quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Dívida de Jardim horroriza CDS/PP



Lisboa, 31 ago (Lusa)- O líder parlamentar do CDS-PP afirmou hoje não estar "surpreendido" com as notícias sobre o endividamento da Madeira, assinalando que o acordo governamental com o PSD não abrange as regiões autónomas e que aí os centristas são oposição.

"Infelizmente essas descobertas não nos surpreendem", afirmou Nuno Magalhães .

O presidente da bancada centrista notou que o seu partido tem tido "uma posição coerente" e que o líder do CDS-PP/Madeira, José Manuel Rodrigues, "diariamente chamar à atenção de uma despesa mal feita".

"Alertámos para os perigos da dívida, que estava a crescer a níveis insustentáveis....


"O CDS é oposição, de facto, a um Governo Regional que é do PSD", vincou.......

A Comissão Europeia confirmou hoje "deslizes" nas contas públicas da Madeira na ordem dos 500 milhões de euros, que agravam o défice português em 0,3 por cento do PIB, e reclamou uma melhor monitorização para prevenir novas derrapagens.

Em declarações à Lusa, o porta-voz da Comissão responsável pelos Assuntos Económicos e Monetários, Amadeu Altafaj Tardio, confirmou a notícia hoje veiculada pelo Diário de Notícias sobre a "duplicação" de dívidas e despesas do Governo Regional, inicialmente estimada em 223 milhões de euros, na avaliação da troika de meados de Agosto, mas que afinal atingem os 500 MILHÕES.

ATF (ACC) - In MSN - Notícias -Net

terça-feira, 30 de agosto de 2011

A PRÓXIMA INTERVENÇÃO DA NATO




(In Mala Aviada - Inimigo Público do Jornal Diário Público )

domingo, 28 de agosto de 2011

Merecemos mais.... diz Carlos do Carmo



Entre o fado e a política, Carlos do Carmo chama ao 25 de Abril, "uma data bonita" - "Foi um clarão que traz consigo a esperança de ver resgatar a dignidade de um povo e de acreditar que juntos íamos fazer qualquer coisa". Mas a realidade desiludiu-o: "Foi essa a esperança que tive e na qual acreditei durante alguns anos, até ver que a política é uma coisa muito delicada".

Tanto que hoje não se revê no País. E explica: "Vou tão somente falar de uma pessoa: Aníbal Cavaco Silva. Que foi primeiro-ministro deste país quando entraram vagões de dinheiro e nunca o ouvi dizer 'Este dinheiro tem que ser pago'! Quando era primeiro-ministro, a nossa agricultura foi vendida a pataco, as nossas pescas foram vendidas a pataco, a nossa indústria quase desapareceu (...) É tão fácil bater em Guterres, em Santana Lopes, em Durão Barroso ou em Sócrates. Não quero centrar-me numa pessoa e dizer 'Eis aqui o bode expiatório disto tudo', pretendo é alertar os portugueses que têm esta tendência para ter um paizinho, só que precisamos é de ter um paizinho sério. E merecemos mais do que este homem, que foi primeiro-ministro e que é Presidente da República!"

- Carlos do Carmo em entrevista ao Diário Noticias - Imagem Net -

Igreja Irlandesa em crise financeira



A Arquidiocese de Dublín admite que está à beira do “colapso financeiro” – Em plena crises tem dado grandes indemnizações às vítimas e perdido fieis.

Após as revelações sobre os reiterados abusos a menores por parte de membros do clero nas últimas décadas, la Igreja católica de Irlanda enfrenta una grave crise financeira. Deve arcar com grandes indemnizações num contexto de recessão económica e de perda de fregueses e das suas doações. Num país onde 87% da população se declara católica, muitas paróquias registaram uma drástica diminuição dos seus proventos; em casos como os de Cashel, Armagh ou Tuam, de uns 15%.


