quarta-feira, 9 de junho de 2010

Nobres prncípios, frases valentes.....




O Daniel Oliveira não gostou de ver Fernando Nobre a defender a sua novíssima candidatura presidencial dizendo, que nem Pacheco Pereira, que "já ninguém acredita nessas coisas da direita e da esquerda". Mas não deve levar muito a sério estas palavras. Afinal o mesmo Fernando Nobre, para justificar o seu apoio ao partido do Daniel, tinha dito há uns meses que "as ideias que defende o Bloco de Esquerda são as ideias que eu tenho defendido".
Podemos achar o que quisermos do Bloco, mas não podemos acreditar que Fernando Nobre pensava então com honestidade que as ideias do Bloco eram as de que a direita e a esquerda são irrelevantes. Os moralistas em política são muitas vezes assim, intransigentes nos princípios e sólidos até ao dia em que as convicções não dão jeito aos novos objectivos.
Fernando Nobre poderia ter aprendido com Jorge Sampaio, que nunca precisou de renegar a sua convicção de homem de esquerda para fazer uma campanha presidencial de grande transversalidade. Mas não aprendeu.

(In Blog " Banco Corrido" - Imagem: Quadro de André Feil )

6 comentários:

  1. Sem dúvida que Jorge Sampaio é o exemplo de alguém que nunca renegou a sua linha politica. N
    ao foi preciso fazer rodriguinhos como Cavaco ou agora Fernando Nobre. Não se percebe esta táctica de fugir daqui para ali com receio de perder aqui e ganhar só ali. Alan

    ResponderEliminar
  2. Fernando Nobre um homem com um passado brilhante meteu-se agora nesta alhada que o leva ao desconforto de ser apelidado por troca tintas. E não valia a pena. É preciso derrotar o actual Presidente, o mais fraco de todos até hoje mas não vai ser fácil por vários motivos. Mas é necessario lutar. Portugal precisa mesmo de alguém com personalidade presidencial e não alguém sem sensibilidade para o cargo como tem mostrado o inquilino de Belém. Júnior

    ResponderEliminar
  3. O Fernando Nobre parecia vir a ser um grande candidato mas para começo esfumou-se. É cedo ainda? Frank

    ResponderEliminar
  4. Isto de em Portugal ser obrigatório ter de agradar às perguntas e respostas de gregos e de troianos, torna tudo complicado.

    O mais provável é o Frank (comentador) estar com a razão: deve ser tudo ainda cedo.

    Anda para aí uma 'alergia' a Fernando Nobre só porque ele disse [respondeu a uma pergunta!] que se Mário Soares o apoiar [para já, acha-o indicado], isso seria para ele uma grande honra!

    Sei de gente que só por Nobre dizer isto, "queimou-o" logo!

    Mas afinal de contas, o Dr. Mário Soares é e foi para esta gente o quê? Esquecem que foi quem unificou a família portuguesa, com risco de vida, na Fonte Luminosa... e não só?

    Reitero que não tenho 'patrões'... nem falo a voz de nenhum 'dono'! Cavaco e o Poeta, a mim não me 'alegram'(...) e o Dr. Fernando Nobre com a continuação, logo se verá...!

    Quanto ao candidato Alegre, não é o passado de alegadamente "desertor" que me incomoda.
    A mim incomoda-me é que já tenha 'mijado' fora do penico, vezes demais!

    No entanto, percebo e aceito a escolha do PS e a 'estratégia' de Sócrates! Mas... em consciência - e não estou a imitar o Dr.Soares! -, não conseguirei pôr o voto nele.

    Do que tenho lido e ouvido de individualidades públicas de alta e confiante craveira, Nobre é alguém que se pauta por valores e isenção, parecendo alguém político sem 'trelas' nem 'açaimos' (...)

    Necessariamente terá de aprender a lidar com tagarelas especialistas em estender cascas de banana...

    Sem brincar com coisas sérias, um médico (e sem fronteiras...) vinha a calhar para um País que se encontra 'doente'!

    Uma nota para reflexão:

    Se fazem sempre questão de se afirmarem presidentes de todos os portugueses, para quê a preocupação de cada Partido ter que ter o "seu" Candidato à Presidência da República?

    Só se for uma garantia para não levarmos com nenhum Sidónio Pais!

    Quase só falta o MRPP também avançar com um!

    Boa noite e desculpem se hoje disse alguma 'argolada' (...)

    Este espaço sendo também de discussão, é com diálogo que chegaremos com luz ao fundo do túnel!
    De acordo?

    ResponderEliminar
  5. Cesar: Da discussão nasce a luz nem que seja a de uma vela. O PS acordou um pouco tarde e não teve outra alternativa, penso eu que não tenho procuração clubística. Alegre grande intelectual sem dúvida e na política desde a juventude está a milhas e milhas de Cavaco Silva que por acaso nunca diz coisa que nos entusiasme, portou-se nestes dois últimos dois ou três anos como um guerrilheiro dentro da sua família politica.Daí esta desconfiança que anda no ar. Quanto a Fernando Nobre é um homem com um passado (AMI) de grande nobreza. Só que não tem até agora sabido gerir o pouco tempo que já teve para falar ao povo votante. Tem sido até contraditório nalgumas afirmações. Mas é cedo. Temos de esperar para ver. Volte sempre porque os seus comentários enriquecem este espaço plural embora haja quem ache que não é. Opiniões em Democracia aceitam-se sempre. As Vozes.....

    ResponderEliminar
  6. Neste momento não há candidatos que nos entusiasmem. JotaP.

    ResponderEliminar