sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Revolução em Lisboa



Com a progressiva fuga de residentes para os concelhos da periferia, muito acentuada nos últimos 30 anos, Lisboa tem hoje a população que tinha em 1930: cerca de 600 mil residentes. (Não confundir com a área metropolitana, onde vivem perto de 2,8 milhões de pessoas, dois terços das quais passam grande parte do dia na cidade.) Actualmente, esses 600 mil residentes distribuem-se por 53 freguesias.

António Costa decidiu alterar a realidade, propondo a substituição dessas 53 freguesias por 24. Com os votos de vereadores do PS e do PSD, a proposta foi ontem aprovada na Assembleia Municipal, ficando aberta a discussão pública até 22 de Março. A etapa final será a consagração do novo mapa de freguesias no Parlamento.

A proposta aprovada prevê manter inalteradas 11 freguesias: Ajuda, Alcântara, Beato, Benfica, Campolide, Carnide, Lumiar, Marvila, Olivais, Oriente, São Domingos. As restantes 42 serão fundidas em 13. Só posso aplaudir. E ainda são muitas! Barcelona tem 6.

Vereadores do CDS-PP preferiam 9 freguesias. Os do BE, 12. E Pedro Santana Lopes, 26. Só o PCP quer manter tudo na mesma: «Juntar assim ao molho as freguesias existentes é uma grave ofensiva contra o poder local.»

E que tal reduzir as 4050 freguesias do Continente (sobre os Açores e a Madeira não me pronuncio) a metade?

Posted by Eduardo Pitta - Blog " Da Literatura" - Imagem -Net

1 comentário:

  1. Não tenho a mínima ideia de qual a melhor solução ? Mentor

    ResponderEliminar