quarta-feira, 30 de junho de 2010

O Guarda_Chuva de Bruxelas



Se existisse um Parlamento Europeu que fosse mesmo um Parlamento (eleito com listas europeias e não um somatório de listas nacionais) e se existisse uma espécie de governo europeu que emanasse desse parlamento, teria sido possível arrastar os pés com a crise grega e depois fazer passar este pacote insensato de sufoco orçamental coordenado e recessão?

Não sabemos. Mas sabemos que há uma grande diferença entre parlamentos e governos eleitos, que têm de prestar contas aos eleitores, e clubes de governantes (eleitos e não eleitos) como o actual conselho e comissão. Um governante eleito pode ser responsabilizado, o membro do clube pode sempre atribuir as responsabilidades ao clube no seu conjunto e assobiar para o ar.

É como se o governo português não tivesse querido o PEC1 e muito menos o PEC2 e tivesse sido o clube a mandar… E o mesmo tivesse acontecido com o governo Espanhol, e o Grego, e o Francês e se calhar até o Alemão. Individualmente nenhum queria. É pelo menos o que nos dão a entender e o que nos dizem se interrogados em privado. O pior é quando se reúnem à sombra uns dos outros: aí o que nenhum quer é o que todos escolhem.

A arquitectura actual da UE é um guarda-chuva para inimputáveis.


(Publicada por José M. Castro Caldas em " Ladrões de Bicicletas" - Imagem: www.perigot.fr )

3 comentários:

  1. Bem visto o comentário do J. Manuel Castro Caldas. Quem sabe sabe e mai nada ! Zeca

    ResponderEliminar
  2. O Parlamento Europeu tem uma maioria de Direita e até da Direita obscena.Não estaremos todos a ser vítimas dessa gente ? Rio

    ResponderEliminar
  3. A arquitectura actual é um guarda chuva para
    inimputáveis. Gostei. Leo

    ResponderEliminar