quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

MAIS CUIDADOS CONTINUADOS



A construção da nova Unidade de Cuidados Continuados Integrados (domiciliários) de Portimão, obra que representa um investimento de sete milhões de euros, arranca esta quarta-feira, prevendo-se que esteja terminada em Novembro de 2010. A ministra da Saúde desloca-se, esta manhã, ao Algarve para assistir ao arranque das obras.

Em declarações à TSF, Ana Jorge assegurou que este é mais um passo na estratégia definida pelo Governo para a assistência na Saúde aos mais velhos

A futura unidade de cuidados continuados ao domicílio, que será a primeira unidade do género de iniciativa privada, vai ter capacidade para 70 camas e vai ser construída de raiz na Quinta da Ouriva, Ladeira do Vau.

A ministra da Saúde, Ana Jorge, vai estar presente na cerimónia do lançamento da primeira pedra da Unidade de Cuidados Continuados Integrados «AlVita», agendada para as 12h00.

A viagem ao Algarve vai também ser aproveitada por Ana Jorge para entregar 13 viaturas destinadas ao apoio domiciliário a idosos.

Em declarações à TSF, Ana Jorge assegurou que este é mais um passo na estratégia definida pelo Governo para a assistência na Saúde aos mais velhos.

«Estamos a tentar implementar e a desenvolver mais o apoio domiciliário para que mais facilmente essas pessoas se possam manter nas suas casas desde que tenham apoio diário», explicou.

A ministra da Saúde adiantou que estas equipas de apoio aos idosos serão «multiprofissionais», formadas por médicos, auxiliares, fisioterapeutas, assistentes sociais e psicólogos.

Com a entrega destas viaturas, a Região do Algarve passará a dispor, em Janeiro de 2010, de 28 equipas de cuidados continuados integrados.

A região algarvia tem actualmente 21 equipas deste género que apoiam mais de 1500 utentes: Albufeira (1), Alcoutim (1), Faro (2), Lagos (1), Loulé (4), Monchique (1), Olhão (1), Portimão (2), S. Brás de Alportel (1), Silves (2), Tavira (1), Vila do Bispo/Aljezur (1) e de Vila Real de Stº António/Castro Marim (2), Lagoa (1).

(In TSF Notícias - Imagem: Net )

5 comentários:

  1. Uma boa noticia. O Ministério da Saúde funciona ao con trário do que muitos desejam. São as vozes do medo e da desgraça. Kapa

    ResponderEliminar
  2. Sõ benvindas estas notícias. Que continuem. Bom 2010 para todos. Tina

    ResponderEliminar
  3. Miguel eu pelo menos não percebi a sua pergunta. Os promotores dos cuidados continuados ????? Desculpe mas não percebi. Anita

    ResponderEliminar
  4. Bem haja quem olha pelos nossos velhotes. Geralmente das boas nótícias pouco se fala e mesmo que se fale é para deitar logo abaixo. A gente já etamos habituados. Boa noite. Beja

    ResponderEliminar