domingo, 9 de janeiro de 2011

Malangatana o pintor que coloriu a Paz !



Malangatana Valente Ngwenya nasceu no dia 6 de Junho de 1936 em Matalana, província de Maputo,Moçambique, outrora província ultramarina do Portugal colonialista.

De criado num clube da elite colonial, chegou a político. No inicio da luta armada anti-colonialista, o pintor de profissão, juntou-se à rede clandestina da FRELIMO e foi considerado pela PIDE como um cartaz de propaganda política contra a linha da administração portuguesa, foi preso pela polícia do Estado Novo duas vezes entre 1966 e 1968. Participou na fundação do “ Movimento pela Paz” e dois anos antes do fim da guerra civil moçambicana chegou a deputado pela FRELIMO de 1990 até às primeiras eleições multipartidárias, em 1994. Em 2003 foi nomeado vereador do Município pelo pelouro da Cultura, Desporto e Juventude.

Era um humanista, democrata, que sonhava com a paz e o crescimento descolonizado dos povos africanos. O sonho, exprimiu-o sob a forma de poesia, escultura, cerâmica, tapeçaria, mas a arte que o distinguiu e que lhe valeu a nomeação pela UNESCO de “Artista pela paz”, foi a pintura e a sua arma de luta, o pincel.

( In Blog Arrastão - Por Ana Mafalda Nunes )

2 comentários:

  1. Começou como capataz da elite colonial mas conseguiu por merito chegar ao lugar onde chegou.
    Paz à sua alma e obrigado pelo seu humanismo e pela sua obra ! Nini

    ResponderEliminar
  2. Grande artista de África e um verdadeiro democrata. Moçambique em especial deve-lhe muito.
    Kuanza

    ResponderEliminar