PATRICIA TUBELLA - Londres – 27/08/2011 In Ponte Europa - Imagem: Net

sexta-feira, 26 de agosto de 2011

O desvio



O nojo de estratégia seguida pelo PSD, e também pelo CDS, nos últimos seis anos prossegue. Está-lhes na massa do sangue. Mentem sem quaisquer escrúpulos, inventam, fingem que são muito dignos, muito transparentes, mas insinuam, acusam indirectamente, não olham a meios, manobram nos bastidores. Agora que têm a maioria depois de um autêntico golpe de Estado assente na intoxicação da opinião pública, entendem que tudo lhes é permitido. Veremos até quando. Entretanto, o país vai-se afundando, o que é trágico.
O “desvio” invocado a propósito de tudo e de nada apenas pretende desviar, sim, mas as atenções do autêntico “assalto à diligência” do Estado a que todos os dias assistimos pelos filiados, amigos e colaboradores no festim do assassinato de Sócrates.

*****
Diz agora o Relvas que descobriu numa sala do IDP facturas no valor de mais de 6 milhões de euros não contabilizados. O que é isto? É verdade? Falou com os responsáveis anteriores? Ou é só mais lama?
Tenho a impressão de que o governo se despachou a deixar-nos zonzos com o saque aos nossos bolsos para poder ir de férias (e o Passos, ainda é primeiro-ministro?) e deixar o Relvas a traficar (Crespo e sabe-se lá que mais manobras) e a escrever guiões de filmes classe B…, como o da sala assombrada.

*****
Alguém viu por aí a ministra da Justiça?

*****
O ministro da Educação mostra-se tão tão receptivo, afíbrico mesmo, que até os sindicatos já perceberam que a porta está completamente escancarada e é só ir entrando… O ensino vai voltar à cepa torta de antes de 2005. Uma tristeza.
Share11
Publicado por Penélope in Aspirina B - Imagem: Veronica Hansen

quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Na esteira da profissão mais velha do mundo


http://www.blogger.com/img/blank.gif

António Figueira é, a partir de 1 de Agosto, assessor de Miguel Relvas. O comunista militante do PCP reagiu à alusão a esta supimpa contratação plantando aqui e acolá um post com uma estranha sintaxe.

Ora Figueira ficou dono e senhor do 5 dias após a saída dos jugulares, transformando-o numa caricatura da ortodoxia brejneviana. Agora, ele dispõe-se a suspender por tempo indeterminado a exposição das suas posições radicais para fazer chegar ao povo as elucubrações de Miguel Relvas. Portanto, teremos, a partir de agora, um António Figueira a arranjar argumentos para fazer passar a revisão neoliberal da Constituição da República, a explicar-nos o contributo das privatizações para o progresso do país, a sustentar a bondade dos despedimentos sem justa causa e do plafonamento das pensões de reforma e a justificar o desmantelamento do Estado Social.

Figueira declara que saltou para o colo do ministro da propaganda do governo mais à direita que o país já teve desde o 25 de Abril por ser um profissional catita. Já ouvi dizer que há prostitutas mais selectivas (e não tão em conta, convenhamos).


Publicado por Miguel Abrantes em Câmara Corporativa . Imagem: Joel-Peter Witkin

segunda-feira, 22 de agosto de 2011

O querido mês de Agosto



Miguel Sousa Tavares (www.expresso.pt)
agosto de 2011

1 Foi preciso a troika lembrar que existe o dr. Jardim e o seu incontrolável governo para que o ministro das Finanças também se atrevesse a aflorar o assunto. Sem falar de outras façanhas, Jardim tem para apresentar uma região endividada até ao absurdo, falida depois de décadas a ser financiada pelo continente, arruinada economicamente, com mais desemprego e desigualdades sociais que qualquer outra região de Portugal, cativa de um sistema de compadrio empresarial que ele consentiu e fomentou.


- Imagem Jornal Económico -

sábado, 20 de agosto de 2011

Morreu Beatriz Cal Brandão



Beatriz Cal Brandão, uma das fundadoras do Partido Socialista, faleceu na madrugada de hoje aos 97 anos em Gaia.

Fundadora do Partido Socialista, juntamente com o seu marido Mário Cal Brandão e Mário Soares, entre outras figuras da oposição ao regime de Salazar, Beatriz Cal Brandão foi a primeira mulher a licenciar-se em engenharia química, o que a levou a dirigir uma fábrica de cerâmica em Vila Nova de Gaia.

Lutadora antifascista desde a sua juventude, Beatriz Cal Brandão esteve presa diversas vezes, tendo sido durante uma das suas prisões que conheceu Mário Cal Brandão com quem casou e viveu durante toda a sua vida.

