domingo, 10 de julho de 2011

Guterres alerta para o maior desastre humanitário do mundodesastre



O alto comissário da ONU para os refugiados António Guterres diz que a seca na Somália é o «pior desastre humanitário» no globo, após um encontro com pessoas que suportaram condições indescritíveis até alcançarem o maior campo de refugiados do mundo.

O campo queniano, Dadaab, está a transbordar com dezenas de milhares de refugiados recém-chegados, para aí empurrados por a região se situar numa zona de confluência da Somália, com a Etiópia e o Quénia.

O Programa Alimentar Mundial estima que dez milhões de pessoas necessitem já de ajuda humanitária.

O Fundo das Nações Unidas para a Infância estima que mais de dois milhões de crianças estão subalimentadas e a precisar de ajuda de emergência.

António Guterres, que visitou este domingo Dadaab, apelou ao mundo para promover a «ajuda massiva» necessária a milhares de refugiados que chegam a este campo todas as semanas. Mais de 380 mil refugiados vivem agora naquele local.

Em Dadaab, Guterres falou com uma mãe somali que perdeu três dos seus filhos durante a caminhada de 35 dias para chegar ao campo.

- In TSF on Line - Imagem: Net -

3 comentários:

  1. E o desperdício continua mundo fora.É que quando os olhos não vêem o coração não sente. As televisões deviam alertar para este problema em vez de andarem a preocupar-se com assuntos da treta. Ceuta

    ResponderEliminar
  2. Também acho que se deviam fazer campanhas até à exaustão. As pessoas não se convenceram que amanhã a água pode faltar como falta a muitos milhões de seres humanos noutros lugares do Planeta. Melya

    ResponderEliminar
  3. Será este o nosso futuro ( terrível fotografia)Berta

    ResponderEliminar