quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Preço dos alimentos a nível mundial atinge novo recorde



Lisboa, 03 fev (Lusa) - Os preços dos alimentos a nível mundial atingiram um novo recorde em janeiro, o sétimo aumento consecutivo, devido à escalada no preço das matérias-primas, indicou hoje a Organização das Nações Unidas (ONU).

Um índice de 55 matérias-primas alimentares, calculado pela FAO (Food and Agriculture Organization) subiu 3,4 por cento face a novembro, um aumento de 231 pontos base, o sétimo aumento consecutivo.

A liderar os aumentos estiveram as matérias-primas relacionadas com os lacticínios, que lideraram os crescimentos entre as cinco categorias de produtos alimentares, com uma subida de 6,2 por cento, indicou a agência com sede em Roma.

Os preços das matérias-primas relacionadas com alimentos alargaram as subidas no mês passado, após uma escalada em 2010 devido às secas e cheias que se fizeram sentir desde a Rússia à Argentina, causando graves danos nas plantações.

Os elevados preços dos alimentos contribuíram para a escalada das tensões e dos protestos na Tunísia que levaram ao exílio do presidente Abidine Ben Ali no mês passado e às manifestações que ainda se fazem sentir nas ruas do Egito, onde os manifestantes exigem a demissão do presidente Hosni Mubarak, que já anunciou que não ser irá recandidatar nas eleições de Setembro, depois de mais de três décadas no poder.
NM.

(In MSN Noticias on line )

3 comentários:

  1. A Natureza também está contra todos nós. Ou foi o homem que a afrontou ? Lidia

    ResponderEliminar
  2. Realmente são as secas, as cheias, os incêndios tudo catástrofes que nao vão ajudar nada a crise mundial. Por cá como sabemos é o governo o único causador deste flagelo. Ainda bem que eu não votei nessas eleições. Marco

    ResponderEliminar
  3. A aldeia global está ameaçada ? Como se governarão os mais pobres dos pobres em África ?
    Kaya

    ResponderEliminar