quarta-feira, 23 de março de 2011

Tuberculose: Incidência em Portugal baixou para metade !



A incidência da tuberculose em Portugal baixou para cerca de metade numa década, de 40 novos casos por 100 mil habitantes em 2001 para 22 em 2010, revela um relatório da Direcção-geral da Saúde (DGS).

Segundo o relatório para o Dia Mundial da Tuberculose (24 de Março), foram diagnosticados no ano passado 2.559 casos de tuberculose em Portugal, incluindo casos novos e retratamentos.

A incidência dos casos novos foi de 2.372, menos 11% relativamente a 2009, dando "continuidade à evolução para uma diminuição consistente" desde 2002.

Apesar dos ganhos alcançados, Portugal ainda não está abaixo da fasquia dos 20 casos por 100 mil habitantes que lhe conferiria a categoria de país com baixa incidência, refere o documento, a que a agência Lusa teve acesso. Contudo, das 20 unidades distritais de coordenação do plano nacional de luta contra a tuberculose do continente e regiões autónomas, 13 registam já menos de 20 casos por 100 mil.

Dentro do grupo dos distritos com maior incidência, a DGS assinala a "notável tendência decrescente na última década que se verifica em Setúbal, Lisboa e Porto, indiciando a eficácia das medidas de intervenção, apesar de ser onde os principais factores de risco têm maior expressão".

( In D.N. Portugal - Imagem : Net )

Sem comentários:

Enviar um comentário