segunda-feira, 7 de junho de 2010

Passe férias onde lhe apetecer.....



O apelo de Cavaco Silva soa bem aos ouvidos dos portugueses e vindo de alguém que não se cansa de dizer que sabe muito de economia (uma característica rara naqueles que sabem mesmo muito) soa a verdade científica. O problema é que nem todos têm uma vivenda de luxo no Algarve, se assim fosse estou certo que muitos portugueses não teriam de concluir que um hotel no Algarve pode ficar muito mais caro do que no sul de Espanha.

Mas se Cavaco apela a que se façam férias cá dentro para evitar o crescimento da dívida externa, também pode fazer muitos outros apelos nesse sentido, que comam tomates portugueses, que comprem roupa fabricada em Portugal em vez de irem à Zara, que bebam bagaço em vez de whisky, que comprem sapatos portugueses, enfim, as oportunidades não faltarão.

Só que não é apenas Portugal que tem problemas, tanto quanto se sabe os ingleses, os irlandeses, os espanhóis, os gregos e os húngaros também estão a passar por algumas dificuldades, não sendo nada de excluir a hipótese de outros países se juntarem à lista que já deixou de ser dos “pigs”. A rainha de Inglaterra ou o rei Juan Carlos podiam fazer o mesmo e apelar aos seus concidadãos para que se fiquem no Reino Unido e em Espanha, a rainha de Inglaterra podia mesmo apelar a que optassem pelo Whisky em vez do Vinho do Porto e o Rei Huan Carlos teria boas razões para dizer aos espanhóis que têm excelentes vinhos.

Se Cavaco Silva sabe tanto de economia como diz também sabe que o seu apelo manhoso é uma negação do comércio internacional e que se todos fizessem o mesmo Portugal seria a primeira vítima pois é dos que mais depende das suas exportações. Vindo de um economista com tiques liberais este apelo é uma aberração, vindo de um político é um gesto pacóvio mais próprio de um presidente de uma junta de freguesia.

Resta-nos esperar que os jornalistas europeus que estão em Portugal não liguem muito ao que Cavaco diz pois se noticiarem nos seus países o que o Presidente da República disse isso só serve para Portugal cair no ridículo. Bem, também serve para a partir de agora podermos acusar de falta de nacionalismo qualquer português que se lembre de passar férias no estrangeiro.

O apelo deste tipo vindo de um Presidente da República não passa de uma forma subtil de proteccionismo, um gesto muito pouco próprio para o mais alto magistrado de um país da União Europeia.

(In Blog " O Jumento" - Imagem: e.viagens.com)

7 comentários:

  1. Mais uma argolada cavaquista. Elas não param meus senhores. Parem os aeroportos. Brr. Elias

    ResponderEliminar
  2. O que se poderá dizer sobre isto ? O mesmo de sempre. Nina

    ResponderEliminar
  3. Boa noite,

    Para além da escorregadela do "Dia da Raça" de há uns tempos, só falta o especialista em Tabus respirar fundo e, despejar um qualquer "Orgulhosamente sós"...!

    E se ele visitasse mais vezes o País, em vez de se passear tanto pelo estrangeiro?
    E a troco de quê... que se veja?!

    Qual o resultado positivo dessas excursões de 'chulos' que se têm passeado à nossa conta pelas cinco partidas do planeta?

    Não terá andado a semear 'divisas' a fundo perdido?

    E porque é que eu estou a perder tempo com um 'tipo' que sabe tudo sobre economia, quando também é gastador que se farta?

    Um abraço
    César

    ResponderEliminar
  4. "Vá pra fora cá dentro"! Onde é que eu já ouvi isto? A que Portugueses se dirigiu o P. da R.? Aos milhões que já mal têm que comer, (outros se lhes seguirão), ou àqueles que passam férias em of-shores?

    ResponderEliminar
  5. O P.R. à falta de ideias vai mandando umas coisitas c á para fora para dizer que como grande especialista em Finanças está a dar soluções. ZERO ZERO ZERO tem sido o que deu até agora. Um reinado tão pobre que nem um Presidente de uma Associação daquelas que só existem no papel.Pouco mais. Milho Rei

    ResponderEliminar
  6. Tem razão o Cesar. O homem sabe tanto de economia que mesmo em época de crise ainda não reparou que está gastando mais do que devia.. Essa. Ginner

    ResponderEliminar
  7. Ele está agora cá preocupado com a economia do pais,aquela mão cheia de assessores que ele tem, é que lhe disseram para ele dizer isso, porque fica bem numa altura destas.
    Ele deve estar preocupado é com os amigos Hoteleiros, que ele tem aqui no Algarve e no resto do pais.

    Concordo com o que diz o César Ramos, eles têm corrido tanto, se isso trouxesse benefícios para o país a gente eram-mos os mais ricos do mundo.

    "Qual o resultado positivo dessas excursões de 'chulos' que se têm passeado à nossa conta
    pelas cinco partidas do planeta?"

    José.

    ResponderEliminar