quarta-feira, 1 de setembro de 2010

E continua a falta de vergonha........



Palmira F. Silva
O dignitário mor da Igreja belga entre 1979 e 2009, o cardeal Godfried Danneels, cuja residência foi alvo de uma mui contestada busca há cerca de dois meses, tentou convencer o sobrinho do ex-bispo de Bruges Roger Vangheluwe, abusado sexualmente pelo tio entre os 5 e os 18 anos, a abafar o caso pelo menos até à resignação do bispo.
Os jornais "De Standaard" e "Het Nieuwsblad" publicaram o conteúdo de gravações divulgadas pela vítima, acusada de tentar chantagear a Igreja que, como se lê na Reuters, é triste de ler. É especialmente triste ler a parte em que o cardeal, cheio de comiseração pelo seu correligionário, recomenda à vítima que admita as suas culpas (!!!) e peça perdão... ao agressor, que, coitadinho, veria o seu nome na lama se o caso fosse tornado público - como acabou por o ser pela mão de amigos da vítima. Assim como é triste ler a reacção do cardeal à divulgação da gravação, divulgada pela Zenit. Não deixa de me espantar o contraste entre a compaixão e capacidade de perdão que a Igreja reserva ao seu clero e a forma como (mal)trata as vítimas, que, como neste caso, considera os maus desta fita. Tanto quanto sei, ainda não houve desculpas do Vaticano em relação à forma como reagiu às buscas, fundamentadas como se vê, de Junho.

(In Blog Jugular - Imagem : Net )

3 comentários:

  1. Reparai como os media portugueses se calaram com estes crimes hediondos por parte de pessoas que devem dar todos os dias exemplos de bondade, caridade, santidade, desde a visita do Papa. Mas por exemplo coisas como o Freeport todos os dias continuam a ser noticia. Este um dos muitos exemplos que desgraçadamente fazem parte de algum jornalismo bombista. Que Deus tenha piedade do pessoal. Amanda

    ResponderEliminar
  2. Mau de mais para ser verdade. Justino

    ResponderEliminar
  3. Bento XVI recordou esta quarta-feira, durante a audiência geral na residência de Verão, que os sacerdotes na Idade Média também cometeram “pecados”, num momento em que várias denúncias de casos de pedofilia afectam a imagem da igreja católica.

    ResponderEliminar