segunda-feira, 25 de outubro de 2010

LEITE COM CHOCOLATE



Confesso que ando um pouco baralhada com a importância que, de repente, o leite com chocolate assumiu na alimentação das nossas crianças e na discussão do orçamento. É que toda a vida ouvi pediatras de filhos e netos dizerem que as crianças devem beber leite puro, sem misturas. E quanto ao chocolate, só de vez em quando, nada de abusos. Mas agora nas televisões, nas rádios e nos jornais só se ouve falar no leite com chocolate.

Nas televisões não há mesmo comentador que se preze que na discussão do orçamento do Estado não venha com o “caso” do leite com chocolate a defender que “mudá-lo de IVA”, nem pensar. É alimento de primeira necessidade!

Comecei a ficar traumatizada com a insistência dos comentadores no leite com chocolate e resolvi fazer uma pesquisa em sites de saúde para me actualizar quanto à importância da bebida e, quem sabe, começar também eu, que nunca apreciei a mistura, a tomá-la. É que, com o passar dos anos, vamos precisando, como as crianças, de reforços alimentares!

Apurei, então, duas informações em duas fontes diferentes (tenho a mania do contraditório):

1.ª fonte: fator negativo: chocolate ao leite é um alimento altamente calórico, pois sua mistura é composta de grande proporção de carboidratos e gorduras. Os efeitos benéficos dos antioxidantes são anulados pelos efeitos do excesso de açúcar e do aumento de peso. Considerando que 66% do consumo de chocolate se dá no intervalo entre as refeições, o aumento de peso passa a ser um fator que, por si só, contra-indica sua ingestão regular.

2.ª fonte: Tomar leite desnatado com chocolate logo após os exercícios: Oito corredoras em boa forma completaram duas corridas (45 minutos cada) em duas semanas de dieta balanceada. Depois de cada corrida, as participantes bebiam um copo de leite com chocolate ou uma bebida rica em carboidratos, as duas com quantidades calóricas semelhantes. Amostras colhidas durante as três horas de recuperação dos músculos mostraram que aquelas que beberam o leite tinham mais marcas de proteína reparadora muscular do que as demais.

Fácil é perceber que fiquei ainda mais confusa, pelo que vou continuar a ouvir os debates do orçamento para ver se alguma televisão se lembra de convidar um pediatra actualizado que me explique a importância do leite com chocolate na alimentação das crianças. E, já agora, para ver se finalmente se resolve o problema do orçamento.

Publicado em Sociedade - In Blog " Vai e Vem de Maria Estrela Serrano - Imagem : Net )

3 comentários:

  1. Maria Estrela Serrano outra jornalista com J Grande. Ninguém ainda tinha falado nisto mas é verdade que nas revistas que dão ensinamentos sobre alimentação há muito se diz que é mais prejudicial do que benéfico esta coisa de chocolate com leite e sobretudo em doses diárias. Mas a certos jornalistas não lhes convem falar na coisa pois o fito deles é outro. Parabéns à Maria Estrela Serrano. Mariana -Quarteira

    ResponderEliminar
  2. Ora nem mais. Este parágrafo é bastante elucidativo:chocolate ao leite é um alimento altamente calórico, pois sua mistura é composta de grande proporção de carboidratos e gorduras. Os efeitos benéficos dos antioxidantes são anulados pelos efeitos do excesso de açúcar e do aumento de peso. Considerando que 66% do consumo de chocolate se dá no intervalo entre as refeições, o aumento de peso passa a ser um fator que, por si só, contra-indica sua ingestão regular."

    Não figo que os meus dois filhos não bebam de longe a longe uma garrafa de leite achocolatado mas há muito que fui aconselhado pelo médico de família a cortar com as doses que eles bebiam. Peso não lhes faltava mas não era sinal de saúde. Kapa

    ResponderEliminar
  3. Um orçamento cujas tetas estão sumidas em virtude não do leite mas do chocolate que foi demais. Estiveram a adoçar durante dezenas de anos a boca aos portugueses mas desmesuradamente. O 25 de Abril foi para ir adoçando mas houve quem quisesse colocar o doce todos numa assentada. Agora temos de curar as dores nos intestinos o que pode levar anos e com o Passos.... só para o fim do século. Se há tantos milhões de Portugueses com fé em Fátima vamos pedir bem alto tá ? Aladin

    ResponderEliminar