portugal
    e para ficarem elumidas
    com prendinhas do Natal

    A arvore é parte da natureza
    purifica o ar que respiramos
    mas esta tem mais beleaza
    no poema de César Ramos

    boas festas às Vozes

    ResponderEliminar
  4. Obrigado ao José e ao Cesar Ramos autor da poesia . Para ambos continuação de Um Bom Natal . As vozes....

    ResponderEliminar