Beatriz Cal Brandão foi eleita deputada pelo PS após o 25 de Abril, exerceu funções durante várias legislaturas e foi a primeira deputada a defender, no Parlamento, o direito ao aborto.

Em 2010 foi homenageada durante o II Encontro Autárquico das Mulheres Socialistas, que decorreu no Porto.

Na altura foi destacada a sua "extraordinária capacidade intelectual" e a conciliação que conseguiu fazer entre a família e a defesa dos grandes valores da solidariedade, da fraternidade, sempre na luta das mulheres.

(In Diário de Noticias - Portugal )

sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Todos ao pote....



Mário Crespo, 64 anos, jornalista da SICN e colunista do Expresso, foi convidado por Miguel Relvas, ministro Adjunto e dos Assuntos Parlamentares, para o lugar de correspondente da RTP em Washington, vago há seis meses. Deste modo, Crespo voltará a desempenhar as funções que exerceu entre 1992-98. O convite está a gerar forte turbulência na RTP, uma vez que a estação estava a organizar um concurso interno para preenchimento da vaga, de acordo com os critérios estatutários: 1) É dada primazia a jornalistas do quadro da RTP interessados em trabalhar no estrangeiro. 2) A direcção de informação selecciona os candidatos. 3) Um júri avalia. 4) A administração avaliza a escolha final. Crespo nem sequer é do quadro: foi despedido da RTP há doze anos. Chama-se a isto, em linguagem plano inclinado, dar o pote aos boys. Este assessor de Relvas é que os topa.

posted by Eduardo Pitta in Da Literatura - Imagem: Net

Pinochet continua a dar que falar...(infelizmente)



Santiago do Chile, 18 ago (Lusa) - O governo chileno reviu hoje em alta o número de vítimas da ditadura de Augusto Pinochet (1973-1990) para mais de 40 mil.

Um relatório de uma comissão governamental contabilizou mais 9.800 pessoas torturadas ou detidas por motivos políticos, totalizando 37 mil, e mais 30 mortos ou desaparecidos, somando 3.227, de acordo com as agências noticiosas francesa AFP e norte-americana AP.

A comissão, reativada no final de 2009 pela ex-presidente Michelle Bachelet, examinou 32 mil dossiers, com base em testemunhos e elementos novos.

O Estado reconheceu, até à data, 27.153 pessoas merecedoras de uma compensação mensal pelas violações dos direitos humanos de que foram vítimas.

(In MSN - Notícias )

terça-feira, 16 de agosto de 2011

E o Dr. Portas não diz nada ???



Vem o intróito a propósito do seguinte: a partir do próximo dia 31, os professores de Português colocados nos Estados Unidos e no Canadá perdem o vínculo ao Estado português. Esses docentes, muitos com 30 anos de serviço à língua portuguesa, fizeram sempre os seus descontos para a Segurança Social. Agora vão dar uma volta ao jardim da Celeste.
Agora vai tudo em pacote. Primeiro, António Braga, PS, secretário de Estado das Comunidades Portuguesas entre 14 de Março de 2005 e 20 de Junho de 2011, afastou Graça Borges Castanho do cargo de coordenadora do ensino do português nos Estados Unidos, bem como Graça Assis Pacheco do cargo de coordenadora do ensino do português no Canadá. Simonetta Luz Afonso não pestanejou. E José Cesário, PSD, mestre escola e actual secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, aos costumes diz nada. A partir do próximo dia 31 o Estado português lava as mãos do ensino do Português nos Estados Unidos e no Canadá, países de destino de centenas de milhares de emigrantes falantes de português.

Entre outros, fica comprometido o projecto de instalar em Toronto o Instituto da Língua Portuguesa que até já tinha espaço assegurado num centro de dia para diminuídos físicos. Assim vai o passismo.

posted by Eduardo Pitta in Blog " Da Literatura"

segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Miguel Sousa Tavares disse.....



