sábado, 6 de junho de 2009

O ESTAFERMO





Já não há estafermos. Dos verdadeiros. Bonecos daqueles, feitos de ferro e madeira, que serviam na Idade Média para treino da cavalaria. Com os braços abertos, num deles uma arma - espada ou albarda, maça ou clava -, e no outro um escudo, simulavam, presos a um eixo vertical sobre o qual podiam girar, gestos repentinos de ataque e de defesa. Com os cavaleiros a procurarem acertar-lhes com a lança sem serem atingidos pelo pronto açoite. Mas estafermo foi também designação que servia para nomear a pessoa inútil ou incomodativa, sem mais serventia que não fosse a constrangida atrapalhação dos outros. Ou alguém pasmado, estático, que facilmente se deixava surpreender sem mostrar reacção. Do latim stare, estar, fermo, fime, claro. Pelo século XVII, no português e no castelhano, passou a aplicar-se também a uma pessoa particularmente malparecida e de aspecto desagradável, servindo muitas das vezes, em tempos nos quais mais facilmente se perdoava a insana deformidade dos homens que a ausência de gravidade que pudessem mostrar, para classificar mulheres particularmente feias, descuidadas, ou às quais as marcas da idade tivessem invalidado a já esquecida beleza. O gradual sumiço da palavra do léxico do quotidiano tem-nos tornado, por isso, um pouco menos cruéis.

( IN Blog " A Terceira Noite" - Imagem: Net )

5 comentários:

  1. Já não ha estafermos não é bem assim. Eles povoam algumas televisões nossas conhecidas. ´Lucas

    ResponderEliminar
  2. D. Quixote é uma obra «impar. Agora que falou dos bonecos da Idade Média que serviam para treino da cavalaria. Como serão os de hoje ? Ou já não há cavaleiros com excepção dos das touradas ? Avance um D. Quixote. Lena

    ResponderEliminar
  3. Menina Lena Não aprecio os cavaleiros das touradas que ferem de morte os touros. Custa-me aquele sofrimento público embora a gente saiba que os animais, grande parte deles sofrem bastante para morrer às mãos do homem, que nesse aspecto continua muito selvagem em alguns pontos por esse mundo fora.

    ResponderEliminar
  4. Estafermos, estafermos eu conheço alguns. E hoje vão esatar na berra. Depende do ponto de vista claro. Bertini

    ResponderEliminar
  5. Meu DEUS!Daniel Oliveira, na SIC Noticias, no programa Eixo do Mal, apela às pessoas para deixarem de bater à porta do Estado e baterem à dos verdadeiros responsáveis "rendeiros".

    Depois de ouvir isto....estou em estado de choque!Marx morreu, Keynes também e eu já não me sinto nada bem!!! Paulo Ferreira

    ResponderEliminar