sábado, 23 de março de 2013

ÓSCAR LOPES 1917 - 2013







Morreu Óscar Lopes, professor e historiador da Literatura. A sua obra mais conhecida, a História da Literatura Portuguesa (1953), escrita em co-autoria com António José Saraiva, foi sendo sucessivamente actualizada até 1996, ano da 20.ª edição. Da sua vasta bibliografia consta uma Gramática Simbólica do Português (1971), editada pela Gulbenkian. Em 2002 passou a dirigir, com Maria de Fátima Marinho, uma nova História da Literatura, com inúmeros colaboradores. Depois do 25 de Abril tornou-se professor da Faculdade de Letras da Universidade do Porto. Foi membro do Comité Central do PCP e era irmão de Mécia de Sena. Tinha 95 anos.

[Imagem: foto do Público. Clique.]

Etiquetas:

2 comentários:

  1. Muito pouco falado este desaparecimento de um grande PORTUGUÊS. Estão todos entretidos com as lições de Relvas sobre Geografia de Portugal.

    Maria Almina

    ResponderEliminar
  2. Práticamente quase nem se ouviu falar. Se fosse alguém de uma revista cor de rosa e sobretudo ignorante e parvo teria páginas e páginas. Somos uns bezerros, não aprendemos e continuamos a repetir e andar atrás do que não presta. JMKG

    ResponderEliminar