terça-feira, 25 de agosto de 2009

A CRISE ? QUE CRISE ? QUAL CRISE ?



No bairro onde vivo estão fechados, para férias, vários restaurantes, talhos, bancas de jornais, pastelarias, pequenas empresas de serviços (informática, etc.), cabeleireiros, lojas de decoração, mercearias e até uma estação de serviço! Na minha rua, em vista dos lugares vagos de estacionamento, presumo que esteja muita gente fora de Lisboa. Não me estou a referir a hoje, que é feriado. A situação mantém-se há três semanas. Amigos queixam-se que não conseguem lugares em aviões para destinos acessíveis às respectivas algibeiras. Isto num país em que o desemprego passou a barreira dos 9% e várias empresas reduziram o salário aos trabalhadores. Não percebo. Sinceramente, não!

Eduardo Pitta no Da Literatura
Postado por aviador - Mala Aviada - Foto: Net

6 comentários:

  1. E os concertos ? E os Festivais ? E as praias ? E...? e....e ?? Francamente também não percebo. Gonçalves

    ResponderEliminar
  2. A crise é tão grande que a CML faz Carnavais quase de mês a mês. Ainda há pouco acabou um em que gastaram mais de quinze mil contecos em saquinhos para atirar e já vem aí o Carnaval em branco com bichos, ferinhas , candeeiros , luzes, holofotes, sorvetes e tudo o mais que adiante se verá quem lá for, pois claro. É a crise meus senhores é a crise. Zé Festança

    ResponderEliminar
  3. Falando de forma simplista, não tenhamos dúvidas de que a crise instalou-se foi, nos que perderam o trabalho... nos que estão 'velhos' para refazer a vida, e nos demasiadamente 'novos' para se 'aconchegarem' a uma pensão de sobrevivência de reforma!

    A crise está num mal que vem de longe!... a era dos 'doutores'!... 'parece' que vamos ter de 'novo' um Moisés que fez caír Maná do Céu!

    Não se 'arregaçam' mangas!... espera-se que tudo caía do céu,... ou do Estado!(...)

    A crise está dentro das pessoas deixarem que outros pensem por elas, demitirem-se de responsabilidades e iniciativas querendo que o Estado seja o Pai, o Filho e o Espírito Santo!
    Curioso!... se o Estado 'toma' conta de 'tudo',... aqui d'el-Rei que é Comunismo!...
    Entretanto, dá 'jeito' sacar e enganar o Estado a torto e a direito [olhai p/o Sr. Veiga dos futebóis!]!!

    Depois, exigem omeletas sem ovos!

    A preguiça morreu de sede à beira da água. Se calhar,... estava possuída por uma qualquer 'crise'...

    A Crise está na falta de Líderes! Olhem para a Oposição ao Governo!... vêem alguma coisa?...

    Precisámos de "sangue novo" e a sabedoria popular foi espontânea, e pôs lá este Primeiro Ministro.

    O maquievelismo foi posto a funcionar, e tentam
    minar o projecto mais avançado das últimas décadas!...

    Se houver dúvidas, façam o que a Democracia
    permite!... votem onde quiserem!... mas depois,... não se queixem!... se continuarem com crises por todos os lados,... porque o barco perdeu o Timoneiro.

    ResponderEliminar
  4. Nós os mais esclarecidos, não precisamos de timoneiros que apenas conduzam grandes paquetes de luxo, esquecendo-se dos barcos dos pescadores, essa sabedoria popular, que foi enganada por mil e uma promessas, que tem um rosto, apadrinhado mais recentemente por quem meteu o socialismo na gaveta . E viva o socialismo democrático.

    ResponderEliminar
  5. ... idem, ibidem... a esperança não morre!... Creia que o acompanho nesse raciocínio de 'pilotar' navios... mas não será com esta candidata a «D.Maria III» que se tirará seja o que for da gaveta! ... talvez coelhos de mágicos 'brincalhões' e, em vez de timoneiros, passará a piloto automático...

    ResponderEliminar
  6. Caro César, creia que não me revejo em Das. Marias seja de que reinado for, só que não gosto mesmo de ser enganado duas vezes, nem com Marias nem com Manés, e o povo está cansado de viver da esperança.

    ResponderEliminar