segunda-feira, 18 de abril de 2011

Zé Manel BASTA ! Não vale tudo !



Conheço «Zé Manel» Fernandes desde os seus 17 ou 18 anos. Estive com ele em inúmeras reuniões políticas, na sua e minha juventude.

Há muito que os nossos caminhos se separaram, em particular, quando defendeu a segunda invasão do Iraque decidida por Bush filho. Tive a ocasião de escrever um artigo contra essa atitude, que foi publicada no «Público», quando ele era director desse jornal. Esperei que se auto-criticasse - sim, a auto-crítica é algo de bom quando nos enganamos e cometemos erros -, face ao desastre iraquiano, mas não o fez. Tudo o que ele defende para Portugal está nos antípodas do que eu defendo, mas continuei pontualmente a encontra-me com ele e, na última vez, até recordámos uma importantíssima reunião, realizada em minha casa, quando ele, muitos outros e eu abandonámos - em boa e atrasada hora - o comunismo e o marxismo-leninismo.

Sei agora que, no twitter, ele comparou o congresso do PS realizado há dias, com os congressos de Nuremberga e qualificou um dos intervenientes de «SS». Por isso, José Manuel Fernandes, dirijo-me a partir de agora a ti na terceira pessoa.

Ele sabe que eu sei que ele sabe o que foram os congressos de Nuremberga. Terá provavelmente visto - se não o fez, deveria tê-lo feito - o filme «O Triunfo da Vontade», precisamente sobre os congressos nazis de Nuremberga de 1933 a 1936, filmados aliás com mestria por Leni Riefenstahl. Saberá - se não o sabe, devia sabê-lo - que, no congreso de Nuremberga de 1935, foram aprovadas as leis raciais que levariam a prazo ao que se designou como o Holocausto ou Shoah. Saberá que foram as forças das SS que geriram o sistema de campos de concentração e extermínio nazis onde foram assassinados milhões de seres humanos, entre os quais se contaram judeus, ciganos, adversários políticos, homossexuais, russos, polacos e eslavos.

De facto, não vale tudo, se quisermos preservar alguma réstea de ética.

(In Blog " Jugular" Irene Pimentel- Imagem: Net )

4 comentários:

  1. O Senhor José Manuel possívelmente estará doente.
    Deve ter conhecimentos suficientes e dinheiro para se tratar num bom especialista. Que melhore o mais rápidamente possível são os meus votos.
    Didi

    ResponderEliminar
  2. O Zé Manel não está doente ele está é cheio de veneno até a cima- Escapa-te !!!! Baco

    ResponderEliminar
  3. Uma personagem vampiresca. Simplesmente. Nice

    ResponderEliminar
  4. Há muito que não leio qualquer peça dessa peça de artilharia pesada da comunicação. BBB

    ResponderEliminar