quinta-feira, 23 de setembro de 2010

República ameaçada !



«"Sem discursos nem trombetas, os inimigos da República tomaram o poder na sociedade. Na primeira linha, o dinheiro e a imagem. A sua aliança sucedeu ao trono e ao altar." Eis as primeiras frases de um texto notável, de que só agora tive conhecimento, e no qual o autor, o dr. Miguel Veiga, advogado e intelectual que vive no Porto, procede a uma análise do estado actual das coisas. Quando a cultura deixa de ser o paradigma da relação com o outro, a colectividade perde o lugar confluente onde se cruzam os preceitos éticos e estéticos que a justificam.

Diz Miguel Veiga: "Agravando a opulência pela notoriedade, multiplicando a desigualdade dos rendimentos pela da consideração pública, ela ataca os fundamentos do orgulho da República: o desinteresse e o anonimato que subordinam os interesses e as vaidades ao interesse geral. A República não é um regime político entre outros. É um ideal e um combate." O texto foi lido em Arcos de Valdevez, há menos de dois meses, numa homenagem a Mário Soares, e a sua importância reflexiva não mereceu, da imprensa a atenção necessária. A imprensa, cada vez mais abandonada à futilidade e ao pequeno escândalo, aumenta a hipótese repressiva da conduta política. » [DN]

Parecer:

Por Baptista-Bastos.

Blog : O Jumento - Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Afixe-se.» Imagem : Blog Povo

4 comentários:

  1. A nossa imprensa está mais interessada no pequeno golpe rasteiro que se pode ler todos os dias no CM e noutros jornais com a capa de intelectuais.
    Luso

    ResponderEliminar
  2. A República é um ideal e um combate: Palavras certeiras e constroi-se todos os dias. Rick

    ResponderEliminar
  3. Neste 5 de Outubro unamo-nos pela República e por todos os que nela acreditam. Democracia SEMPRE ! Farense

    ResponderEliminar
  4. Baptista Bastos cada vez mais lúcido.Helena

    ResponderEliminar