quinta-feira, 25 de junho de 2009

MONIZ, CAVACO,TELEVISÕES E....



Não me recordo de Cavaco Silva ter ficado incomodado quando era primeiro-ministro e entregou um canal de televisão ao número um do seu partido e seu antecessor no cargo e outro à Igreja. Com o controlo que exercia na RTP1, onde estava precisamente José Eduardo Moniz, Cavaco passou a contar com a militância noticiosa de todos os canais de televisão, isso sim, era a preocupação de Cavaco Silva com as regras da democracia.

Também não me recordo de ter ouvido Cavaco imiscuir-se em negócios privados, nem mesmo quando o BPA foi privatizado de forma muito estranha, para não referir milhentos negócios duvidosos a começar pelo BPN dos seus velhos amigos.

Também não ouvi Cavaco manifestar qualquer preocupação com o jornalismo praticado pela TVI apesar da condenação generalizada e das violações primárias aos mais elementares valores e princípios do jornalismo.

Mas bastou Manuela Ferreira Leite espirrar num dia para que no dia seguinte Cavaco Silva aparecesse cheio de tosse, nem se deu ao trabalho de dissimular a fonte do contágio. Se alguém tinha dúvidas de que Cavaco Silva abandonou a camisola de Presidente para vestir a de um qualquer J do PSD pode deixar de as ter. Há muito que Belém era uma fonte de crise política, agora evoluiu de forma clara para o envolvimento no processo político.

Mas pode ser que Cavaco Silva tenha azar e os portugueses não lhe satisfaçam o desejo de acumular o cargo de Presidente com o de primeiro-ministro, algo que sempre ambicionou. E se isso suceder Cavaco corre um sério risco de voltar a Boliqueime mais depressa do que espera.

Resta-me fazer uma sugestão a Cavaco Silva: que vá perguntar ao Moniz se este não estará interessado em ser despedido e receber três milhões de euros. Eu diria mesmo que o director da TVI tem feito tudo para isso. Aliás, é ridículo vir com estas intervenções quando há apenas uma semana Moniz pôs a hipótese de deixar a TVI e ir para o Benfica. Terá sido Sócrates a pressionar a candidatura?

É muito grave que um Presidente da República use uma empresa privada para lançar suspeitas em público sobre o primeiro-ministro. É o bater no fundo de Cavaco Silva enquanto Presidente da República.

( In Blog o Jumento) Fotografia: Net

4 comentários:

  1. O nosso Presidente parece ter perdido a cabeça ? Como é possível ? Juta

    ResponderEliminar
  2. Quem está também de cabeça perdida é a Dona Manuela Leite que ninguém dava nada por ela o mês passado, mas como ganhou as Europeias com seis milhões de abstenções, agora meteu na cabeça´que é a melhor do mundo e da Fuzeta. Santos

    ResponderEliminar
  3. E o Dr. Jorge Miranda que se retirou incomodado com a pouca vergonha demonstrada pelas altas cabeças do PPD que quer governar Portugal. Ou quererá dar cabo da gente ? Bito

    ResponderEliminar
  4. Afinal a Manuela Leite já andava a dizer não sei quê do Sócrates e afinal o Sòcrates já veio informar a D. Manuela que deve estar com a carea a banda. Que grande Manuela esta. Gonçalves

    ResponderEliminar