terça-feira, 30 de junho de 2009

PACHECO PEREIRA E OS ANÚNCIOS



Pacheco Pereira tem um novo programa, sobre opinião - Ponto Contra Ponto, na SIC Notícias. Um programa de "opinião, opinião, opinião." A minha opinião: nenhuma opinião vale mais, em Portugal, que a de PP. Alguém que lembra a importância da hesitação no discurso televisivo de Vitorino Nemésio (a quem PP dedicou o seu programa) deve ser escutado. É uma luta necessária, a de PP, contra o "demasiado espectáculo e a pouca razão" na Comunicação Social portuguesa. Mais uma razão para o criticar. No primeiro Ponto Contra Ponto, PP abriu as páginas de procura de emprego do Correio da Manhã, de 26/06/2009, para concluir sobre os maus tempos em que vivemos. Fui ver esse CM: havia 52 anúncios de procura de emprego. Há 15 anos, o CM de 27/06/94 (não escolhi o de 26 porque foi domingo) tinha 104 procuras de emprego. Julgo que seria pouco razoável - PP até diria mais: situacionista! - alguém dizer, à luz dos anúncios do CM, que ao fim de nove anos de Governos de Cavaco (1985-1994) havia o dobro de desemprego que temos hoje... Conclusão: em televisão, abanar as páginas de anúncios de um jornal é demasiado espectáculo. Nemésio hesitaria, pensava e não o faria.

( In Diário de Notícias -Opinião - Ferreira Fernandes) Imag. Net -

2 comentários:

  1. Alguns comentadores como Pacheco Pereira por vezes esquecem-se de certos números. Dias

    ResponderEliminar
  2. Lá que está "Mau Tempo no Canal", está!

    Mas andar nos Classificados a contar anúncios de emprego a 'feijões', é algo que, "se bem me lembro", constitui ofensa para quem não consegue arranjar trabalho.

    Sobre Classificados, num post de Março p.p. que intitulei «Desclassificados», condeno o 'proxenetismo' dos media a publicarem fotos de traseiros de meninas a 'promoverem-se' na tal 'profissão' muito antiga...

    Tal, a acrescentar ao que está no 'prelo', um Canal pornográfico nacional, e pergunta-se:

    Mas... o que se pretende? um país de "Manuelas"?? a "iniciativa" não passa disto, e de 'Playboys'?(...)

    Não sou 'Provedor Diácono dos Remédios', mas já acho 'deboche' a mais, e pouco exercício da dignidade [em todos os sentidos] a menos!!

    Se fosse Nemésio, hesitaria e calaria a minha opinião!

    (...)Acho que Nemésio, Agostinho da Silva
    e outros homens frontais, me condenariam por calar o que penso.

    Desculpem o desabafo...

    ResponderEliminar