terça-feira, 31 de março de 2009

POR ONDE ANDA LOULÉ ??????????



Portimão no topo dos melhores para viver
17-03-2009 7:07:00

O concelho do Arade é o segundo na lista de 20 concelhos do estudo “Os Melhores Municípios para Viver”.


O estudo foi desenvolvido pelo INTEC – Instituto de Tecnologia Comportamental, em parceria com o semanário “Sol”, que divulga os dados na sua edição de 14 de Março.

Para esta classificação, contribuíram as ‘boas notas’ nas categorias Saúde (devido ao número de equipamentos por habitante e à facilidade em se agendar uma consulta com o médico de família) e Ensino e Formação (pelo número de equipamentos por aluno e pela proximidade dos munícipes aos mesmos).

Capacidade de atrair turistas

Portimão arrecadou ainda o segundo lugar em Turismo e o terceiro em Acessibilidades e Transportes. Segundo o estudo, na primeira área o município combina uma boa estada média por turista, revelando uma captação de forasteiros que optam por permanecer durante algum tempo no concelho, com a melhor avaliação dos munícipes relativamente à pró-actividade das autoridades na atracção de turistas.

No que se refere aos factores de acessibilidade e transportes, apresenta valores positivos, em particular uma taxa muito elevada de deslocações pedonais.

O município de Angra do Heroísmo, nos Açores, foi o que obteve indicadores mais favoráveis nesta segunda edição do estudo, liderando uma lista que incluiu ainda Albufeira, Lisboa, Beja, Figueira da Foz, Leiria ou Porto, entre outros.

O presente texto foi retirado do "Observatório do Algarve". Repare-se que o concelho mais rico do Algarve e um dos maiores do país, Loulé nem sequer aparece no último lugar ! A que se deve este pequeno pormenor ?

1 comentário:

  1. Meu caro; dou-lhe as solenes boas-vindas e informo-o que, a partir de agora, passa a figurar na selecção do "sebaastião".
    Por agora não na secção "blogues do concelho" devido ao pendor geral daquilo que escreve; pode ser que esta classificação venha a ser-lhe atribuída mais tarde. Desculpe mas é este o critério!

    ResponderEliminar