terça-feira, 14 de junho de 2011

Uma bomba ao retardador



E como tapar o buracão criado pela redução da contribuição patronal para a segurança social? Bagão Félix (CDS) e Adão Silva (PSD) defendem, hoje no Público, que deve ser o Fundo de Estabilização Financeira da Segurança Social, que assegura as pensões dos portugueses, a suportar o corte na TSU.

Justifica-se que reproduza o que já aqui disse, quando Bagão Félix lançou uma agressiva campanha mediática em defesa do assalto ao pote da segurança social:

1. Bagão Félix andou anos a fio a dizer que a segurança social estava falida. Nunca reconheceu o impacto da reforma da segurança social levada a cabo pelo PS. Agora que a segurança social está consolidada, vem de mansinho propor a sua desnatação. Amanhã, aparecerá provavelmente a defender o plafonamento e, depois de amanhã, dirá com a mesma cara que cada um que trate da sua reforma.

2. Por outro lado, Bagão aparece sempre a falar em nome das gerações vindouras quando está em causa investimento público. Acontece que a sua proposta é, sem tirar nem pôr, uma forma de endividar as gerações futuras: enquanto ele critica investimentos que levam a contrair dívidas (mais despesas futuras), surge agora a pretender alienar os activos financeiros do Fundo de Estabilização Financeira da Segurança Social (menos receitas futuras). Por outras palavras, quer financiar um fluxo com um stock.

Publicado por Miguel Abrantes in Cam. Corporativa - Imagem: Net

2 comentários:

  1. Mas este Conselheiro de Estado não se cala ? Enquanto os outros estão lá fazendo o seu papel (????) ele anda pelos jornais e televisões fazendo propaganda às suas tristes ideias ? Quem é que põe este tipo no lugar ? Beja

    ResponderEliminar
  2. Bagão foi dos que especulou aos quatro ventos que a Seg. Social havia falido e agora já pretende a sua desnatação ? Este olho de águia não tem mais nada que fazer ? Mimo

    ResponderEliminar