Excertos da entrevista que Miguel Sousa Tavares deu a João Céu e Silva. Sublinhados meus. Ontem no Diário de Notícias:


«[...] Este governo vai cumprir o mandato porque o Governo tem um Seguro. Chama-se António José. [...] Mas Cavaco tem opiniões? [...] Só vejo o Presidente falar após factos consumados, a fazer análise e constatações óbvias. Agora alerta contra as agências de rating, mas há seis meses era para que não fôssemos contra elas, porque estavam a fazer o seu trabalho. A sua capacidade de previsão — que se está sempre a auto-elogiar! — é muito curta. [...] Acho que Sócrates foi muitíssimo bem-educado quando lhe pediram um comentário a seguir ao discurso de posse e se limitou a dizer que era injusto. Cavaco fez o discurso todo contra o Governo, como se não houvesse uma situação internacional de crise. Agora, é o discurso ao contrário. [...] O BIC não oferece 40 milhões, recebe 510 milhões, porque o Governo vai lá pôr 550. O BIC consegue até que o Governo vá custear as indemnizações aos trabalhadores despedidos e, posteriormente, pagar o subsídio de desemprego; limpar o que é incobrável e oferece-lhes os fundo de maneio para terem o rácio de capitais que o Banco de Portugal exige. [...] No outro dia, com um amigo, começámos a assentar nomes das personagens do Governo de Cavaco Silva. Metade teve problemas com a justiça ou é suspeito de poder vir a ter! É extraordinário, para um homem que se gaba tanto da sua integridade, e o mínimo que se pode dizer é que não soube escolher os colaboradores.»

Retirado do blogue Da Literatura
Postado por aviador às 20:41

sábado, 13 de agosto de 2011

Antes tocavam a rebate........



Não é pois de estranhar que a Associação Nacional dos Municípios Portugueses - a corporação dos autarcas - ou as corporações da educação, que tocavam a rebate de cada vez que os governos anteriores fechavam uma escola com meia dúzia de alunos, agora não tujam nem mujam quando o governo do PSD/CDS manda encerrar ainda mais escolas do que o governo de José Sócrates previa.
Para quê reclamar, se o pote está em boas mãos?...

posted by José Ferreira Marques in A Forma e o conteúdo - Imagem : Net

sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Coelha Offshore Club



Sua Excelência anda aos figos.

Se o Coelho for à Coelha para o beija-mão irá encontrar a fina-flor da banca no curto areal entre as arribas fósseis que ameaçam derrocada. Mais pulseira electrónica, menos pulseira electrónica, aquilo é o ponto de convergência entre os ex e os actuais donos do BPN.

Se o Coelho for à Coelha pode vir de lá com um convite para aplicar os quarenta milhões que rendeu o negócio mais rasca do Mundo em acções particulares e não cotadas do novo banco o que, por experiência anterior, é considerado coisa legal e de alto rendimento.

Se o Coelho for à Coelha receber novas instruções, já que é conselheiro de quem nele manda, que deixe ficar o conselho de transformar aquela coutada particular interdita ao tráfego aéreo numa offshore onde os reformados do norte da Europa e outros alemães possam deixar ficar uns trocados de retorno garantido.
LNT
[0.324/2011]
(In Blog A Barbearia do Snr. Luis - Imagem : Net)


quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Santana Lopes resuscitado....



Nomeação do sempre-em-pé Santana Lopes para administrador da Misericórdia, um homem que não tem qualquer experiência de administração e com uma folha de serviços política que já custou milhares de milhões de euros ao contribuinte, desde os subsídios teatrais na Cultura (quem se lembra?) até à deslocação de ministérios para fora de Lisboa, passando por deixar a CML com um défice nunca visto.

(In Blog " Perplexo " Imagem: Cartoon de António - Expresso

quarta-feira, 10 de agosto de 2011



O anterior governo tinha decidido quais as escolas que deveriam ser encerradas por não terem condições para acolher alunos. Logo que o actual governo tomou posse, o fabuloso Crato anunciou que iria rasgar a lista de escolas a encerrar elaborada pelo anterior governo. Depois, recuou, dizendo que, afinal, algumas escolas seriam encerradas. O tempo foi passando, o ano lectivo está à porta e agora nem uma coisa nem outra…

(In Câmara Corporativa - Blog )

segunda-feira, 8 de agosto de 2011

São de pasmar....




(In Câmara Corporativa - Imagem - Net )

sábado, 6 de agosto de 2011

LAMAÇAL...

