segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011
Notícias de que poucos falam !
Migrações: Portugal mantém-se no segundo lugar do ranking internacional de políticas de migração
Lisboa, 28 fev (Lusa)
Portugal mantém-se no segundo lugar do ranking internacional de políticas de integração de migrantes, liderado pela Suécia e do qual constam 31 países.
Num comunicado hoje divulgado, a Presidência do Conselho de Ministros refere que para esta classificação “foi particularmente relevante o 1.º lugar atribuído a Portugal no ‘ranking’ do acesso à nacionalidade (com a Lei da Nacionalidade portuguesa a ser assim considerada como a melhor do mundo desenvolvido)”.
A nota refere ainda “o 1.º lugar atribuído a Portugal nas políticas de reagrupamento familiar (na sequência da Lei de Estrangeiros, de 2007)”.
Os resultados da terceira edição do Índex de Políticas de Integração de Migrantes (MIPEX), apresentados hoje em Bruxelas, são da responsabilidade do British Council e do Migration Policy Group.
Na preparação do relatório, que analisa 31 países da Europa e da América do Norte tendo em conta 148 indicadores, colaboraram também peritos e instituições independentes.
Portugal ficou ainda em 2.º lugar na integração dos imigrantes no mercado de trabalho (a Suécia lidera este ponto), 4.º no acesso dos imigrantes à educação (Suécia) e no acesso a autorizações de residência permanentes (Bélgica), 5.º nas políticas anti-discriminação (Canadá e Estados Unidos da América) e 7.º na participação política dos imigrantes (Noruega).
O comunicado lembra que o relatório “refere positivamente os Planos para a Integração de Imigrantes de 2007-2009 e de 2010-2013, a Lei de Estrangeiros, de 2007, os programas para reforçar a inserção dos imigrantes no mercado de trabalho e o reforço do Programa Escolhas, agora na sua 4.ª Geração”.
JRS/Lusa
(In Blog " A Carta a Garcia - Imagem: reprodução - Net )
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Felizmente a lei da nacionalidade de Cavaco Silva foi para o lixo, senão o nosso lugar não seria este. Ferdinand
ResponderEliminarUm belo e majestoso 2º lugar por entre os grandalhões deste mundo. Mas tudo isso nada vale em comparação com o histerismo do Dr. Medina ou mesmo o indecifrável locutor opinista seu amigo. Assim vai a comunicação social em Portugal. Jornaleiro
ResponderEliminarNeste exigente ranking internacional das melhores políticas de integração de imigrantes, Portugal mantém o 2.º lugar e vê a sua pontuação consideravelmente reforçada, aproximando-se assim da Suécia, que continua a ocupar o primeiro lugar. Portugal é mesmo o país do top ten cuja pontuação mais progride desde a última avaliação.
ResponderEliminarPara esta classificação, foi particularmente relevante o 1.º lugar atribuído a Portugal no ranking do acesso à nacionalidade (com a Lei da Nacionalidade portuguesa a ser assim considerada como a melhor do mundo desenvolvido) e também o 1.º lugar atribuído ao nosso País nas políticas de reagrupamento familiar (na sequência da Lei de Estrangeiros, de 2007).
Que interesse tem esta notícia ? Quero lá saber dos benefícios dos outros que nem sequer conheço ? Eu quero é saber dos meus. Trabalho para isso.
ResponderEliminarOmega 345