Não assisti ao debate entre Alfredo Barroso e Teresa Caeiro. Mas, via Câmara Corporativa, tive oportunidade de ver o referido debate, se é que se lhe pode chamar isso, moderado pelo sempre inqualificável Mário Crespo.

Alfredo Barroso começou por ler um artigo de Filipe Santos Costa, que citava frases de Paulo Portas, em que este referia os montantes exactos das várias específicas despesas a cortar pelo governo, essa direita que não aceitava o aperto fiscal e a recessão. Teresa Caeiro, incapaz de justificar o injustificável, arrastou a conversa para uma troca de insultos, falando de lamaçal repetidamente, sendo ela própria a primeira a atirar lama.

É muito difícil para a direita - nomeadamente o Presidente da República e os líderes do PSD e do CDS - que durante anos insultou os governantes do PS, chamando-lhes mentirosos, fazendo campanhas de descredibilização e de ataques de carácter, que justificava toda a situação económica do país pela incúria, incompetência e mentiras de Sócrates, ser agora confrontada com o facto do país se aperceber das campanhas, das calúnias, das manipulações e das mentiras dessa mesma direita.

(Sofia Loureiro dos Santos in " Defender o quadrado" )





Temas: política

sexta-feira, 5 de agosto de 2011

A deputada que faz " Apanhados "



É costume dizer que os deputados são o povo, mas seria mais correcto dizer "os deputados é o povo" - no singular, para sublinhar quem é o sujeito. Ser o povo é de uma importância do caraças. É diferente de ser do povo, que bem pode não ser importante. Por exemplo, aquele meu camarada do Tal & Qual que um dia se sentou na bancada do PSD para testar se davam por ele, estava a fazer uma brincadeira popular. Se nós do povo não podemos nem fazer uma laracha de vez em quando... Deram por ele, o olho de lince de Conceição Monteiro, antiga secretária de Sá Carneiro e conhecedora do PSD como ninguém, deu pelo jornalista onde não devia e expulsou-o. Nesse dia, o PSD ficou bem na fotografia. Anteontem, a deputada Joana Lopes ficou mal, foi do povo, e não o povo. Ela estava na comissão parlamentar de Saúde, ouvindo o presidente do INEM, e disse que os dela, do PSD, tinham telefonado para o 112 testando o tempo de atendimento que o INEM pretendia ser de X. "Pois é de X+Y!", disse Joana Lopes triunfante. Mostrou ignorância sobre o assunto, pois os tempos de atendimento do INEM não são os mesmos dos do 112. E, sobretudo, mostrou ignorância sobre o que é ser o povo. O povo (os deputados) não testa brincadeiras: manda o INEM dar os dados exactos e se não acredita neles manda até que eles sejam exactos. Se Joana Lopes quer ser só do povo, ressuscite o T&Q (que bem falta faz, aliás) e vá testar a segurança do aeroporto com uma falsa bomba.

(Ferreira Fernandes - D.Noticias - Opinião - Imagem Cinema em Cena -Blog )

quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Madeira: Portas em guerra com o PSD



Alberto João Jardim guardou os ataques ao CDS para a festa anual do partido no Chão da Lagoa, que, por coincidência, decorreu no mesmo fim-de-semana em que Portas foi à Madeira festejar o aniversário do CDS. Sem nunca mencionar Paulo Portas, Jardim referiu-se aos centristas como "os fariseus do CDS" e "falsos cristãozinhos", que criticou por terem optado pela abstenção na votação da lei das finanças regionais.

"Vejam a lata deles. Dizendo-se um partido cristão foram para a Assembleia da República querer fechar o ''Jornal da Madeira''. São aqueles fariseus que têm de ser expulsos do templo com chicote", afirmou Alberto João Jardim, acrescentando que "eles sabem é jogar no casino".

PASSOS AUSENTE O líder do PSD/Madeira disse compreender a ausência do primeiro-ministro da festa dos sociais-democratas da Madeira e até reconheceu que seria arriscado Passos Coelho marcar presença naquele evento, devido "às rasteiras" dos jornalistas.

( In Jornal i - Imagem: Net )

segunda-feira, 1 de agosto de 2011